quarta-feira, 1 de abril de 2020

Sobe para oito número de mortos com coronavírus em Pernambuco; estado tem 95 confirmações para Covid-19


Pernambuco confirmou, nesta quarta-feira (1º), duas novas mortes de pacientes com o novo coronavírus, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES). Ao todo, no estado, há oito óbitos. Também houve oito novas confirmações para a Covid-19, doença causada pelo novo vírus, totalizando 95 casos confirmados (veja vídeo acima).

As duas novas mortes por Covid-19 são de homens. Um deles tinha 64 anos e morava no Recife e o outro, morador de Olinda, tinha 81 anos.

O primeiro tinha histórico de diabetes e hipertensão, além de ter passado por um transplante renal há dez anos. Ele apresentou tosse, desconforto respiratório e dor de cabeça, e foi internado no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, no Centro da capital, no dia 21 de março. No dia 24, o paciente foi a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde foi mantido entubado, realizando diálise e uso de antibiótico. O idoso morreu na terça-feira (31).

O segundo paciente, de 81 anos, socorrido no final da manhã do dia 25, pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) do Recife, e levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ele tinha dificuldade para respirar e quadro de desorientação, além de relato de febre e tosse.

O idoso, que tinha doença de Parkinson, realizou exames e foi entubado. O paciente teve uma parada cardiorrespiratória na UPA e morreu. Uma equipe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde foi acionada para fazer a coleta do material para análise, que teve resultado positivo para Covid-19.

André Longo

De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, o aumento está dentro do esperado para a pandemia.

"É de se esperar, pelo que temos acompanhado em outros países e até em outros estados aqui no Brasil, que o número pudesse ser maior. Era previsto que houvesse uma duplicação do número [de casos confirmados] em até três dias. Nós não temos visto esse número aqui em Pernambuco. É certo que a estratégia brasileira é fazer o teste apenas nos pacientes que se internam com síndrome respiratória aguda grave, o que não nos permite ver o todo, porque não estamos testando a grande magnitude dos casos que têm sintomas mais brandos", afirmou o secretário.

Do total de novos casos, sete são na capital pernambucana e um, em Aliança, na Zona da Mata de Pernambuco. Quatro são homens, com idades entre 45 e 74 anos, e quatro são mulheres, na faixa etária entre 28 e 87 anos.

Há casos confirmados em 12 cidades de Pernambuco, além do arquipélago de Fernando de Noronha. Também há pacientes que passaram pelo estado, mas moram em outros estados e países. No momento, 23 pacientes estão internados, sendo 14 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e nove em leitos de isolamento. Outros 50 estão em isolamento domiciliar e 14 tiveram cura clínica da Covid-19.

Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...