domingo, 25 de janeiro de 2015

Livro de escritor garanhuense, que foi um dos vencedores do II Prêmio Pernambuco de Literatura, será lançado na terça-feira (27) no Recife

Escritor Helder Herik, de Garanhuns, foi um dos vencedores. Foto: Reprodução Facebook

O Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, em parceria com a Cepe – Companhia Editora de Pernambuco – lança os quatro livros vencedores da segunda edição do Prêmio Pernambuco de Literatura. O lançamento acontece no Museu do Estado (Mepe), na próxima terça-feira (27/01), a partir das 19h.

Entre os premiados está o escritor garanhuense Helder Herik com seu livro de poesias Rinoceronte dromedário. Além dele, as outras obras vencedoras foram o romance Ascenção e queda, de Wander Shirukaya (Itambé, Zona da Mata),  o romance Associação Robert Walser para sósias anônimos, de Tadeu Sarmento (Recife) e o livro de contos Dois nós na gravata, de Rômulo César Melo (Recife). “Acredito que, tanto eu quanto os demais vencedores, ganhamos um atestado de qualidade literária, algo que, com certeza, se não nos garante diretamente o sucesso, garante que tenhamos uma vitrine. Cabe a nós agora aproveitar a projeção da melhor maneira possível”, afirmou o escritor Wander Shirukaya.

Segundo o coordenador de Literatura da Secult-PE, Wellington de Melo, há uma grande expectativa em relação a esse lançamento, principalmente porque dois dos autores são estreantes e grandes promessas da cena literária. “Essa é uma etapa muito importante, pois é quando as obras finalmente cumprirão seu papel, de chegar ao público leitor. É quando os livros começam realmente suas histórias”, destaca.

SOBRE O LIVRO DE HELDER HERIK

Rinoceronte dromedário (poesia), Helder Herik

Bons achados poéticos em um conjunto pleno de surpresas expressivas em busca de recuperar uma linguagem infantil, quase recriação, com neologismos e experimentos discursivos. Obra de autor voltado à pesquisa das formas não apenas linguísticas, mas igualmente dos aspectos sonoros e imagéticos em consonância com as categorias poundianas da melopeia e da fanopeia. 

 Assim como A invenção dos avós, o novo livro possui a temática voltada para a infância e aborda um traço biográfico do poeta: a dislexia. Segundo ele, “os poemas tendem a abordar o universo das crianças disléxicas, que aprendem as coisas pela prática de fazer e não pelo formalismo teórico”. Por isso, Helder considera seus poemas mais visuais e imagéticos do que sonoros. “São, eu diria, poemas que ao serem lidos, aparecem na sua frente, como se fosse uma projeção em 3D. Disléxicos aprendem as coisas mais por visualização do que por audição. Quis colocar isso no livro” disse o escritor garanhuense em entrevista ao Café Colombo

Rinoceronte dromedário, livro de poesias do garanhuense Helder Herik

Para saber mais clique AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...