sábado, 21 de março de 2020

CORONAVÍRUS: Dois casos em investigação em Garanhuns são de duas mulheres na faixa dos 30 anos, diz Secretaria de Saúde


A Secretaria Municipal de de Garanhuns, através do Boletim Informativo do Covid-19, desta sexta, 20 de março, apresentou novas informações sobre os dois casos em investigação do coronavírus no município. De acordo com o boletim, trata-se de duas mulheres, na faixa etária de 25-30 anos, que apresentaram sintomas como febre, tosse, dor de garganta, náuseas/vômito e coriza, somado ao cenário de contato com pessoas oriundas de locais onde já havia casos confirmados e transmissão comunitária do vírus. 

Ainda segundo a secretaria de saúde de Garanhuns, as orientações do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde são para que, a partir de agora, apenas os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) sejam testados para o Covid-19 (SARS-Cov2). Por isso, ambos os casos em investigação em Garanhuns, seguem o novo protocolo, com isolamento domiciliar do paciente por um período de 14 dias e monitoramento pela equipe local. Após esse período, não havendo nenhuma evolução para SRAG, os casos poderão ser descartados.

A secretaria em Garanhuns ainda frisou que, com a NOTA TÉCNICA N°3/2020 publicada no dia 19 de março pela Secretaria Estadual de Saúde, os dois casos em Garanhuns não se enquadrariam mais na definição como ‘suspeitos’, consequentemente sem a necessidade de notificação. Essa medida segue a orientação do Ministério da Saúde, já que Pernambuco possui casos confirmados por transmissão comunitária, o que resulta na notificação apenas de casos graves da doença (SRAG). Ou seja, serão notificados e identificados apenas casos graves – pessoas que apresentem falta de ar, dificuldade para respirar, dor no peito e febre que se prolongue por mais de 72 horas, mesmo com o uso do antitérmico.  Seguindo orientação do Ministério da Saúde, o Estado não vai mais testar casos leves nem assintomáticos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...