sexta-feira, 6 de novembro de 2020

OPERAÇÃO CARCARÁ: 1.300 militares do Exército participaram de exercício de guerra simulada na área rural de Garanhuns



O Brasil é o maior país da América Latina em área e em população. Apesar de ter dimensões continentais, nossa nação é pacifista, ordeira e tem uma relação harmônica com seus vizinhos sul-americanos. Mesmo assim, tendo a paz como farol, nossas Forças Armadas mantém a preparação em dia para defender o país de qualquer ameaça estrangeira e protegendo nossas riquezas naturais, garantindo a soberania de nossa pátria. Um desses exercícios  de defesa externa ocorreu agora no final de outubro e teve a zona rural de  Garanhuns como palco. Trata-se da Operação Carcará, que ocorreu entre os dias 26 e 30 de outubro. Em sua XV edição, o exercício militar contou com a presença de 1.300 homens da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, que abrange os estados de Pernambuco e Alagoas e Bahia

 A atividade aconteceu na área rural do município e está inserida em um contexto de ações operacionais ostensivas e defensivas que visam elevar o nível de preparação e operacionalidade das Organizações Militares da 10ª Brigada, entre estas o nosso 71º BI Mtz, Força de Ação Rápida do Nordeste. A primeira fase da Carcará contou com a elaboração de todas as funções que moldam um combate real, como por exemplo, como são passados os planos e as ordens de operações para os diversos escalões de comando. A parte da logística e de como os suprimentos chegam até os locais de combate também mereceu atenção especial por parte dos organizadores da simulação. 

 Já na segunda fase, foi realizado o exercício com as tropas já distribuídas no terreno, que é o termo que o Exército usa para definir o local onde são travados os combates. Simplificando, a primeira fase da operação seria a preparação e a segunda a guerra simulada, propriamente dita.

No exercício foi possível atestar o grau de preparo dos batalhões envolvidos. Foram desenvolvidos atributos de liderança e chefia dos oficiais do Estado-Maior, e porque não dizer, de todos os demais níveis da cadeia hierárquica

 Em todas as fases do exercício, o General de Brigada Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, Comandante da 10ª Bda Inf Mtz, pôde avaliar a evolução das ações no terreno, as ações de comando do Estado-Maior e a pronta resposta de sua tropa.

O exercício coordenado contou com a presença de militares das guarnições de Recife (PE), Olinda (PE), Garanhuns (PE), Jaboatão dos Guararapes (PE), São Bento do Una (PE), Petrolina (PE) e Maceió (AL).



Ação Cívico-Social

Além do adestramento militar, no dia 28 de outubro, a 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, por intermédio do 14º Batalhão Logístico (14º B Log), prestou assistência em saúde básica da família à população que vive no entorno da área de operações do exercício. A Ação Cívico-Social (ACISO) ocorreu na Escola Municipal Alonso Bernardo da Silva, no município de Palmeirina, distante cerca de 40 km de Garanhuns.

Somaram-se aos serviços médicos e odontológicos, o fornecimento de medicamentos, palestras educativas nas áreas médicas e odontológicas, incluindo prática de higiene bucal com uso de escovódromo, distribuição de kit higiene bucal, realização de exames de eletrocardiograma, verificação de saturação de oxigênio e glicemia, além de serviço de vacinação e corte de cabelo.


Também foram prestados serviços de reparos e melhorias em favor da escola onde aconteceu o Aciso, tais como: soldagem de estruturas metálicas, pintura de gradeados e muro, instalação de dispensadores de álcool em gel e tampas para assentos sanitários, além de todo asseio e limpeza das dependências, mesas e cadeiras utilizadas em prol da citada ação.

Fotos e informações: Comando Militar do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...