sexta-feira, 17 de julho de 2020

Pacientes flagram médica humilhando servidora do Cesmuc, em Garanhuns; NO MESMO LOCAL, IMAGENS DE VÍDEO MOSTRAM GESTANTES DE ALTO RISCO SENDO OBRIGADAS A SUBIR LANCE DE ESCADAS PARA SEREM ATENDIDAS


Uma denúncia grave chegou na tarde desta sexta, 17 de julho, ao Portal V&C.  Pacientes grávidas, algumas com gestação de alto risco, foram obrigadas a subir um lance de escadas para serem atendidas pela obstetrícia do Cesmuc na manhã de hoje. O local funciona na Rua XV de Novembro como um Centro de Especialidades da Mulher e da Criança e é administrado pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Garanhuns. 

Segundo uma paciente, que não quis se identificar, a obrigatoriedade de se subir um lance de escadas teria ocorrido porque a médica obstetra teria se recusado a atender as gestantes no térreo, como é praxe. Ainda segundo a mulher, o atendimento das gestantes é sempre feito em uma das salas do térreo, até pela dificuldade de locomoção, e para se evitar  riscos desnecessários, mas desta vez foi diferente. A gestante segue dizendo que, uma a uma, as mulheres grávidas passaram a ser chamadas para o 1º andar, tendo que escalar um íngrime lance de escadas. Ela ainda revelou que ficou indignada e pediu para a pessoa que a acompanhava gravar um vídeo.  As imagens mostram a dificuldade e o perigo que uma das pacientes enfrentou ao subir os degraus.

VEJA O VÍDEO ABAIXO  

ASSÉDIO MORAL
Além da mudança de sala e de andar para atendimento das gestantes, pacientes também contaram que enquanto esperavam sua vez, presenciaram uma médica obstetra que atende no local, (a mesma que se recusou atender em uma sala do térreo), humilhando uma das servidoras públicas do Cesmuc. As agressões verbais da médica teriam começado por conta de uma mudança de sala onde ela trabalha diariamente. Descontrolada com a mudança, a médica teria chamado a servidora e reclamado, de forma ríspida e grosseira, vociferando em voz alta: "vocês (em referência a servidora) só fazem merda. " 

Os pacientes que aguardavam no corredor perceberam que a funcionária ficou bastante constrangida com a situação, sobretudo, porque o fato ocorreu em público se caracterizando como assédio moral. O portal fez contato com o Governo Municipal para obter um esclarecimento sobre as duas denúncias e aguarda uma resposta sobre o assunto.

O caso de suposto assédio moral em Garanhuns ocorre uma semana depois de o Brasil assistir estarrecido a um coronel do Exército, atualmente no cargo de número dois do Ministério da Saúde, humilhar um garçom durante uma live apenas porque o profissional estava tentando fazer o seu trabalho, que era servir às pessoas no referido ambiente. Os casos, tanto em Brasília quanto em Garanhuns, escancaram mais uma vez uma prática que deveria ser inadmissível, mas é recorrente, sobretudo no serviço público: o assédio moral contra trabalhadores.

CONFIRA OS ESCLARECIMENTOS FEITOS PELA SECRETARIA DE SAÚDE SOBRE AS DENÚNCIAS PUBLICADAS NESTA MATÉRIA, CLICANDO  AQUI


ATUALIZADA ÀS 16 HORAS DE 18 DE JULHO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...