quinta-feira, 7 de novembro de 2019

CRÔNICA O SONO ROUBOU O TEMPO CONCORREU COM MAIS DE 11 MIL TEXTOS DE TODO O PAÍS: Aluna de escola municipal de Garanhuns é finalista da Olimpíada de Língua Portuguesa 2019

Professor Arnaldo e Júlia Iasmin ( medalha de prata já é nossa)

Em época de tantas más notícias, imersas em um cenário nacional e municipal repleto de dúvidas e incertezas, uma informação chega como um bálsamo aos garanhuenses, nos fazendo sentir orgulho de ter nascido nesta Terra de Simoa. Terra esta que agora também pode ser chamada de Terra de Júlia Iasmin. A talentosa aluna do oitavo ano da Escola Municipal Mário Matos é uma das selecionadas para a final nacional da Olimpíada de Língua Portuguesa "Categoria Crônica", que ocorre no próximo dia 09 de dezembro em São Paulo. Se vencer, Júlia pode fazer história e se tornar a primeira medalhista de ouro do Agreste Meridional neste tipo de competição escolar.  Na busca pelo ouro inédito para Garanhuns, a adolescente de 13 anos conta com um reforço de peso. É o professor Arnaldo Gomes, orientador de Júlia, e que chega pela segunda vez em uma final. A primeira foi em 2014 com a aluna Daiane de Oliveira na categoria Memórias Literárias. 

Para chegar a última etapa da olimpíada, Júlia e Arnaldo percorreram um longo caminho. Para se ter uma ideia da importância do feito, o texto deles foi um dos 38 selecionados dentre 11.664 inscritos em todo o país na categoria Crônica. O processo começou com a etapa municipal onde foram escolhidos os oito melhores trabalhos. Após isso, a crônica de Júlia competiu com 642 textos de Pernambuco, ficando entre os seis finalistas.  A semifinal aconteceu entre os dias 23 e 25 de novembro, em São Paulo.

Com o título, "O Sono Roubou o Tempo", a crônica escrita por Júlia Iasmin explorou um fato inusitado ocorrido em Garanhuns em julho deste ano, durante a edição do 29º Festival de Inverno, quando os ponteiros do Relógio das Flores, na Praça Tavares Correia, sumiram misteriosamente.  A aluna contextualizou a situação de forma engraçada dando vida a personagens como um prefeito fictício, uma secretária de Turismo e uma digital influencer. "A Crônica é um gênero que trata de coisas corriqueiras do dia a dia. Como o tema da olimpíada de Língua Portuguesa era O lugar Onde Vivemos, reuni fotos de Garanhuns, dos seus festivais, dos seus pontos turísticos e daí nasceu o texto de Júlia, que por sinal ficou muito engraçado", frisou o professor Arnaldo Gomes em conversa com o Portal V&C. 


O prêmio aos medalhistas de ouro da olimpíada será uma viagem para uma das capitais do Brasil. "Não tem nada definido, mas tudo indica que será o Rio de Janeiro. Coincidentemente, a viagem dos alunos vencedores ocorre na mesma época da Flip, Festa Literária Internacional de Paraty, onde os medalhistas serão homenageados", informou Arnaldo. O professor orientador vencedor da Olimpíada de Língua Portuguesa ganhará uma viagem de imersão pedagógica para fora do Brasil. Já a escola vencedora recebe, além da placa, um bônus de dez mil reais em livros. 


SOBRE A OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

O QUE É: Um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC

TEMA DAS PRODUÇÕES:  O lugar onde vivo. O tema propicia aos alunos estreitarem vínculos com a comunidade e aprofundarem o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo assim para o desenvolvimento de sua cidadania. 

CATEGORIAS: São 5 categorias dividas por anos escolares que vai do 5º ano até o Ensino Médio. 

LOCAL E DATA DA FINAL: São Paulo, 09 de dezembro de 2019

FINALISTAS: São 178 alunos finalistas  distribuídos nas 5 categorias  onde 28 serão ouro. 

A NOSSA FINALISTA: Julia Iasmin Vieira dos Santos, 13 anos,  aluna do 8º ano da Escola Municipal Professor Mário Matos. Participa da olimpíada na categoria, "Crônica". 

PARA SABER MAIS SOBRE A OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA CLIQUE AQUI



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...