sábado, 11 de abril de 2020

SEM TESTES RÁPIDOS DE COVID-19 PARA APLICAR EM PACIENTES MONITORADOS, MUNICÍPIO PREVÊ GASTAR 900 MIL REAIS COM EQUIPAMENTOS PRA GUARDA MUNICIPAL: Prefeitura de Garanhuns precisa rever suas prioridades em compras públicas em época de pandemia


Em época de uma pandemia global como estamos vendo agora, com o avanço da covid-19 pelo país, as informações e os parâmetros mudam rapidamente, às vezes, em questão de horas. Por isso é importante se informar através de fontes confiáveis, já que uma outra pandemia está em curso no Brasil, esta tão perigosa quanto a do novo coronavírus. Trata-se da pandemia de fakenews que invade as redes sociais todos os dias. A boa informação neste caso é tão importante quanto ficar isolado em casa e praticar as medidas de higiene recomendadas pelas autoridades sanitárias. 

Uma das fontes confiáveis em Garanhuns é a Vigilância Epidemiológica. É ela que concentra as informações oficiais sobre a covid-19 no município e, embora os primeiros boletins tenham sido meio confusos trazendo mais dúvidas que esclarecimentos à população, a vigilância aperfeiçoou a maneira como passa as informações, trazendo mais transparência e celeridade às notícias sobre a epidemia e seus impactos entre os munícipes.

É através dos boletins epidemiológicos que ficamos sabendo como está a real situação do novo coronavírus aqui no município de Garanhuns. Até hoje, 11 de abril, foram confirmados dois casos da doença na cidade. O primeiro paciente, um homem de 49 anos, acabou falecendo na última terça, 06 de abril, como amplamente divulgado nos meios de comunicação locais. O segundo caso foi confirmado neste sábado pela Secretaria de Saúde do Município. É de um homem de 38 anos residente em Garanhuns, profissional da área de saúde, que atua em Recife, e que foi encaminhado para testagem pela Prefeitura da capital pernambucana.

O paciente apresentou sintomas de febre e tosse, e não teve quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), por isso não contabiliza como caso notificado. Atualmente segue cumprindo o isolamento domiciliar, em Garanhuns, e até o momento não apresenta sintomas graves. A boa notícia é que um paciente que apresentou SRAG em Garanhuns, e foi submetido ao teste de covid-19, não tem a doença. O resultado saiu hoje e deu negativo. 

Ao mesmo tempo que foi descartado um caso de Srag como sendo covid-19, um outro foi notificado hoje e aguarda resultado da análise laboratorial.  Esses são os casos nos quais os pacientes são submetidos a testes. A regra atual é de que só pacientes graves façam o teste, entretanto, tem sido amplamente divulgado pelos médicos, que o novo coronavírus é, na maioria das vezes, assintomático ou provoca apenas sintomas leves, então não é exagero supor que possamos ter mais casos em Garanhuns do que os dois notificados no momento. Daí a importância de se ficar em casa seguindo as recomendações do Governo do Estado. 

Importante seria que mais testes fossem aplicados, pelo menos nos profissionais de saúde e nas pessoas em isolamento domiciliar em Garanhuns. Urgente seria que a prefeitura adquirisse, via licitação, testes rápidos para covid-19, tal como fez a prefeitura de Petrolina e de Caruaru, para que o município tivesse um maior controle sobre a epidemia e pudesse proteger melhor as pessoas. 

Não é hora de gastar com o supérfluo. É hora de preservar os salários das pessoas e aplicar o máximo de recursos possível na saúde e na assistência social aos cidadãos carentes. Não é admissível que a prefeitura de Garanhuns, em um momento como esse, licite, por exemplo, 900 mil reais em EPIS para a Guarda Municipal, ou gaste recursos exorbitantes em xerox e encadernação, quando a Secretaria de Saúde não tem um teste rápido sequer para aplicar nos seus profissionais que estão na linha de frente e nem nos parentes das vítimas infectadas. É necessário estabelecer melhor as prioridades nas compras públicas nesse momento difícil e, pelo jeito, o município ainda não vem observando essa regra.  A FICHA AINDA NÃO CAIU



SEGUE A LICITAÇÃO ABERTA PARA EPIS DA GUARDA MUNICIPAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS AUTARQUIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA, TRÂNSITO E TRANSPORTES DE GARANHUNS - AMSTT CNPJ 10.742.298/0001-69 AVISO DE LICITAÇÃO Pregão Eletrônico nº 015/2020-PMG - Processo Licitatório nº 023/2020. Objeto: Contratação de empresa para confecção e fornecimento de uniformes, apetrechos e Equipamentos de Proteção Individual EPI destinado aos Guardas Municipais e Agentes da Autoridade de Trânsito do Município de Garanhuns. Valor Máximo Admitido: R$ 954.764,70. Início do acolhimento das propostas: 13/04/2020 às 09:00h. Limite para acolhimento e abertura das propostas: 24/04/2020 às 09:00h. Abertura da sessão pública de lances: 24/04/2020 às 10:00h (HORÁRIOS DE BRASÍLIA). Edital disponível no site: www.licitacoes-e.com. br - Nº. 811477, no Portal da Transparência Municipal: www. garanhuns.pe.gov.br/ transparência, pelo e-mail: pmg.licitacao@ gmail.com, ou ainda, na Comissão Permanente de Licitação, sito à Rua 13 de Maio, s/n - Sala 4 (Anexo ao Antigo Fórum). Fone: (87) 3762-7019. Elielson da Silva Pereira – Diretor/Presidente



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...