terça-feira, 22 de agosto de 2017

TERRA DE NINGUÉM: Barraca é arrombada dentro do Parque Euclides Dourado e comerciantes pedem mais segurança


Não é de hoje que o Parque Euclides Dourado é um território de ninguém onde os marginais,vândalos e viciados em drogas é quem parecem controlar aquele importante espaço de lazer e diversão. Furtos e assaltos, fora e dentro do parque, são constantes e acontecem sob os olhos inertes da desarmada Guarda Municipal de Garanhuns. 

Em maio deste ano, o depósito do parque foi arrombado e de lá foram subtraídos uma série de equipamentos.  Em julho, uma funcionária do parque foi assaltada dentro do banheiro por um marginal armado que, apesar de preso, foi solto no dia seguinte.  Ontem, 21 de agosto, mais um episódio lamentável ocorreu dentro do Parque Euclides Dourado evidenciando que, não somente nada foi feito para frear os delitos, como as autoridades perderam o controle da situação. Uma barraca de uma comerciante foi arrombada e um botijão de gás foi levado.  Não levaram dinheiro porque Dona Vanuza, a proprietária, já havia sido furtada uma vez e, preocupada, não deixa mais dinheiro no local de trabalho. "Tentaram levar a freezer porque ela tava toda arranhada, mas não conseguiram e levaram o gás. Estou muito abalada.  20 anos trabalhando no parque e  essa segunda vez que sou roubada, sendo que nenhuma providência é tomada. É uma falta de respeito Dependo da barraca pra tirar  meu sustento.  Trabalho de domingo a domingo e exijo segurança já que pago meus impostos," disse a vítima.  

A nora de dona Vanuza revelou que ela chegou a procurar a Guarda Municipal, mas, segundo a proprietária, quem a atendeu disse que pouco poderia fazer pelo fato de estarem desarmados.  Já basta. Quando o Governo Municipal vai tomar alguma providência para diminuir essa onda de criminalidade no parque? Vão esperar algum marginal matar alguém para agir? O estatuto da Guarda Municipal é claro.  Ele diz em seu artigo 4º que "A Guarda Municipal de Garanhuns tem como finalidade, além de outros que a lei lhe conferir: I – prevenir, proibir, inibir e restringir ações nefastas de pessoas que atentem contra os bens, serviços e instalações municipais", porém, a julgar pelos últimos tristes acontecimentos no interior do Parque Euclides Dourado, esta atribuição legal não está sendo cumprida. 

 Apelamos à sensibilidade do prefeito Izaías Régis para reforçar a segurança no parque afim de que episódios tristes como o de ontem - onde tem-se a sensação de que as autoridades perderam o controle da situação e os marginais desdenham da sociedade - voltem a ocorrer. 

Talvez tenha chegado o momento de, em pontos específicos e em horários específicos, como à noite, dotar os guardas de armamento letal afim de que eles cumpram o que está previsto no estatuto e na própria Constituição garantindo assim a segurança dos cidadãos que frequentam o Parque Euclides Dourado.



Regimento interno da Guarda Municipal de Garanhuns



PARA CONFERIR A RESPOSTA DA PREFEITURA DE GARANHUNS SOBRE O FURTO NO PARQUE CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...