quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Saúde: Mutirão vai disponibilizar cirurgias de catarata em Garanhuns


A Secretaria Municipal de Saúde vai promover, durante os próximos meses, em Garanhuns, um mutirão de cirurgias de catarata, tendo como público-alvo atendido pessoas acima de 70 anos. A expectativa é de que, inicialmente, mais de 60 pacientes sejam beneficiados inicialmente. As primeiras cirurgias serão realizadas nos dias 21 e 22 de setembro, no Hospital Infantil Palmira Sales, por meio de uma parceria com a equipe da Clínica Oftalmo PE.

A ação tem como objetivo, atender a demanda de pessoas que aguardam pelo procedimento no município. Após a triagem inicial, a secretaria, por meio da Central de Regulação, convocou  os pacientes para realização dos exames pré-operatórios (exames de sangue e eletrocardiograma), que acontecem nesta quinta (05) e sexta-feira (06), no Centro de Especialidades Luís Lessa (Cell).


A catarata é uma doença que deixa a visão opaca, e ocorre principalmente em decorrência do envelhecimento; tendo entre seus sintomas a visão nublada, sensibilidade à luz e a visão noturna mais fraca. O aposentado Severino Otaviano de Barros, de 72 anos, já realizou os exames e será um dos beneficiados pela ação. “Fiz a cirurgia de catarata há oito meses, no primeiro olho, em um mutirão da secretaria. Agora vou fazer do segundo, na esperança de ficar melhor”, afirmou.

A iniciativa também vai oportunizar outras cirurgias durante os próximos meses, de acordo com a demanda encaminhada pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e vagas disponibilizadas na Regulação. A secretária municipal de Saúde, Nilva Mendes, destacou a relevância do mutirão, no intuito de atender as demandas oftalmológicas do município. “Após o processo de triagem, identificamos um grande número de pacientes que necessitam deste tipo de cirurgia, que é de grande relevância para população; principalmente os idosos, que necessitam do procedimento para recuperar o estado normal de visão”, finalizou a titular da pasta.

Secom PMG


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...