sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

EXPOENTE DO NOSSO REISADO: Gonzaga de Garanhuns ganha prêmio nacional ofertado pelo Ministério da Cultura

Gonzaga de Garanhuns

O reisado é uma das manifestações culturais mais fortes em Garanhuns e está em festa. É que o seu maior expoente, o mestre Gonzaga de Garanhuns, foi agraciado com um prêmio nacional realizado pelo Ministério da Cultura ( MINC). Em sua 5ª edição, o Prêmio Culturas Populares: Edição Leandro Gomes de Barros foi lançado em junho e foi recordista em número de inscrições – 2.862. Gonzaga foi premiado junto com mais 500 artistas e vai receber R$ 10 mil. 

O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, explicou que o edital integra o programa de fomento do MinC e tem por objetivo incentivar e preservar expressões culturais que formam o DNA do Brasil. "Trata-se de um reconhecimento da importância de nossas tradições e dos que as mantêm vivas e potentes em todas as regiões deste vasto e diverso País", afirmou. 

 "O edital teve número expressivo e recorde de premiados porque queríamos atender e contemplar as mais diversas manifestações e valorizar o trabalho desses mestres e grupos culturais", afirmou a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural, Débora Albuquerque. 

A comissão de seleção do prêmio, formada por servidores públicos e membros da sociedade civil, elegeu iniciativas que retomam práticas populares em processo de esquecimento e difundem tais expressões para além dos limites de suas comunidades de origem. Entre elas, o Cordel, a Quadrilha, o Maracatu, o Jongo, o Cortejo de Afoxé, o Bumba-Meu-Boi e o Boi de Mamão, entre outros. Não foram incluídas no prêmio Culturas Indígenas, Culturas Ciganas, Hip Hop e Capoeira por já serem objeto de editais específicos lançados pelo MinC.

Foram avaliados a contribuição sociocultural do projeto às comunidades; a melhoria da qualidade de vida das comunidades a partir de suas práticas culturais; e o impacto social e contribuição da atuação para a preservação da memória e para a manutenção das atividades dos grupos, entre outros.

MAIOR EXPOENTE DO NOSSO REISADO
Luiz Gonzaga de Lima, Gonzaga de Garanhuns, atualmente está à frente de cinco grupos de reisado, dentre os sete que existem em Garanhuns. Nascido na zona rural, em um território que já foi do município de Garanhuns e hoje pertence a São João, construiu a sua história e fez seu nome no cenário cultural de Pernambuco. 


Hoje com 73 anos, Gonzaga de Garanhuns teve contato com o reisado pela primeira vez quando ainda morava com seu avô, em um sítio, na época, zona rural de Garanhuns. O garoto de 13 anos de idade se apaixonou pela expressão cultural, mas o avô não permitia que participasse, por ser ainda muito novo. “Me deu aquele impulso de participar de reisado. Como eu era muito garoto ainda, morava com meu avô, não tive condições. Mas nesse mesmo ano, meu avô faleceu, então eu fui morar com meu pai, daí eu fui incentivado e comecei a falar com meus coleguinhas, os meninos da minha rua. Então a gente fez o reisado”, contou em entrevista à Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Garanhuns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...