sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Projovem Campo - Saberes da Terra está com matrículas abertas em Garanhuns


A educação se constitui como direito fundamental e essencial ao ser humano. Através dela, os indivíduos, sobretudo os jovens, têm maiores chances de conseguir um trabalho qualificado. Além disso, somente com educação é que se pode participar ativamente da vida democrática do país, tendo assim, pleno conhecimento dos nossos direitos e deveres e usufruir dos mesmos. Apesar dos avanços obtidos nessa área nas últimas décadas, é impressionante perceber que milhões de brasileiros ainda não têm acesso pleno à educação, à uma escola, ao conhecimento. Quando falamos especificamente do campo, essa dificuldade aumenta consideravelmente. E foi justamente pensando nos jovens agricultores entre 18 e 29 anos que não concluíram o ensino fundamental, mas sabem ler e escrever, é que foi criado em 2005  Projovem Campo - Saberes da Terra. O  programa do Governo Federal visa ampliar o acesso e a qualidade da educação à esta parcela da população historicamente excluída do processo educacional.

Em Garanhuns, o coordenador geral do Programa Projovem Campo – Saberes da Terra é Adelmo Leandro, lotado na Secretaria Municipal de Educação. Segundo ele, o programa está sendo implantado este ano através de uma parceria entre Governos Municipal e Federal. "Estamos com as matrículas abertas em cinco escolas do meio rural de Garanhuns: Escola Salomão Rodrigues Vilela, no Distrito de Miracica; Antonio Alves Cavalcante, no Sítio Mochila, setor Miracica; Escola Oscar Francisco da Silva, no Sítio Cachoeirinha dos Franciscos, setor São Pedro; Escola Maria Aurineide Martins Acioli, setor São Pedro; e Escola Vigília Garcia Bessa, no Castainho" afirmou Adelmo em nota ao V&C.

Ainda segundo o coordenador, os jovens que participarão do programa terão que apresentar, no ato da matrícula, xerox de CPF, RG e comprovante de residência.  Quem não tiver essa documentação ainda pode solicitá-la junto ao órgão responsável e, posteriormente, levá-las até a escola que efetuou a inscrição de matrícula.

As matrículas deverão ser realizadas na própria escola que o aluno desejar estudar. As aulas terão início no próximo dia 23 de março, do ano em curso e as matrículas terão que ser realizadas até o início das aulas.

Quem participar do programa terá alguns benefícios se obtiverem bimestralmente pelo menos 75% de frequência e 75% de atividades concluídas, como:

Conclusão do Ensino Fundamental em 2 anos;
Qualificação Profissional e Social;
Auxílio financeiro a cada 2 (dois) meses no valor de R$ 100,00;
Merenda Escolar;
Material Didático;
Sala de acolhimento para seus filhos de 0 a 8 anos, caso haja necessidade;
Tradutor e intérprete de Libras, caso haja necessidade;
Atendimento Educacional Especializado, caso haja necessidade;
Regime de alternância entre Tempo-Escola (1800 horas) e Tempo-Comunidade (600 horas).

O programa é amparado pelo Resolução de nº 11, de 16 d abril de 2014. "Estamos focando na divulgação dessa ótima iniciativa capaz de mudar pra melhor e em definitivo a vida dos nossos jovens. Ainda temos duas escolas necessitando completar o quantitativo mínimo para funcionar as turmas do programa, mas todas as escolas ainda tem vagas" finalizou Adelmo Leandro 

Para maiores informações, entrar em contato com Adelmo pelo celular (87) 8104-2241, pelo telefone da própria Secretaria de Educação (87) 3762-7062, ou ainda através do E-mail adelmo2009@gmail.com. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...