sexta-feira, 27 de março de 2020

Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Garanhuns fala sobre medidas de atendimento à população em situação de rua no município durante epidemia do novo coronavírus


Com a pandemia do novo coronavírus impondo sérias restrições à sociedade, cresce de importância o apoio das secretarias de assistências sociais de cada cidade, à população em situação de rua. Nesta quinta, 26, questionamos o Governo Municipal de Garanhuns sobre quais medidas estavam sendo adotadas por aqui. Mesmo questionamento também foi feito pela Defensoria Estadual de PE, que encaminhou um ofício à a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) solicitando proteção urgente para esta parcela da população.  De acordo com a pasta, em Garanhuns o serviço de abordagem social à população de rua é feito de forma permanente, através do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas).

Ainda de acordo com a SASDH, Garanhuns possui uma realidade diferente das outras cidades, com 91% da população de rua abordada pelo Creas, possuindo uma moradia, sendo caracterizada como transeuntes. A outra parcela é encaminhada para abrigamentos temporários, e recebe o apoio da Coordenação de Proteção Especial e entidades parceiras.


Em função deste dado, a SASDH, em parceria com a Secretaria de Saúde salientou que está alerta na prestação da abordagem e acolhimento, e para isto, disponibiliza equipamentos de proteção individual (EPI) para as equipes lotadas em todos os serviços assistenciais. Desta forma, caso a equipe de abordagem identifique que o transeunte apresente algum sintoma que comprometa seu quadro de saúde, o setor de Vigilância Epidemiológica será acionado imediatamente, a fim de adotar os procedimentos necessários de monitoramento. 

Para finalizar, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos esclareceu que também providenciou material de higiene e segurança, não só para a unidade de acolhimento municipal de crianças e adolescentes, mas também para as entidades de prestação de serviço de acolhimento em Garanhuns, com a finalidade de contribuir com a segurança dos profissionais do Sistema Único de Assistência Social (Suas) que atuam na rede socioassistencial de Garanhuns e, consequentemente, da população em situação de vulnerabilidade acolhida.

FAKE NEWS

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), também esclareceu que é inverídica a informação que está sendo divulgada por meio de redes sociais e grupos de WhatsApp, sobre a disponibilização da Escola Professor Antônio Gonçalves Dias (Caic), no bairro Severiano Moraes Filho, para o acolhimento da população em situação de rua do município durante a pandemia do novo coronavírus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...