sábado, 6 de junho de 2020

Associação do Ministério Público de Pernambuco emite nota de repúdio contra conteúdo de live feita pelo blogueiro Kleber Cisneiros e diz que comunicador foi desrespeitoso e agressivo para com promotor de Garanhuns


Uma live feita pelo blogueiro Kleber Cisneiros no último dia 03 de junho em seu facebook provocou uma reação de indignação e repúdio por parte da  Associação do Ministério Público de Pernambuco (AMPPE), entidade que reúne membros do Ministério Público do estado. Segundo a entidade, o comunicador foi desrespeitoso e ofensivo para com o promotor Domingos Sávio Pereira Agra, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns. 

O conteúdo da gravação era mais uma vez direcionado à divulgação de denúncias contra o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis. Desta vez, era cobrado pelo blogueiro que o decreto assinado pelo gestor municipal, por ocasião da pandemia de covid-19, determinando o desconto de 30% dos salários de todos os servidores comissionados e contratados do Governo Municipal, alcançasse  a todos de maneira igualitária. Segundo Kleber, o que ocorre desde o mês passado é que, para alguns, o desconto de 30% é implantado no contracheque e para outros, não.  Para o comunicador, quem escolhe aqueles que vão ter o desconto, ou não, é o próprio prefeito, Régis e isso seria, na opinião do autor da live, um grave crime de responsabilidade.

AS CITAÇÕES AO PROMOTOR DOMINGOS SÁVIO
Durante a gravação o blogueiro, enfaticamente, diz que está convocando o promotor Domingos Sávio para vir a público e dizer o que vai fazer sobre o assunto.  Em outro trecho, esse mais incisivo, há a seguinte citação. "Promotor o senhor vai deixar isso como está? O senhor vai se desmoralizar ou vai tomar alguma atitude?" Mais à frente na live há o seguinte trecho. "Acorda promotor, não se desmoralize, honre seu emprego, honre o cargo de promotor, vou pegar no seu pé todo dia; o senhor tem o péssimo hábito de acreditar em tudo que a prefeitura diz pro senhor.  Só basta o procurador (municipal) colocar mel na chupeta e botar na sua boquinha  que você  para de chorar, em referência direcionada ao promotor Domingos Sávio". Em outro ponto da gravação Kleber diz que o promotor é honesto e  que conhece sua índole, mas desconfia que ele é ingênuo e deixa muito a desejar porque permite que o prefeito o desmoralize, citando o exemplo de algumas recomendações enviadas ao Executivo Municipal e que, segundo o blogueiro, não são cumpridas pelo prefeito. 


O QUE DISSE A AMPPE
Na nota, a Associação do Ministério Público de Pernambuco (AMPPE) disse que repudia as declarações feitas na live e que o conteúdo foi agressivo  e desrespeitoso contra o membro do Ministério Público do Estado de Pernambuco. Segundo a nota,  o Promotor de Justiça Domingos Sávio Pereira Agra tem um histórico de lutas em prol do patrimônio público e das causas sociais, travadas ao longo da sua trajetória de mais de 20 anos como membro do Ministério Público de Pernambuco. "A atividade ministerial desenvolvida pelo Promotor de Justiça, Domingos Sávio, sempre foi exercida de forma absolutamente ética, técnica e imparcial, conciliando-a com a firmeza, a urbanidade e a civilidade no trato com todas as pessoas no seu mister profissional", segue  dizendo o conteúdo da nota de desagravo. 

 "Lamentavelmente os últimos anos têm sido férteis no surgimento de indivíduos que inundam a rede mundial de computadores com postagens deploráveis, patéticas e escatológicas, certamente encorajados pela falsa sensação de impunidade que ainda permeia o ambiente virtual, dirigindo ataques contra autoridades visando interesses escusos, subalternos e inconfessáveis, pretendendo a alavancagem de suas sofríveis publicações com insanos ataques contra quem, por força da função pública, tem posição destacada na comunidade, o que tem levado a uma forte reação da sociedade civil e das instituições republicanas, notadamente os profissionais e veículos de comunicação verdadeiramente comprometidos com a divulgação da informação responsável," diz outro trecho da nota de desagravo. 

A AMPPE ainda ressaltou que adotará toda e qualquer medida judicial necessária, cível e/ou criminal, a critério do promotor, a fim de garantir o respeito pelas prerrogativas, honra e imagem dos membros do Ministério Público de Pernambuco.  

O Portal V&C fez contato com o promotor Domingos Sávio, mas ele não quis comentar o caso. Fizemos contato também com o blogueiro Kleber Cisneiros, mas, até o fechamento desta matéria, ele não havia se pronunciado sobre as acusações que lhe foram atribuidas pela AMPPE.

CONFIRA A ÍNTEGRA DA NOTA DA AMPPE

A Associação do Ministério Público de Pernambuco (AMPPE), entidade civil que reúne os Promotores e Procuradores de Justiça do Estado de Pernambuco, fundada em 17 de junho de 1946, vem a público externar sua indignação e repúdio em relação as declarações realizadas em rede social, por meio de live transmitida na noite do dia 03.06.20 - cujo endereço eletrônico aqui omitimos para não propagarmos seu conteúdo ofensivo- , quando foram proferidas expressões agressivas e desrespeitosas contra o membro do Ministério Público do Estado de Pernambuco com atuação nas 1ª e 2ª Promotorias de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns, em razão do exercício de suas funções, razão pela qual a AMPPE vem expedir a presente NOTA  DE  DESAGRAVO em favor do Promotor de Justiça Dr. Domingos Sávio Pereira Agra, pelas razões doravante aduzidas:      

1. O Promotor de Justiça Domingos Sávio Pereira Agra tem um histórico de lutas em prol do patrimônio público e das causas sociais, travadas ao longo da sua trajetória de mais de 20 anos como membro do Ministério Público de Pernambuco;
2. A atividade ministerial desenvolvida pelo Promotor de Justiça desagravado sempre foi exercida de forma absolutamente ética, técnica e imparcial, conciliando-a com a firmeza, a urbanidade e a civilidade no trato com todas as pessoas no seu mister profissional;
3. Lamentavelmente os últimos anos têm sido férteis no surgimento de indivíduos que inundam a rede mundial de computadores com postagens deploráveis, patéticas e escatológicas, certamente encorajados pela falsa sensação de impunidade que ainda permeia o ambiente virtual, dirigindo ataques contra autoridades visando interesses escusos, subalternos e inconfessáveis, pretendendo a alavancagem de suas sofríveis publicações com insanos ataques contra quem, por força da função pública, tem posição destacada na comunidade, o que tem levado a uma forte reação da sociedade civil e das instituições republicanas, notadamente os profissionais e veículos de comunicação verdadeiramente comprometidos com a divulgação da informação responsável.

Dentro de tal contexto, a Associação do Ministério Público de Pernambuco, considerando a reputação ilibada e a brilhante carreira construída pelo Promotor de Justiça, Dr. Domingos Sávio Pereira Agra, ao longo da sua trajetória profissional no Ministério Público de Pernambuco, ao tempo em que DESAGRAVA PUBLICAMENTE O SEU ASSOCIADO, ressalta que adotará toda e qualquer medida judicial necessária, cível e/ou criminal, a critério do associado, a fim de garantir o respeito pelas prerrogativas, honra e imagem dos membros do Ministério Público de Pernambuco.

Garanhuns, 06 de junho de 2020.

MARCOS ANTÔNIO MATOS DE CARVALHO
    Presidente da AMPPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...