quarta-feira, 18 de abril de 2018

Para prefeitura de Garanhuns, questionamento do vereador Tonho de Belo sobre aumento de gastos na Magia do Natal atrasa preparativos para o evento

Tonho de Belo e Izaías

Um projeto de lei do Governo Municipal de Garanhuns que trata da destinação de recursos para a Magia do Natal 2018 tem provocado questionamentos na Câmara Municipal onde está sendo apreciado. É que alguns vereadores estranharam o aumento no valor do repasse de verba destinado à Associação Casa do Artesão, entidade responsável pela decoração natalina que tem encantado adultos e crianças ao longo dos últimos anos. 

Um dos vereadores é Tonho de Belo que em entrevista ao V&C adjetivou de absurdo o valor contido no Projeto de Lei 005/2018 que passou de 539 mil em 2017 para 845 mil em 2018. "Quando eu vi o projeto tava detalhado um valor absurdo, um aumento de 539 mil para 845 mil reais. Aqui o prefeito manda na Câmara e os vereadores às vezes nem leem e já aprovam. Não sei porque os vereadores têm tanto medo do prefeito," disse Tonho. Ele revelou que o projeto de lei tramitou nas comissões e desceu para o plenário, mas, como foi pedido vistas, a votação ainda não ocorreu.  SAIBA MAIS SOBRE A QUESTÃO CLICANDO AQUI
Comparação entre as planilhas de 2017 e 2018 quanto
 ao repasse de recursos à Casa do Artesão
 Por meio da assessoria de imprensa, o Gabinete do prefeito Izaías Régis enviou uma nota rebatendo as afirmações do vereador e explicando o motivo do aumento dos valores para a edição deste ano. Confira a íntegra da nota, abaixo

"O Governo Municipal de Garanhuns enviou para a Câmara de Vereadores o projeto de Lei 005/2018, que destina recursos para a Magia do Natal 2018. Se aprovado, o valor repassado será direcionado à Associação Casa do Artesão, entidade responsável pela decoração natalina do evento que tem promovido Garanhuns nacionalmente ao longo dos últimos anos.  O projeto vem enfrentando oposição isolada na Câmara dos Vereadores por parte do edil Antônio Ferreira da Silva (PSDB), conhecido como ‘Tonho de Belo’, e de Afra Betânia de Oliveira Monteiro (PTB), conhecida como ‘Betânia da Ação Social’, fato este que está impedindo o avanço dos preparativos para o evento.

Vale ressaltar que a Associação Casa do Artesão é da cidade de Garanhuns e é uma entidade de direito privado, formada exclusivamente por pessoas físicas que trabalham com artesanato. Desde o ano de 2013, a entidade firmou parceria com o Governo Municipal para a realização do evento “Natal Luz de Garanhuns”, posteriormente definido como “Magia do Natal”.

O aumento dos valores estimados e apresentados pela Associação Casa do Artesão no referido projeto de lei dizem respeito a parte da ornamentação da Magia do Natal do ano de 2018 e ao reajuste do pro labore, isto é, a remuneração dos artesãos que trabalham no evento, além dos custos dos encargos sociais, como horas extras, décimo terceiro salário e outros encargos legais.

Os custos foram feitos em face das novas demandas e aumentos de insumos relativos ao ano de 2017 para o ano de 2018, o que é absolutamente normal. De acordo com a proposta para este ano, o número de dias de evento passará de 50 para 56, novos locais irão receber ornamentação, além dos distritos que já são contemplados. O aumento, obviamente, reflete nos valores finais.

Todo dinheiro investido na Magia do Natal é compensado pelo retorno econômico ao município. Em 2017, mais de R$ 35 milhões foram injetados na economia local durante 50 dias de evento, a rede alimentícia chegou a aumentar o faturamento em 122% aos fins de semana, enquanto no mesmo período, os cerca de 2,5 mil leitos disponíveis nos meios de hospedagem da cidade ficaram lotados. Por causa disso, 54% da rede hoteleira e 44% da rede alimentícia tiveram que fazer novas contratações durante o período. É emprego e renda para os garanhuenses.

Para ser beneficiada com recursos públicos, a Associação Casa do Artesão apresenta um plano de trabalho ao Poder Público discriminando todos os valores, e, ao final, presta contas ao Tribunal de Contas do Estado, assim como à Prefeitura Municipal de Garanhuns.

Dessa forma, o Governo Municipal está injetando mais dinheiro na economia local ao beneficiar produtores locais. O trabalho é feito de maneira responsável e árdua pelos artesãos, sendo repelidas de pronto qualquer ilicitude neste trabalho que é feito e aplaudido por toda a população e visitantes da Magia do Natal.

Os valores dispendidos são repassados paulatinamente pela Prefeitura Municipal de Garanhuns, sempre atendendo as prestações de contas parciais, tudo previsto no convênio celebrado entre as partes e no próprio Plano de Trabalho.

A Associação Casa dos Artesãos se prontificou em prestar todo e qualquer esclarecimento a sociedade civil, Poderes Legislativo e Executivo, e qualquer órgão que queira esclarecimentos de gastos e valores relativo à Magia do Natal do ano de 2018."

DA ASSESSORIA DE IMPRENSA DO GABINETE DO PREFEITO IZAÍAS RÉGIS




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...