sexta-feira, 1 de junho de 2018

Clínica de Bovinos da UFRPE em Garanhuns celebra 39 anos de fundação

Considerada uma das grandes referências nacionais na área da buiatria, a Clínica de Bovinos de Garanhuns, vinculada à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), celebra, nesta sexta-feira, 1º de junho, os 39 anos do início de suas atividades. Localizada numa região estratégica da bacia leiteira de Pernambuco, a Clínica é referência para produtores, profissionais, estudantes e pesquisadores da Medicina Veterinária e áreas afins.
Estrutura interna da clínica de bovinos. Paredes e piso em reforma
Atualmente a CBG passa por amplo processo de reforma em suas estruturas, em preparação para a celebração de seus 40 anos de fundação, em 2019. Além da fachada e da estrutura metálica de sustentação do prédio, todo o espaço interno da Clínica recebe ações de readequação e aperfeiçoamento. O bloco cirúrgico está sendo ampliado e readequado; sala de diagnóstico por imagem, de preparação de material para cirurgias, entre outras estruturas, estão sendo construídas a fim de fortalecer as ações da equipe da CBG.

“São melhorias na nossa infraestrutura que vão possibilitar um melhor atendimento ao nosso público e, em especial, proporcionar um fortalecimento do bem estar dos animais aqui atendidos”, ressaltou Carla Lopes Mendoça, médica veterinária e pesquisadora da CBG.
Equipe da Clínica de Bovinos em campo, atendendo uma vaca
A reitora da UFRPE, Maria José de Sena, esteve recentemente na Clínica de Bovinos de Garanhuns para acompanhar o andamento das obras no local e dialogar com a equipe sobre as prioridades para a celebração dos 40 anos da CBG. Ela destacou a importância da Clínica para a Instituição e para todo o estado de Pernambuco.

“A Clínica é um orgulho para a UFRPE, uma referência nacional e internacional na área de buiatria. A equipe realiza um trabalho único no país, dando uma grande contribuição para os produtores da região e também na formação de recursos humanos extremamente qualificados, seja na graduação ou na pós-graduação”, enfatizou Maria José de Sena.
Clínica de Bovinos de Garanhuns
foto da fachada da clínica de bovinos
Passados quase quarenta anos desde a sua fundação, a CBG desenvolve atualmente atividades relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão, sendo uma referência para produtores rurais e criadores do Agreste Meridional de Pernambuco, região onde se localiza a bacia leiteira do estado. Cerca de 50 municípios são beneficiados pelas ações da Clínica de Bovinos. Atualmente, a Clínica é vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRPE.

A extensão universitária é um dos pontos fortes das ações da CBG. Por meio do Atendimento Hospitalar, a equipe técnica da Clínica presta serviços à comunidade nas áreas de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, laboratório Clínico e diagnóstico anatomopatológico em ruminantes e equídeos. A Clínica também realiza atendimentos de campo, em que a equipe da CBG vai às propriedades rurais a fim de atender as demandas dos produtores e criadores. A realização de cursos de capacitação e qualificação também figura entre as ações de extensão da Clínica. Anualmente são internos em média 800 animais, e aproximadamente 90 propriedades da região são visitadas
No ensino, a CBG oferece oportunidades de qualificação e aperfeiçoamento para estudantes de graduação e pós-graduação. Os estudantes de Medicina Veterinária do Brasil e do exterior têm a oportunidade de realizar estágios curriculares na CBG. Os alunos de Medicina Veterinária da UFRPE podem participar de estágio pelo Programa de Atividade de Vivência Interdisciplinar (PAVI).
Equipe da Clínica de Bovinos atende gado em campo
Também no ensino, a Clínica oferece desde 1981 o Programa de Residência em Sanidade de Ruminantes. Mais de 120 profissionais já participaram desse programa ao longo das últimas décadas. A CBG também oferta quatro disciplinas para alunos de mestrado e doutorado de programas de pós-graduação da UFRPE.

No campo da pesquisa, a Clínica desenvolve projetos de pesquisa voltados para a Sanidade de Ruminantes, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciência Veterinária (mestrado e doutorado) e o Programa de Pós-Graduação em Sanidade e Reprodução de Ruminantes (mestrado), ambos da UFRPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...