quinta-feira, 20 de abril de 2017

POVO JÁ NÃO ACREDITA MAIS: Duplicação da BR-423 (trecho Garanhuns/São Caetano) passará para as mãos do Governo do Estado e licitação foi autorizada, garante secretário estadual de Transportes


Depois de mais de um ano sem grandes avanços, a prometida - e reprometida - duplicação da BR-423, TRECHO SÃO CAETANO-GARANHUNS, voltou à pauta sob um novo viés. 

Como a rodovia é federal compete ao Governo Federal, através do Dnit, qualquer obra em seu perímetro, mas, segundo o secretário estadual de Transportes, Sebastião Oliveira, a duplicação será tocada pelo Governo do Estado e não mais pela União, por assim dizer. 

Durante um encontro em Brasília com o ministro dos Transportes, Portos e Aviação, Maurício Quintella, Sebastião Oliveira solicitou ao titular da pasta a delegação do  trecho da BR 423, que liga os municípios de São Caetano e Garanhuns. “Maurício Quintella atendeu o meu pedido e autorizou o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Transportes, realizar o processo licitatório e, posteriormente, tocar a obra de duplicação desse trecho, atendendo mais um antigo pleito da população”, destacou Oliveira. 

O encontro na capital federal ocorreu ontem, 19 de abril. É motivo para o garanhuense acreditar e se animar? É cedo para dizer. A duplicação da referida BR vem sendo prometida  há quase 10 anos, mas nunca saiu do papel, nem da boca dos políticos. Dilma, Armando Monteiro, Eduardo Campos, e uma dezena de ministros do Governo da ex-presidente, já fizeram juras de amor pela obra, porém, nem a licitação foi lançada. 

É preciso reconhecer também o esforço quase que sobre-humano do prefeito Izaías Régis, que peregrinou (e ainda peregrina) durante muito tempo em Brasília buscando destravar os grilhões que impediam que a duplicação fosse iniciada. Sobre esse último aspecto, será curioso conferir como ficará a empolgação de Izaías com relação à duplicação se o projeto de fato passar para as mãos do Governo do Estado, com o qual Régis tem uma péssima relação. 

Por enquanto, observemos a foto que ilustra essa matéria, que é da duplicação da BR-232, e torçamos para que um dia o nosso sonho também se torne realidade. Peçamos também muita saúde ao criador para que nos proporcione uma vida longa e a graça de estar vivo para presenciar o fim, ou pelo menos o início, desta importante e necessária obra.  OREMOS


OUTROS PLEITOS TRATADOS ENTRE O MINISTRO E O SECRETÁRIO
Além de tratar da BR-423, Sebastião Oliveira comemorou ter conseguido junto ao ministro a garantia dos recursos financeiros para a obra de duplicação da BR-104, no trecho que liga Toritama ao distrito de Pão de Açúcar. Atualmente, o Estado de Pernambuco está finalizando o processo licitatório desta intervenção, informa o secretário.

Maurício Quintella também informou a Sebastião Oliveira que, no próximo dia 27, virá a Pernambuco junto com o presidente Michel Temer passar a autonomia do Porto de Suape ao Governo do Estado. Após esse compromisso, o ministro vai se reunir com o governador Paulo Câmara e com o secretário Sebastião Oliveira para tratar da liberação ao tráfego do trecho de dez quilômetros duplicados da BR-101, na cidade de Xexéu, na região da Mata Sul.ade de Xexéu, na região da Mata Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...