terça-feira, 16 de junho de 2020

Bispo de Penedo, Alagoas, morre aos 75 anos


Morreu nesta terça (16), dom Valério Breda, bispo da diocese de Penedo (AL). O religioso tinha 75 anos de idade e faleceu depois de um grave quadro de insuficiência renal, provocado por uma reação alérgica intensa.

A missa de corpo presente será celebrada às 16h, na Catedral Nossa Senhora do Rosário, em Penedo (AL). A solenidade será presidida por dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, bispo de Garanhuns (PE) e presidente do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O arcebispo de Maceió (AL), dom Antônio Muniz Fernandes, concelebrará o rito.

Devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, apenas padres da diocese de Penedo poderão participar da celebração dentro do templo. A solenidade será transmitida pelas redes sociais das paróquias e comunidades locais. Após a missa, o corpo de dom Valério, que também era presidente da Comissão Regional Pastoral Bíblico-Catequética da CNBB Nordeste 2, será sepultado na catedral.

Internado no Hospital Memorial Arthur Ramos, em Maceió, desde o dia 15 de abril, após sofrer uma acidente vascular cerebral na casa paroquial onde morava em Penedo, dom Valério ficou inicialmente 14 dias na UTI. O bispo continuou o tratamento médico em um apartamento do hospital, mas precisou retornar aos cuidados intensivos no dia 3 de maio depois de apresentar desconforto respiratório.

Dom Valério chegou a ser submetido a sessões de hemodiálise e à ventilação mecânica. O religioso também fez dois exames para detecção do novo coronavírus, ambos, porém, deram negativos para Covid-19.

Na última quarta (10), dom Valério teve uma forte reação alérgica e precisou voltar à ventilação mecânica e ao processo de hemodiálise, não resistindo sete dias depois.

Dom Valério Breda nasceu em 24 de janeiro de 1945, em San Fior di Sotto, na Itália.  



CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...