quinta-feira, 27 de setembro de 2018

É FAKE NEWS: V&C investiga e comprova que áudio falando de suposta seita que sequestra crianças na Raposa, em Garanhuns, é falso


Os serviços de mensagem instantânea pelo celular, que tem como aplicativo mais conhecido o WhatsApp, são muito úteis e indispensáveis nos dias atuais, mas, com as facilidades desse tipo de comunicação, vieram também a proliferação de Fake News, notícias falsas que consistem na distribuição deliberada de desinformação ou boatos principalmente via mídias sociais com a intenção de enganar e muitas vezes causar pânico na população. Foi o que aconteceu essa semana em Garanhuns onde um áudio que falava sobre uma suposta seita que estaria sequestrando crianças viralizou na cidade. No áudio, uma professora dizia que o serviço de inteligência da Polícia Militar havia ido em sua escola alertar sobre a ação de uma seita que pegaria 60 crianças para matar. O que ligou o áudio a Garanhuns foi o fato de a educadora ter citado uma comunidade de nome Raposa como o local onde uma criança foi sequestrada. Como Garanhuns tem um bairro chamado popularmente de raposa, as pessoas começaram a proliferar a mensagem como se isso tudo estivesse ocorrendo aqui na cidade.
Conselheira tutelar Genoveva Alves e Ten Cel Paulo Cezar

O blog manteve contato com o Conselho Tutelar de Garanhuns e com o comandante do 9º BPM, afim de esclarecer o caso. A conselheira Genoveva Alves afirmou que o áudio é falso. "As pessoas ficam compartilhando sem conhecimento. O caso dessa suposta seita que estaria sequestrando crianças não é em Garanhuns e a população pode ficar despreocupada", disse. (ouvir áudio de Genoveva, abaixo)
 

Já o comandante do 9º BPM, Ten Cel Paulo Cezar, foi além.  Ele também confirmou que o áudio é falso e que diz respeito a uma cidade do Maranhão. "A população pode ficar despreocupada. Essa fake news que está rolando sobre um sequestro de crianças na Raposa é falsa. A Raposa citada no áudio é uma cidade do Maranhão.  Nosso serviço de inteligência foi atrás e descobriu que, também no Maranhão, a notícia não procede,  ou seja, nunca ocorreu da forma como é retratada na fake news. Então a população fique sossegada porque não está ocorrendo nenhum sequestro de crianças aqui na região", frisou o comandante em contato com o V&C.

(Confira o áudio do comandante  



CONFIRA O ÁUDIO SOBRE FALSA SEITA, QUE CAUSOU PÂNICO E PREOCUPAÇÃO À POPULAÇÃO DE GARANHUNS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...