sábado, 15 de setembro de 2018

EXCLUSIVO: Em depoimento marcado pela dor e revolta, mãe de menino morto pelo pai em Brejão acusa Conselho Tutelar de Garanhuns de negligência e diz que assassino não tem problema mental


Rosaly Machado Ferreira 

Eram dezessete horas da última quinta-feira, 13 de setembro, quando chegamos a uma pequena residência no bairro da Boa Vista. Foi o local e o horário marcado por Rosaly Machado Ferreira para conceder a primeira entrevista a um veículo de comunicação de Garanhuns após a tragédia descomunal vivida por ela no último dia 10 de setembro. Alegando um surto psicótico no qual ouvia vozes, Ivanildo Santos da Silva, ex-marido de Rosaly, matou o único filho do casal, Pedro Gabriel Machado Ferreira, de apenas quatro anos. Os dois dividiam a guarda da criança através do sistema de guarda compartilhada. A entrevista foi solicitada pela própria Rosaly.


Rosaly mostra fotos de agressão que
teria sofrido de ex-marido
e assassino confesso do filho
Ivanildo pegou o menino na quinta-feira, 06 de setembro, na escola e levou, como sempre fazia, para a casa onde morava com os pais e irmãos no Sítio Curica dos Isaques, zona rural de Brejão. Na manhã da segunda, (10), dia marcado para Gabriel voltar para a casa da mãe, ele foi assassinado barbaramente pelas mãos de quem deveria protegê-lo. 

Em um longo desabafo gravado em áudio, Rosaly, bastante fragilizada pela perda precoce do filho, quebrou o silêncio e trouxe revelações  perturbadoras para um crime que por si só já  causa um sofrimento crônico para uma mãe.  Na conversa, a mulher relatou as agressões que ela e o filho sofriam do ex-marido, denunciou o Conselho Tutelar de Garanhuns e os parentes de Ivanildo por negligência, e desmentiu o álibi do assassino, que alegou problemas psicológicos para matar o próprio filho. 
Rosaly e Gabriel em foto cedida pela mãe do garoto
Ivanildo Santos da Silva, assassino confesso do próprio filho

CONFIRA ABAIXO O ÁUDIO DA ENTREVISTA COM ROSALY 




CONFIRA A TRANSCRIÇÃO DO ÁUDIO DA  CONVERSA COM ROSALY MACHADO FERREIRA



O COMEÇO DAS AGRESSÕES
"No início ele, ( Ivanildo), era mais calmo, mas quando casamos as agressões começaram". Foi assim que Rosaly descreveu o início do casamento e das agressões que sofria do ex-marido. Ela relatou que pensou em denunciar ele várias vezes, mas a sogra dizia que se o filho fosse denunciado ela ia dizer que ele tinha problemas mentais e que era louco.  "A mãe dele dizia que com isso eu sairia sempre como errada. Quando eu estava grávida levei uma surra dele. Ele queria matar o bebê e ficou chutando minha barriga. Fomos na delegacia, mas não deu em nada e então resolvi me separar dele", disse Rosaly


PARA ROSALY, IVANILDO NÃO TINHA PROBLEMAS MENTAIS 
Na manhã de 10 de setembro, dia do crime, Ivanildo disse à polícia que ouviu vozes que o mandavam matar o próprio filho. Após isso ele disse que foi até onde o pequeno Gabriel dormia e passou a sufocá-lo com as mãos até a morte. Os parentes que estavam na casa disseram que o homem ameaçou todos com uma faca e depois fugiu, sendo capturado na zona rural de Correntes no mesmo dia. 

"Comigo ele nunca demostrou nada, nenhum indício de que tinha problemas mentais. Nem no namoro, nem no casamento. Nunca vi ele tomando medicação controlada, pelo contrário, ele ria de mim porque se achava mais saudável," pontuou Rosaly. Ela ainda ressaltou que acha estranho o ex-marido ter alegado que sofria de problemas depressivos porque nunca o viu procurar um médico para tratar dessa questão. "Durante todo esse tempo, só vi ele doente de uma dengue", frisou


IVANILDO JÁ AGREDIA O FILHO GABRIEL BEM ANTES DE MATÁ-LO
Rosaly reforçou que o ex-marido era um homem violento e quando bebia ou ia pra casa da mãe se transformava. Ela disse que procurou a Secretaria da Mulher, mas como ninguém acreditava nos seus relatos acabou entrando em depressão. Ela também relatou uma agressão anterior de Ivanildo contra o filho. "Teve uma vez que eu fui buscar o meu filho na casa dele, mas ele pegou violentamente Gabriel  pelo pescoço e jogou dentro de casa. Nesse dia também fui segurada pelo pescoço.Tenho a impressão que naquele dia o meu filho não morreu por pouco. Com muito esforço uma sobrinha conseguiu tirar ele das mãos de Ivanildo e fugimos dali," disse Rosaly

MULHER ACUSA CONSELHEIRO TUTELAR DE GARANHUNS DE GRAVE NEGLIGÊNCIA
 Em um dos trechos mais polêmicos da entrevista, Rosaly faz graves acusações contra um conselheiro tutelar de Garanhuns, de quem diz não lembrar o nome.  "Procurei o conselho tutelar e fui atendido por um um homem que não lembro o nome. Eu já estava vindo da Secretaria da Mulher. Naquela ocasião meu ex havia mentido dizendo que eu agredia meu filho. Eu pedi para que o conselho tutelar desse um jeito de Ivanildo não ver mais meu filho porque eu temia o pior, já que ele era agressivo, bandido e alcoólatra, mas, para minha surpresa, o conselheiro disse que eu podia ser presa por fazer aquela acusação e que o pai tinha direito de ver o filho. Ele ainda insinuou que eu estava usando a criança para tentar reatar o relacionamento. Me chamou de psicopata, desabafou a mãe. Ela ainda relatou que Gabriel voltava da casa do pai muito assustado e fazendo alguns gestos obscenos. Ao levar esse caso em especial para o mesmo conselheiro tutelar que a teria chamado de psicopata, ela teria ouvido dele uma resposta inacreditável. Quando falou sobre os gestos obscenos do filho para o conselheiro ele teria dito que o menino poderia estar assim por ter visto a mãe com algum namorado dentro de casa. "Aquilo me deixou muito constrangida porque eu não tenho homem, não tenho ninguém. Na minha casa só entra meus parentes" disse a mulher.

CERTA VEZ GAROTO CHEGOU DA CASA DO PAI COM OS DENTES QUEBRADOS E LÁBIOS FERIDOS. 
"Uma vez Gabriel chegou da casa do pai com os dentes quebrados e os lábios cortados. Minha mãe então levou ele no Conselho Tutelar, mas teria ouvido como resposta que nada poderia ser feito pois não havia provas contundentes para justificar um pedido de prisão ou a instauração de um processo contra o agressor. Eu sempre dizia que um dia ele ia matar o menino, mas todos diziam que eu era louca", desabafou Rosaly, que ainda disse ter ido três vezes ao conselho tutelar. 


SONHEI COM MEU FILHO CHORANDO NOS MEUS BRAÇOS UM DIA ANTES DELE SER ASSASSINADO PELO PAI.
Em um dos trechos da conversa onde mais se emocionou, a mãe de Gabriel disse que sonhou com ele na noite anterior ao crime. Segundo ela, no sonho, o menino estava de fralda e chorando muito em seu braço. Ela acordou chorando com um forte pressentimento de que algo terrível tinha acontecido, mas foi acalmada pela mãe e foi trabalhar sem saber que o filho já estava morto.

COMO ELA SOUBE DA MORTE DO FILHO
 Era manhã de segunda-feira, 10 de setembro. Rosaly estranhou a quantidade de ligações que recebeu das pessoas perguntando se seu filho estava bem. A primeira a ligar foi a diretora do colégio do menino para dizer que ele não tinha ido pra aula. "Eu desconfiei de que algo tava errado. Mandei minha mãe na casa do irmão do pai de Gabriel e foi lá que ela ficou sabendo que meu filho tinha sido morto pelo próprio pai", revelou. Emocionada e chorando copiosamente, Rosaly disse que saiu louca da loja e em casa a mãe lhe contou a triste notícia. "Até hoje não acredito que isso aconteceu", revelou .

ELE PREMEDITOU O CRIME,  DIZ ROSALY
Rosaly acha que Ivanildo premeditou o crime e matou de caso pensado. Segundo ela, o ex-marido sempre pegava o menino na sexta, mas na semana do crime pegou na quinta . "Geralmente ele ia pegar lá em casa, mas dessa última vez foi buscar Gabriel direto na escola," relembrou. Outro ponto do depoimento de Rosaly ao V&C, para ela, afasta  a tese divulgada pelo assassino de que matou o filho após ter ouvido vozes  que o mandavam cometer o crime. "Como ele alegou ter um surto se eu o vi na delegacia todo limpo, de banho tomado roupa limpa? Quem mata alguém motivado por um surto tem a frieza de tomar banho, colocar as coisas na bolsa e sair tranquilo?

PARA ROSALY, FAMÍLIA DO HOMICIDA FOI NEGLIGENTE  E PODIA TER EVITADO A TRAGÉDIA 
Ivanildo não estava só quando matou o filho. É o que relata Rosaly. Ela disse que o homicida morava com os pais e com os irmãos e que, portanto, essas pessoas estariam em casa na hora do crime. Ela estranha o fato de ninguém ter tentado ajudar Gabriel quando o pai o atacou. "Porque esse monte de gente não o agarrou? Porque foram se esconder na outra casa? Como tias e avós de Gabriel o viram sendo morto e nada fizeram? Eles viram o menino ser espancado. O irmão dele poderia ter segurado, mas ninguém fez nada. Ele matou um cachorro por acaso? Porque o pai não fez nada? Deu entrevista sequer se referiu ao nome do neto, pontuou a mãe de Gabriel

ROSALY CRÊ QUE FILHO FOI TORTURADO ANTES DE MORRER
"Esse crime tem que ser investigado, não pode ficar impune. Eu disse que ele ia acabar matando meu filho, mas ninguém acreditou. Tem que investigar se tem mais gente envolvido. Disseram que foi esganadura, mas tinha uma pancada enorme na testa dele. Tinha sangue onde ele foi encontrado. A cabeça estava afundada e o menino estava desfigurado. Ele foi torturado. Não posso fazer acusações pois quem vai dizer a verdade é exame com laudo feito no corpo, mas isso não pode ficar assim. Eu acredito que tenha mais gente envolvido Por isso peço à população de Garanhuns que me ajude. Meu bebezinho deve ter sofrido e chorado muito chamando pelo meu nome e eu não tava lá pra defender ele", desabafou Rosaly
.


ROSALY DISSE QUE PAI MATOU FILHO PRA ATINGÍ-LA
Para Rosaly, o comportamento do assassino confesso de seu filho sempre foi agressivo. Ela relata que o apelido dele era Fecha Bar. Já brigou com o irmão, com o pai, enfim, vivia de briga. Ela ainda confidenciou próximo ao final da entrevista que acredita que o motivo do crime tenha sido vingança dele contra ela.  "Quero que a Justiça faça Justiça e que mais uma vez não diga que eu sou louca".

HOMICIDA FOI PRESO
Ivanildo Santos da Silva tem 35 anos. Ele Foi preso em flagrante  em uma praça do Povoado Olho Dágua dos Góis, na zona rural de Correntes. Sobre isso, Rosaly disse que acredita que alguém ia dar fuga a ele, mas a PM foi mais rápida e o prendeu. O homicida está detido em uma unidade prisional do Agreste e deve ir a juri popular em um prazo ainda não estabelecido. A Polícia Civil investiga o crime.

O Blog V&C está à disposição do Conselho Tutelar de Garanhuns e de todas as pessoas citadas nesta publicação para darem suas versões para o fato. E-mail. (valeriogus@gmail.com)

PARA SABER MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...