sábado, 2 de maio de 2020

Município não vai criar leitos para covid-19 na Escola Miguel Arraes, esclarece Secretaria de Saúde de Garanhuns


Uma publicação feita no Diário Oficial do Estado, edição deste dia 01 de maio, suscitou dúvidas quanto ao plano de criação de leitos municipais de covid-19 divulgado anteriormente pela Secretaria Municipal de Saúde de Garanhuns. Pelo referido planejamento da prefeitura, 30 leitos municipais da covid-19 estão sendo criados em uma estrutura na Cohab II, construída para ser uma UPA 24 horas e posteriormente readequada para outra finalidade. Entretanto, o Diário Oficial do Governo do Estado trouxe a publicação de uma planilha que continha a criação de 50 leitos municipais para covid-19, na Escola Municipal Miguel Arraes.  De acordo com a  Prefeitura Municipal de Garanhuns, a Escola Miguel Arraes não abrigará nenhum leito de covid-19. O que houve foi que a referida escola foi o local cogitado inicialmente para a instalação dos leitos de retaguarda que iriam ser de responsabilidade do município, mas, depois de um análise mais apurada, optou-se por utilizar a estrutura da Cohab II. Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde de Garanhuns, além dos 30 (trinta) leitos de retaguarda já previstos, a gestão municipal vem implementado tratativas com a rede particular para criação de mais 20 leitos no mesmo local. Com isso, a estrutura da UPA na Cohab 2 somaria 50 leitos. 

Outra informação passada pela prefeitura é que já foi inserido o pedido de mais 50 leitos para abrigar um hospital de campanha em Garanhuns. A estrutura, se viabilizada, seria montada em um local ainda não divulgado pelo município. Vale salientar que A UPAE, o Hospital Dom Moura, e o Hospital Perpétuo Socorro também estão fazendo reformas em suas estruturas visando a criação de leitos de uti e enfermaria para o atendimento a pacientes contaminados pelo novo coronavírus. 



CONFIRA A ÍNTEGRA DA NOTA  DA PREFEITURA DE GARANHUNS

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que atualmente estão sendo criados 30 leitos de retaguarda para o enfrentamento à pandemia da Covid-19, por meio da readequação de uma estrutura no bairro Francisco Figueira (Cohab II); local que vai sediar um Centro de Especialidades Médicas e de Diagnóstico. Houve portanto, uma readequação do plano de contingência para infecção pelo coronavírus, que não está prevista na resolução nº. 5293 de 29 de abril de 2020, da Comissão Intergestores Bipartite Estadual de Pernambuco (CIB/PE). Além dos 30 (trinta) leitos de retaguarda, a gestão municipal vem implementado tratativas com a rede particular para criação de mais 20 leitos.

A gestão municipal salienta que já inseriu o pleito de mais 50 leitos para hospital de campanha, a ser instalado em local solicitado a entidades com estrutura adequada neste município.

A Prefeitura destaca que segue trabalhando no processo de readequação física, na Cohab II, todos os dias da semana, em três horários, para que o dispositivo seja entregue à população o mais brevemente possível. O local vai atender pacientes com casos estabilizados da Covid-19, e que necessitam de internação. Além de contar com equipes formadas por médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e outros profissionais da área de saúde.

Assessoria de Comunicação Social e Imprensa — (ACSI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...