quarta-feira, 3 de julho de 2019

PADRONIZADAS, MAS NEM TANTO: Feirantes reclamam que novas barracas das feiras livres de Garanhuns não protegem usuários nem do sol, nem da chuva

Retaguarda das novas barracas 

O inverno chegou com força a Garanhuns e com ele um novo problema para somar-se à já complicada polêmica criada desde que a prefeitura resolveu abrir uma licitação pública com a finalidade de contratar uma empresa para padronizar as feiras livres da cidade.  O novo modelo teve o intuito de reestruturar os locais, oferecendo melhores condições de trabalho para os feirantes, além de atender aos anseios dos cliente, mas muita gente (feirantes e consumidores) tem reclamado que as novas barracas, apesar de bonitas e com armação de metal, têm uma falha grande. Os referidos equipamentos não têm conseguido proteger os feirantes e clientes da chuva. Antes do inverno, o sol já era um problema e já vinha danificando algumas mercadorias. Agora com o período chuvoso, a estética do local e o bem estar dos usuários, tão amplamente propagados como uma das maiores vantagens da padronização, ficaram prejudicados já que muitos profissionais que trabalham nas feiras têm que recorrer à lonas e plásticos sobressalentes e desuniformes para abrigarem a si, aos clientes e as mercadorias, em sua grande maioria perecíveis.
Toldo das barracas não é eficiente
para proteger feirantes e consumidores do sol e da chuva

Uma das prejudicadas pelo problema é a feirante Patrícia Ana. Em conversa com o V&C ela argumentou que tem certos momentos que seria até melhor que a barraca não tivesse lona. "O material não apara nada, nem chuva, nem sol. A barraca fica toda molhada e já tive mercadoria danificada, já que trabalho com tempero," disse a mulher. 

Marta Barbosa tem a mesma opinião de Patrícia. Para ela as novas barracas estão deixando a desejar. Segundo a feirante, o tamanho não ficou agradável. "Espero que eles possam deixar melhor já que falaram que era para o nosso bem. Antes de implementarem isso ninguém veio sequer aqui pra saber como queríamos. Se tivessem vindo errariam menos", desabafou a feirante. Maria Isabel reclamou que quando chove se molha toda e tem que colocar uma lona. "As mercadorias às vezes estragam e tem cliente que também reclama porque fica debaixo da chuva", frisou.
Improviso dos feirantes em dia de
chuva em uma das feiras livres de Garanhuns

Apesar dos problemas descritos acima, além de toda a confusão que envolve o caso, a padronização das feiras parece ter a aprovação  da maioria dos consumidores. Em que pese a grande quantidade de lonas desuniformes que são utilizadas  pelos próprios feirantes para se abrigarem das intempéries climáticas, a estética ficou visualmente mais atrativa e bonita e o espaço para a circulação dos clientes aumentou. Entretanto, a pouca proteção contra a chuva é um problema a ser corrigido.

A reportagem foi ao local e constatou que a maioria dos feirantes passa a manhã inteira embaixo de uma barraca que tem uma cobertura bonita, mas que não oferece muita proteção contra intempéries. As bonitas cores da padronização contrastam com o colorido das lonas emendadas, um improviso para escapar da chuva.  Foi observado também enquanto estávamos no local que algumas barracas já apresentam um desgaste em sua estrutura para um uso tão recente, muitas com arranhões, como se não fossem guardadas em um local adequado. Outra reclamação muito recorrente é em relação a passagem dos funcionários da empresa para recolherem o pagamento. Muitos feirantes disseram que esses profissionais passam muito cedo, quando muitos ainda sequer tem apurado alguma coisa. 

"Eu como consumidora acho que já que a empresa - junto com a prefeitura - se propôs a fazer uma padronização deveria fazer completa. As barracas estão lindas, dá prazer de comprar, tem mais espaço pra circular, mas eles deveriam fazer o toldo da barraca maior, principalmente na parte de trás que é onde está o feirante.  O que vemos é uma quantidade grande de lona velha de barraca antiga usada de improviso para a proteção contra a chuva. Isso deixa o local feio, tal qual era antes desse modelo de gestão ser implantado. Cito como o exemplo o dispositivo que montaram na parte de carnes, muito bem feito e eficiente. As pessoas gostam de ir à feira livre, principalmente as de mais idade. É uma tradição saudável. A ideia da padronização foi boa, mas falta ajustes'', disse uma senhora que fazia compras no local
Padronização na área de carnes é mais eficiente


O OUTRO LADO
A Plena foi procurada pelo Portal V&C para que prestasse um esclarecimento sobre o assunto e nos enviou nota cuja íntegra segue abaixo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...