sábado, 18 de julho de 2020

Secretaria Municipal de Saúde de Garanhuns esclarece denúncias envolvendo atendimento a gestantes no Cesmuc e diz que vai apurar suposto caso de assédio moral no local


Uma denúncia de gestantes informando sobre constrangimentos sofridos durante o atendimento desta sexta, 17 de julho, no Cesmuc, Centro de Especialidades da Mulher e da Criança, que funciona na Rua XV de novembro, em Garanhuns, vem repercutindo desde ontem, após o caso ter sido retratado em uma matéria no Portal V&C.
  
CLIQUE AQUI PARA CONFERIR NOVAMENTE A MATÉRIA COM A DENÚNCIA

Grávidas, algumas com gestação de alto risco, informaram que foram submetidas a subir um lance ingrime de escadas do Cesmuc para poderem ser atendidas pela obstetrícia, quando é de de praxe, até pelas condições especiais das gestantes, que esse tipo de atendimento seja realizado sempre térreo. Em outra denúncia, gestantes relatam terem flagrado a médica obstetra humilhando e tratando grosseiramente uma das servidoras públicas que trabalham no Cesmuc por conta da mudança de uma sala onde a acusada trabalha.  O Portal V&C recebeu na tarde deste sábado, 18 de julho, uma nota de esclarecimento enviada pela Secretaria de Saúde de Garanhuns sobre os dois episódios.  


DENÚNCIA DE GESTANTES SOBRE SEREM SUBMETIDAS A SUBIR LANCES DE ESCADAS: (O QUE DISSE A SECRETARIA)
Sobre o caso de as grávidas terem que se submeter a subir escadas para atendimento, quando há várias salas de atendimento no térreo do Cesmuc, a Secretaria de Saúde de Garanhuns ratificou que todas as consultas e exames de obstetrícia do Cesmuc são realizados em salas localizadas no térreo da unidade, de acordo com protocolos que priorizam o acolhimento e a qualidade durante o atendimento de mulheres grávidas e puérperas, mas ao longo da semana, as últimas chuvas registradas em Garanhuns prejudicaram a estrutura de algumas salas do térreo da unidade, sendo necessário o deslocamento de pacientes para outros espaços do prédio. A Secretaria ressaltou na nota enviada ao portal  que os procedimentos foram adotados em caráter pontual, e que já está trabalhando para sanar os problemas estruturais, com o intuito de que a rotina de atendimentos obstétricos seja retomada normalmente em suas respectivas salas na próxima semana.






DENÚNCIA DE ASSÉDIO MORAL CONTRA SERVIDORA DO CESMUC POR PARTE DE MÉDICA: (O QUE DISSE A SECRETARIA)
Sobre a denúncia relacionada ao caso de assédio moral entre servidores, a Secretaria informou ao V&C que irá apurar internamente a situação, junto à direção do Cesmuc, oportunizando a escuta de todos os lados envolvidos, para que posteriormente, sejam tomadas as medidas administrativas cabíveis. Sobre o suposto caso de assédio moral onde, uma servidora que apenas tentava fazer seu trabalho foi agredida verbalmente por uma médica, a secretaria reforçou que não compactua com este tipo de conduta no ambiente de trabalho, e prioriza sempre pela dignidade no relacionamento entre seus servidores.


CONFIRA A ÍNTEGRA DA NOTA

Nota de esclarecimento — Secretaria Municipal de Saúde

18 de julho de 2020

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que tomou conhecimento, nessa sexta-feira (17), sobre um caso ocorrido no Centro de Especialidades Médicas da Mulher e da Criança (Cesmuc), envolvendo pacientes que aguardavam atendimento obstétrico e uma médica que integra o quadro de servidores do município. Após a denúncia, a Secretaria de Saúde buscou apurar todas as informações necessárias, para que então, pudesse vir a público se pronunciar oficialmente, e prestar os devidos esclarecimentos sobre o episódio. 

Inicialmente, a pasta destaca que todas as consultas e exames de obstetrícia do Cesmuc são realizados em salas localizadas no térreo da unidade, de acordo com protocolos que priorizam o acolhimento e a qualidade durante o atendimento de mulheres grávidas e puérperas. De forma que, os serviços ofertados na unidade nesta área, são considerados referência no município.

Ao longo desta semana, as últimas chuvas registradas em Garanhuns prejudicaram a estrutura de algumas salas do térreo da unidade, sendo necessário o deslocamento de pacientes para outros espaços do prédio. A Secretaria ressalta que os procedimentos foram adotados em caráter pontual, e que já está trabalhando para sanar os problemas estruturais, com o intuito de que a rotina de atendimentos obstétricos seja retomada normalmente em suas respectivas salas na próxima semana.

Sobre a denúncia relacionada ao caso de assédio moral entre servidores, a Secretaria informa que irá apurar internamente a situação, junto à direção do Cesmuc, oportunizando a escuta de todos os lados envolvidos, para que posteriormente, sejam tomadas as medidas administrativas cabíveis. A pasta reforça ainda que não compactua com este tipo de conduta no ambiente de trabalho, e prioriza sempre pela dignidade no relacionamento entre seus servidores.

Por fim, a Secretaria Municipal de Saúde destaca seu compromisso com a população de Garanhuns, que também pode formalizar denúncias por meio do setor de Ouvidoria, onde as demandas são recebidas, apuradas e investigadas rigorosamente. O telefone para contato é (87) 3762-7070.


Assessoria de Comunicação Social e Imprensa — (ACSI)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...