sexta-feira, 1 de maio de 2020

CINCO, DOS 18 INFECTADOS, VIERAM A ÓBITO - Mortalidade acima da média nos casos de covid-19 em Garanhuns pode ser resultado da pouca testagem da população no município


O índice de mortalidade de pacientes com covid-19 em Garanhuns é alto. Dos 18 casos confirmados até este sábado, 01 de maio, cinco resultaram em óbito. É uma taxa de letalidade que chega próximo aos 30%, quando a porcentagem de letalidade no estado de Pernambuco, por exemplo, orbita na casa dos 6%. Entretanto, o alto índice pode ser resultado de uma pouca testagem para a doença no município. 

Garanhuns tem testado muito pouco, praticamente só se testou os óbitos e os pacientes graves. Sem alarde, é provável que muito mais pessoas tenham contraído o novo coronavírus na cidade e não foram testadas por não apresentarem sintomas, ou apresentarem apenas traços de uma síndrome gripal. Com isso, é provável que, assim como no resto do país, haja uma subnotificação acentuada de casos por aqui também. Importante seria se a própria Secretaria de Saúde do Município adquirisse, via processo licitatório e até por dispensa de licitação, seu estoque de testes como fez as cidades de Caruaru e Petrolina. A medida ajudaria a formar um melhor controle da epidemia no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...