sábado, 21 de julho de 2018

FIG 2018:Começa a maratona de apresentações artísticas na Praça Mestre Dominguinhos; saiba como foi a 2ª noite do festival

Público  na segunda noite do FG 2018

 Por Pedro Rocha, para o V&C

A primeira noite de shows no Palco Mestre Dominguinhos marcou o início das apresentações musicais no principal polo do Festival de Inverno de Garanhuns e teve um bom público. Era a noite de sexta-feira, 20 de julho, quando foram abertos os trabalhos da 2ª noite do FIG 2018.

A orquestra Golden Hits  comandou a primeira apresentação. O grupo garanhuense trouxe um espetáculo cheio de metais, guitarra, baixo, sanfona, teclado percussão e backing vocal, apresentando canções populares como "Caça e Caçador", de Fábio Júnior, "Easy", de Lionel Richie e "Meu Erro", dos Paralamas do Sucesso.
Golden Hits

Anderson do Pife e Banda do Pífano Zé do Estado tomaram conta do palco na segunda atração da noite, trazendo músicas instrumentais regionalistas que começaram animando o público presente com ritmos irreverentes e animados. Os artistas fizeram questão de pedir, em tom emocionado, a manutenção da cultura pernambucana em festivais como o FIG. O show mesclou entre o tradicional e o moderno, com versões de músicas tradicionais da nossa cultura regional. A banda Zé do Estado foi criada em 1930 e hoje possui o título de Patrimônio Cultural de Caruaru (PE), terra natal do grupo.
Anderson do Pife e Banda do Pífano Zé do Estado 

Siba e a Fuloresta vieram em seguida fazendo um mergulho no ritmo da Ciranda e do Maracatu do Baque Solto, com músicas autorais como “Toda Vez que Eu Dou Um Passo o Mundo Sai do Lugar” e “Bagaceira”.o grupo trouxe ainda mais animação para o público que só ia aumentando. Numa noite onde a Cultura Popular ia marcando presença, o frio, por sua vez, passou longe. As bandas que se sucediam umas as outras iam contagiando e animando cada vez mais a plateia.  Já perto do fim da apresentação, Siba fez menção ao outdoor utilizado ano passado no FIG 2017 que mostrava os cachês dos artistas que ali se apresentavam. Ao comentar sobre isso, afirmou achar uma boa ideia e, assim com uma crítica 'indireta', sugeriu que colocassem também um outdoor que mostrasse o tempo que demorava para os artistas receberem seus cachês após apresentações em eventos públicos do Governo do Estado, como o FIG.


 A Orquestra Santa Massa marcou presença no palco por volta das 23h30min trazendo também ritmos dançantes e bem animados, o que fazia com que a plateia dali não saísse. Aos poucos o palco ia sendo preparado para Cordel do Fogo Encantado.  O grupo é formado por Maciel Salu, Isaar, Fábio Trummer, Jam da Silva, Deco, Parro e Yure Queiroga, todos embalados pelo mix contemporâneo do DJ Dolores, idealizador do projeto

Ao fim do show da Orquestra Santa Massa, e pouco antes de Cordel, houve uma apresentação artística de Luana Vitalina, que veio recitando poesias em defesa da mulher, contra o assédio e o machismo. Ela também fez menção f a Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro assassinada este ano.
Orquestra Santa Massa

Para fechar uma linda noite,  onde a Cultura Popular foi levada ao clímax, Cordel do Fogo Encantado trouxe a turnê "Viagem ao Coração do Sol". Músicas novas e algumas clássicas fizeram parte do repertório que, em momento algum, deixou a desejar. A banda também dedicou um momento para Marielle Franco em uma das músicas da turnê. O grupo nasceu em Arcoverde (PE), no ano de 1997 e compartilha o teatro e a poesia oral e escrita dos cantadores e ritmos afro-indígenas da região. Em 2018, após um hiato de 8 anos, a banda voltou a cena cultural pernambucana, com o álbum “Viagem ao Coração do Sol”.
Cordel
Confira a programação deste sábado nos diversos polos do festival clicando AQUI


Fotos: Hilton Marques (Secom/PMG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...