terça-feira, 26 de setembro de 2017

Socioeducandos da Funase em Garanhuns participam de curso de Pedreiro de Alvenaria do Senai


Dezenove socioeducandos do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Garanhuns participam, desde agosto, do curso de Pedreiro de Alvenaria, ofertado por meio de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). São duzentas horas de aula, divididas entre teóricas e práticas, que preparam o aluno a atuar em obras de pequeno, médio e grande porte. 

Com o conhecimento adquirido eles podem executar processos construtivos relativos às vedações verticais e horizontais, alvenaria estrutural, concretagem de aplicação e revestimento de pisos, paredes e tetos, com segurança, qualidade e economia, seguindo as especificações, normas e prazos estabelecidos em projeto.

Para a Analista de Educação do Senai Garanhuns, Ana Cláudia dos Santos, o curso carrega bastante importância. “O Senai acredita na reinserção dos socioeducandos na sociedade, e está lhes proporcionando a oportunidade de se qualificar, adquirindo uma profissão”, compartilha. 

O curso oferece aos alunos conteúdos básicos de construção civil como leitura e interpretação de projetos arquitetônicos; recebimento, transporte e estocagem dos materiais; equipamentos e ferramentas de trabalho; além da matemática básica com o cálculo de área, volume, perímetro, sistema decimal, fração e escalas. 

As técnicas de execução em alvenaria, além da qualidade, segurança, meio ambiente e saúde também são abordadas, passando pela importância da gestão ambiental; pelo desenvolvimento sustentável; higiene e segurança no trabalho; conscientização sobre o uso de EPI’s; principais doenças ocupacionais e noções de legislação relativas à segurança e saúde organizacional.

A parceria entre o SENAI e o Case Garanhuns é antiga, existe desde 2014. “Além de ser fundamental ter atividades profissionalizantes para os socioeducandos, é também uma qualificação para ingresso no mercado de trabalho”, afirmou o coordenador geral do Case Garanhuns, Joaci Laurindo. As aulas acontecem de segunda a sexta, com 8 horas de aula por dia, e seguem até o próximo dia 10 de outubro. A atividade é resultado de uma articulação realizada pelo Eixo Profissionalização da Funase. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...