quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Garanhuns tem 27 casos notificados de microcefalia, diz Governo do Estado

Garanhuns é a quinta cidade de Pernambuco com maior quantidade de casos notificados

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou, nesta terça-feira (29), novo balanço dos casos de microcefalia no estado. Segundo o levantamento, até o dia 27 de dezembro, 1.153 casos foram notificados em Pernambuco. São mais de cem casos em relação à última atualização, divulgada no dia 22, quando 1.031 ocorrências haviam sido relatadas pelos profissionais de saúde das diversas unidades do estado.

A cidade de Garanhuns já aparece como a quinta de Pernambuco com maior número de notificações, 27 ao todo. Recife lidera o ranking de notificações com 217. Na sequência, aparecem Jaboatão dos Guararapes (74), Caruaru (40) e Olinda (33). Camaragibe, com  25 casos, aparece em sexto, logo após a Cidade das Flores. 

 Nesse novo balanço, 426 casos (36,9%) atendem aos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS) para microcefalia, que identifica a malformação em bebês com perímetro cefálico igual ou menor que 32 centímetros. Ao todo, 89 casos (7,7%) foram confirmados com a microcefalia e 42 (3,6%) foram descartados - levando em consideração o resultado dos exames de imagem dos bebês. Do total de casos prováveis, 419 (98,4%) foram detectados no pós-parto e quatro (0,9%) detectados intraútero (feto com microcefalia). Também foram registrados três (0,7%) natimortos com microcefalia. As causas dos óbitos estão sendo investigadas. 

Desde que a notificação de casos de gestantes com exantemas (manchas pelo corpo) foi tornada obrigatória, 45 municípios do estado notificaram 265 casos de gestantes com esse quadro clínico. Desse total, quatro apresentaram diagnóstico de microcefalia intraútero. Segundo o Ministério da Saúde, os casos de microcefalia registrados no país estão relacionados ao aparecimento do zika vírus, micro-organismo transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

O V&C entrou em contato com a Prefeitura de Garanhuns para obter informações mais concretas sobre os preocupantes dados revelados pelo Governo do Estado. CLIQUE AQUI e confira a nota de esclarecimento do Governo Municipal


Com informações do G1 Pernambuco.

Para conferir a íntegra da matéria publicada pelo G1 CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
RSS Feedrss

 
Powered by Blogger