sábado, 20 de julho de 2019

A ARTE CRITICA A VIDA E A VIDA É UMA CRÍTICA À ARTE: Peça O Alienista é destaque na segunda noite de apresentações de teatro adulto do FIG 2019


Na segunda noite de apresentações no Teatro Luiz Souto Dourado, dentro da programação teatral do 29º Festival de inverno de Garanhuns,  o espaço foi palco de muitas críticas bem humoradas com o espetáculo "O Alienista" - adaptação do grande clássico de Machado de Assis feita por Julierme Galindo, artista da terra. Na peça, é contada a estória vivenciada na Vila de Itaguaí, onde um certo dia o grande médico Dr. Simão Bacamarte passa a lá residir e atuar causando um grande reboliço na vida dos moradores deste pacato lugar, sobretudo com a abertura da Casa Verde, instituição de asilo para pessoas "loucas". 

As críticas costuram o espetáculo sendo direcionadas à ciência moderna, à psiquiatria, aos médicos psiquiatras que atuam enquanto detentores de todo o conhecimento sobre os limites da sanidades e as instituições manicomiais.

Em suma, uma adaptação primorosa que arranca risadas e certezas sobre os limites do saber científico e das diversas violências e privações legitimadas pela sociedade mediante os laudos médicos.

Vale ressaltar que, ao final do espetáculo, o diretor da peça aproveitou o momento para promover o lançamento do seu livro "O guardião das palavras",  que ocorrerá amanhã (20/07/2019) na Praça da Palavra a partir das 13:00 horas.  FIG 2019

Por Angélica Alexandrina, especial para o portal V&C
Fotos: Angélica Alexandrina ( Portal V&C)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...