terça-feira, 14 de abril de 2015

GARANHUNS:Na cidade das Leds, falta de iluminação pública em alguns bairros irritam moradores


A administração Izaías Régis, temos que reconhecer, foi pioneira na implantação de lâmpadas leds no município.  A nova forma de iluminação pública deixa os locais onde já há esse tipo de tecnologia bem mais seguros, modernos e bonitos. O mérito de Izaías foi tornar Garanhuns a primeira cidade do interior de Pernambuco e uma das poucas do Brasil a contar com a iluminação led. Entretanto, inversamente proporcional a este benefício à coletividade, são as diversas reclamações que eclodem quase que diariamente sobre problemas de falta de iluminação adequada em alguns bairros e ruas da cidade. 

 "Fui na prefeitura, esta disse que o problema é da Celpe. Fui na Celpe, disseram que a responsabilidade é da prefeitura", é a frase que mais se houve quando o assunto é a escuridão que permeia algumas ruas de Garanhuns. Mas afinal de quem é a responsabilidade pela manutenção e substituição das lâmpadas nos postes do município? A resposta está na resolução 414 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) haja vista ela determinar que as prefeituras assumam a responsabilidade pela manutenção da rede de iluminação pública, mas a questão está longe de ter um desfecho pacífico. Com a Celpe  se recusando, desde o dia 01 de abril, a fazer a manutenção na rede de iluminação em Pernambuco, a maioria dos prefeitos tem se negado a cumprir a determinação, alegando, principalmente, que a Celpe não faz manutenção na rede há cerca de 3 anos e quer passar os equipamentos para os municípios, sucateados.

Enquanto Celpe e Município não se entendem, as reclamações eclodem de todos os pontos da cidade. A falta de iluminação traz consigo uma consequência nefasta para toda a coletividade que é o aumento da criminalidade e é justamente esse o pior temor dos que clamam por uma "luz" no fim do túnel da questão.

Em nota enviada ao blog, a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Serviços Públicos e Obras, confirmou que vem se adequando à resolução 414 da ANEEL. Ainda segundo a nota, o município está aguardando o processo licitatório para contratação de empresa especializada em engenharia, para executar os serviços de modernização, e modernização preventiva e corretiva, e gerenciamento do sistema de iluminação pública. CONFIRA ÍNTEGRA DA NOTA  DE ESCLARECIMENTO CLICANDO AQUI


Abaixo algumas reclamações que chegaram à nossa redação nos últimos dias

OLÁ AMIGOS DO V&C
Fui assaltada na rua onde moro na Avenida Deputado Aluísio Souto Pinto que fica na rua paralela à Av  Dr Celso Galvão. Na minha rua tem  iluminação, mas é muito esquisita. Já a travessa Celso Galvão na travessa que liga as duas ruas só tem dois postes e um deles vive acendendo e apagando na maioria do tempo vive apagada.  O problema já dura 3 meses. Moradores já reclamaram à Celpe e Prefeitura, mas não fizeram nada.
Foto do local enviada pelo leitor

Lucycarla Dantas

AMIGOS DO V&C GARANHUNS
Ta um caso serio há mais de um ano aqui na Rua Barão de Nazaré, próximo a Ceaga. Mulheres e familiares estão com medo de sair das suas casas depois que anoitece. Aí vem junto com a conta de energia uma taxa de iluminação pública altíssima! Sem contar que as lâmpadas são todas das amarelas ainda. A gente vai na prefeitura eles falam que o problema é na Celpe, vai na celpe diz que é da Prefeitura  Eles começaram a trocar a iluminação das lâmpadas amarelas ( incandescentes) por lampadas de led, mas faltando três quarteirões para chegar aqui o serviço foi encerrado.

Foto do local enviada pelo leitor


Caio Conde

FABIANA MELO VIA PERFIL DO FACEBOOK
Gostaria de saber se alguém pode informar qual a secretaria que está cuidando da iluminação pública da cidade, pois há 2 semanas o poste em frente a minha casa não está ligando a luz e ligo pra Celpe e eles informam que é com a Prefeitura. Passaram o número, mas não funciona diz que não existe.  Está muito escuro na minha rua. (Joaquim Moreira da costa n° 116 na Cohab, 2 antiga rua 15)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...