sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Acompanhamos um dia do curso de formação dos futuros guardas municipais de Garanhuns; CONFIRA

Carlos Augusto Elias passa orientações sobre ordenamento de trânsito
 aos alunos do curso de formação de guarda municipal

Até onde vale a pena lutar por um sonho quando tudo parece difícil? Para 85 alunos e alunas participantes do curso de formação de guarda municipal em Garanhuns o segredo para se atingir um objetivo de vida é nunca desistir.  O grupo fez o concurso da prefeitura em 2015. Foram aprovados, mas ficaram fora das vagas em uma espécie cadastro de reserva. Para complicar mais ainda, o Governo Municipal homologou o concurso com apenas 60 cargos, que já haviam sido preenchidos. Resultado: a reserva, que inicialmente tinha 120 candidatos, estava fora do páreo e não seria mais chamada, por um impedimento burocrático. Mesmo diante desse obstáculo, os aprovados não desistiram. Eles procuraram o Ministério Público e ouviram do promotor Domingos Sávio que a interpretação do edital por parte da prefeitura estava errada e que não havia impedimento legal em se convocar mais gente aprovada no certame. Com esse parecer na mão, o próximo e decisivo passo seria convencer o prefeito da necessidade de se chamar a reserva para o curso de formação. Conseguiram, já que Izaías também havia assumido o compromisso de reforçar o atual efetivo da Guarda Municipal, desde que fosse feito dentro da legalidade. No dia 14 de setembro, Régis assinou uma portaria convocando 120 candidatos aprovados no concurso para fazerem os exames médicos e iniciarem a formação. 
Treinamento operacional no Parque Euclides Dourado

O curso começou no dia 22 de outubro e tem previsão de término para 20 de dezembro. Após isso, uma nova etapa começa para os aspirantes a guardas: esperar a convocação, para finalmente assumir o cargo, o que vai depender da situação econômica da prefeitura de Garanhuns. Pelo que tem dito o prefeito, é provável que todos aqueles que concluam o curso de formação sejam efetivados até o término da validade do concurso. 

O V&C acompanhou um dia na rotina dos alunos. As instruções e aulas ocorrem de segunda a sábado na Aesga e no Parque Euclides Dourado, sendo este último local utilizado para o treinamento físico e  aulas práticas dos futuros guardas. A formação consiste em capacitar os alunos para as atribuições legais da instituição Guarda Municipal de Garanhuns. Após nomeado, o novo profissional atuará na proteção dos bens, serviços e instalações municipais, bem como na proteção dos munícipes que desses espaços se utilizam. Em entrevista em setembro deste ano, Izaías disse que é também intenção dele que parte dessa nova equipe trabalhe em parceria com a Polícia Militar, dando suporte na segurança, em trabalhos conjuntos reforçando as ações em parceria com o 9° BPM em defesa do cidadão.
Mulheres aprendem técnicas de imobilização dentro
do curso de formação de Guardas Municipais de Garanhuns

Com uma equipe experiente de instrutores, e baseado na matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública, a formação dos novos guardas segue a todo vapor. Dos noventa inscritos em outubro, seis desistiram. Os 85 que ficaram seguem firme até o dia da vitória que é simbolizado pela tão sonhada formatura. São jovens de diversas cidades de Pernambuco e até de outros estados. A maioria tem nível superior e muitos já tem experiência na área de segurança. Todas essas qualidades, somadas a uma formação séria e responsável pautada pelo respeito ao cidadão, certamente resultará  em uma das melhores turmas já incorporadas à instituição traduzindo-se em um lucro importante para a sociedade.

Na manhã da última quarta-feira,  29 de novembro, o V&C foi ao Parque Euclides Dourado registrar a rotina desses 85 homens e mulheres que sonham em servir à sociedade garanhuense. De cara, nota-se o espírito de união e camaradagem entre eles. Nos intervalos, algumas brincadeiras pra extravasar a intensa rotina de instruções voltadas a segurança. Quando as aulas são retomadas, o sorriso farto dá lugar à seriedade e concentração. Vale tudo para acumular o máximo possível de conhecimento que serão usados em breve nas ruas e repartições de Garanhuns. Na visita, colhemos alguns depoimentos dos alunos, bem como de coordenadores e instrutores do curso. 

 O QUE DIZEM OS FUTUROS GUARDAS

"Muitos de nós abandonamos nossos empregos, nossos lares para poder estar participando deste momento. Em um futuro próximo, estaremos integrando o quadro da honrada e competente Guarda Municipal de Garanhuns", disse um dos alunos. 

Já Rogério Santos veio da cidade de São João. Entre uma instrução e outra ele parou para falar com o V&C sobre a nova experiência de vida. "Estamos sendo preparados por uma das melhores equipes de instrução da segurança pública de Pernambuco e temos a parceria com a Aesga. Com tanta qualidade na  formação, não tenho dúvidas de que a sociedade de Garanhuns vai ganhar profissionais abnegados que irão pautar sua conduta profissional com amor aos munícipes", disse. 

João Paulo Amorim é de Garanhuns. Ele afirmou que essa nova turma será principalmente comprometida com a população. "Não faltarão dedicação e empenho de nossa parte. Logo estaremos nas ruas pondo em prática o que foi aprendido aqui nesses dois ricos meses", salientou.


Uma das mulheres alunas do curso é Gislaine Carvalho. Ela é de Arcoverde e disse que fez o concurso da Guarda Municipal porque se identifica com a área de segurança. "Sonho com isso desde 2015", revelou  a moça, que ainda confidenciou estar ansiosa para assumir suas funções na guarda. 

Formatura no parque


COORDENADORA E INSTRUTOR FALAM SOBRE A IMPORTÂNCIA DO CURSO DE FORMAÇÃO DE GUARDAS MUNICIPAIS DE GARANHUNS

JÉSSICA NUNES
Jéssica Nunes é a Coordenadora do Curso de Formação para Guardas Municipais de Garanhuns. De acordo com ela, a formação tem duração de 476 horas-aula, com instruções e palestras que são ministradas nos dois turnos, de segunda a sábado, tudo de acordo com o previsto pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.

"Essa é uma etapa eliminatória. No final do curso de formação haverá uma avaliação onde os aprovados ganharão o certificado de conclusão, estando assim prontos para serem nomeados Guarda Municipal", revelou Jéssica. Ainda segundo a coordenadora, o treinamento ministrado nesses dois meses de capacitação consiste em práticas, treinamentos e técnicas operacionais simulando ocorrências do dia a dia de uma cidade do porte de Garanhuns para que o novo profissional esteja preparado intelectualmente e psicologicamente para gerenciar as situações de crise que podem ser voltadas a primeiros socorros, incêndios, fiscalização de trânsito, entre outras. Ainda na parte operacional, os alunos têm contato com o spray de pimenta, tazer e tonfa (cacetete).  Aulas de português, psicologia, relações sociais também fazem parte da grade curricular.


CARLOS AUGUSTO ELIAS, INSTRUTOR DE ORDENAMENTO DO TRÂNSITO
A grade do curso de guarda municipal contempla uma infinidade de conteúdos. Dentro do conteúdo da Secretaria Nacional de Segurança Pública tem uma carga horária de 32 horas destinada ao aprendizado sobre ordenamento do trânsito. É que os guardas municipais são reconhecidos por lei federal como participes do trânsito.  "A gente faz um trabalho preparando para que eles possam, alem da atribuição natural das guardas municipais, que é a defesa do patrimônio público, atuarem no trânsito fazendo a fiscalização e o processo natural de ordenamento como educadores coibindo assim as infrações," disse Carlos Augusto Elias, instrutor de Ordenamento de trânsito. Ainda segundo ele, nem sempre a população enxerga no agente de trânsito um aliado.  "Muitas vezes as pessoas só os enxergam como punitivos e, na verdade, todas as vezes quando os agentes de trânsito se fazem presentes, ele está coibindo que infrações aconteçam. As autuações coíbem que práticas danosas à sociedade possam ser repetidas por aquele usuário.  Infelizmente muitas pessoas só mudam seu comportamento quando têm algum tipo de punição e a punição não é atividade fim do órgão, mas sim necessária para garantir a paz social. Quando se impede que alguém esteja usando o celular no carro, ou sem capacete em uma moto, ou ainda ultrapassando um sinal fechado, por exemplo, estamos protegendo a vida dessas pessoas, então a visão que a sociedade tem que ter desses guardas é de aliado. Se você anda certo não vai ter nenhum problema com o agente de transito," finalizou Carlos, que foi convidado para ser instrutor do curso pela AMSTT e pela Aesga. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...