segunda-feira, 29 de abril de 2019

Confira as dicas da Celpe para economizar energia


O aumento das temperaturas e modificação do regime de chuvas na Região Metropolitana do Recife, e em todo o Estado, tem tornado cada vez mais comum o uso prolongado de equipamentos como o ventilador ou ar-condicionado nas residências pernambucanas. Com o anúncio da Bandeira Amarela para o mês de maio, determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) traz orientações para evitar o desperdício de energia elétrica e contribuir para redução do valor da conta:

1 – Estabeleça horários para uso de eletroeletrônicos

Controlar o uso exagerado de eletroeletrônicos como televisão, videogames e computadores é um dos principais desafios encontrados pelos adultos com crianças em casa. Estabelecer limites de horários para a utilização dos equipamentos e estimular a realização de atividades externas, além de fazer bem para a saúde, traz economia na conta de energia. Do mesmo modo, leituras em dispositivos eletrônicos podem ser substituídas pelos tradicionais livros, revistas e jornais.

2 – Controle o uso do ar-condicinado

Com o aumento das temperaturas é natural esticar a utilização do ar-condicionado. Por isso, é preciso ficar atento. A utilização do timer (temporizador) para evitar o funcionamento desnecessário do condicionador de ar ajuda na economia. A orientação é ajustar a temperatura do equipamento para cerca de 23°C e intercalar com ventiladores, mantendo o conforto do ambiente sem o uso excessivo . É importante promover com regularidade a manutenção e a limpeza desses equipamentos. Além de higiênica, a medida contribui para um desempenho mais econômico já que a sujeira acumulada no filtro dificulta a troca de calor e passagem do ar, exigindo mais potência e, consequentemente, maior consumo de energia.


3 – Atente para o uso dos equipamentos da cozinha e área de serviço

Os cuidados para evitar o desperdício de energia devem se estender até a cozinha. O abre e fecha da geladeira e o uso constante de aparelhos como micro-ondas são pontos de atenção. As roupas sujas devem ser lavadas de uma única vez, aproveitando ao máximo a capacidade da máquina de lavar e reduzindo o número de vezes em que o equipamento é ligado. O ferro de passar também deve ser utilizado com inteligência, quando estiver esquentando ou esfriando, deve-se passar as roupas mais leves.

4 – Evite aparelhos e lâmpadas ligados ininterruptamente

Nos demais ambientes, a recomendação é desligar as luzes e aparelhos que não estiverem sendo utilizados. Duas TVs ligadas em uma mesma programação é energia que está sendo desperdiçada. Já na hora do banho, a dica é colocar o chuveiro sempre no modo verão. Nessa posição, a água vai esquentar sem gastar tanta energia.

5 – Dê preferência a equipamentos eficientes

Para obter um consumo racional de energia e assegurar contas livres de inconvenientes, a Celpe aconselha o consumidor a ter atenção no momento da compra de eletrodomésticos. É importante optar por produtos que apresentam o Selo Procel – que indicam os aparelhos mais eficientes e que consomem menos energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...