quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

142 OU 210 ANOS? Coerente com o que sempre defendeu, prefeito Sivaldo Albino comemora aniversário de Garanhuns nesta quinta, 04 de fevereiro

 


"Bom dia! Parabéns para nossa querida e Bela Garanhuns". Foi com essa mensagem que o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, iniciou o dia. Desde que uma lei municipal de 2013 mudou a data do aniversário da cidade para 10 de março. Sivaldo, então vereador, se opôs ferrenhamente à ideia.  Em  04 de fevereiro de 2016, data em que muitos comemoraram o 137 aniversário de Garanhuns, Silvado disse: ''Perdemos nossa Identidade, nossa auto-estima, mas não podemos deixar passar essa data em branco, é nossa História que está marcada no dia 04 de fevereiro de 1879 que Garanhuns foi elevada a categoria de Cidade''. 


Cinco anos depois, com coerência e no cargo de prefeito, Albino não mudou de opinião e trata o 04 de fevereiro como data de emancipação do município. 

A pergunta é. Agora prefeito e com maioria na Câmara Municipal,  durante sua gestão o prefeito Sivaldo Albino proporá alguma mudança na atual lei municipal, que estabelece o dia 10 de março como aniversário de Garanhuns?


ENTENDA  AS DUAS VERTENTES SOBRE O ANIVERSÁRIO DE GARANHUNS

10 DE MARÇO ( 210 ANOS)

Desde 2014, a população de Garanhuns comemora o aniversário do município no dia 10 de março, em vez de 4 de fevereiro. De acordo com o Instituto Histórico e Geográfico do município, a decisão foi tomada a partir de documento encontrado por equipes do Museu do Tombo de Portugal, na Europa. Entre os documentos encontrados, havia a Carta Magna que elevou a localidade, em 1811, à categoria de vila e foi assinado por Dom João VI.

A carta também foi decisiva para Garanhuns se adequar à Constituição Federal, que indica a possibilidade de haver somente quatro feriados. Assim, a Câmara de Vereadores, extinguiu a folga de 4 de fevereiro, estabeleceu a nova data e o município comemorou naquele ano 203 anos, em vez de 135.

04 DE FEVEREIRO ( 142 ANOS)

A Carta Régia datada de 10 de março de 1811, elevou Santo Antônio à categoria de Vila, mas foi o deputado provincial Silvino Guilherme de Barros, o Barão de Nazaré, que, em um espetacular discurso na Assembléia Provincial, convenceu seus colegas parlamentares a aprovarem a Lei 1.309 de 04 de fevereiro de 1879 que elevou Garanhuns à categoria de município. Um ano antes, ele tinha vindo à antiga vila repousar e aqui se encantou com o potencial e clima da região. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...