CLIQUE NO BANNER E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO NATAL DE GARANHUNS

Mande seu currículo

Mande seu currículo
SELEÇÃO EM GARANHUNS E REGIÃO. MANDE SEU CURRÍCULO

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Projeto leva cidadania e tecnologia a assentamentos rurais em Garanhuns

Moradores de Garanhuns contam com uma nova tecnologia a serviço da economia social. Orquídeas produzidas pelo Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE e pela Biofábrica Gov. Miguel Arraes – CETENE são a nova fonte de renda desses agricultores familiares.

O projeto “Produção in vitro de mudas de orquídeas e aclimatização em unidades gerenciadas pela agricultura familiar” foi proposto pela professora Cláudia Ulisses, do Departamento de Biologia da UFRPE. O projeto, selecionado em edital e financiado pelo Banco do Nordeste do Brasil, atua desde 2007 na produção de mudas e no treinamento dos agricultores e seus familiares.

Com início em 2007, o projeto tem como foco a produção in vitro de mudas de orquídeas e aclimatização em estufas gerenciadas pelos agricultores. Através de capacitações eles aprendem a cultivar as espécies, a gerenciar e promover as vendas das mudas e ainda contam com uma conscientização ambiental, que estimula a preservação das espécies. “A contrapartida que pedimos a eles é que parte das mudas seja devolvida para matas”, pontua Cláudia.

As mudas são produzidas pelo método convencional no Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais da UFRPE e pela tecnologia de biorreatores de imersão temporária, técnica inovadora que amplia e acelera a produção e que é dominada pela Biofábrica do CETENE.

CENTENE

Secretário de Educação do Estado apresenta painel em encontro de educadoras e recreadoras rurais em Garanhuns


Cerca de 500 mulheres estão reunidas, durante esta semana, no II Encontro Estadual de Educadoras e Recreadoras Sociopolíticas Rurais. O evento está reunindo mulheres do campo e representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs), da Secretaria da Mulher e de movimentos sociais. O secretário de Educação, Anderson Gomes, foi convidado a participar do evento, realizado no Hotel Tavares Correia, em Garanhuns, e apresentou um painel na tarde da última quinta-feira (30).

O encontro abordou os seguintes eixos temáticos: a Rede de Agentes de Políticas Públicas para Mulheres Rurais e a elevação da escolaridade e profissionalização das educadoras, recreadoras e mulheres rurais. Antes da apresentação do secretário, que dividiu a mesa com a secretária da Mulher, Cristina Buarque, e ogerente geral de Empreendedorismo da Secretaria Estadual de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Paulino Albuquerque, houve um momento para a apresentação das discussões dos grupos de trabalho.

“Estou muito feliz em estar aqui diante de uma plateia de mulheres guerreiras e de atitude. Acompanhamos o trabalho da Secretaria da Mulher e sabemos o longo caminho que precisou ser percorrido até chegar num evento como esse. Nós, da Secretaria de Educação, temos um olhar diferenciado para adultos não alfabetizados e dentro desse público, a maior parte é de mulheres da zona rural. É pra esse segmento que dedicamos os programas de correção de fluxo, que precisam ser mais difundidos nessas regiões”, afirmou Anderson Gomes.

Na sua apresentação, o secretário lembrou dos avanços que a educação de Pernambuco vem conquistado nos últimos anos, como a introdução de ferramentas tecnológicas na sala de aula, políticas de valorização do professor, entre outras. Já a secretária Cristina Buarque apresentou um primeiro painel intitulado “As Mulheres Rurais e Políticas Públicas: A Rede como uma Estratégia de Inclusão - Avanços e Desafios”.

Segundo ela, o encontro é de fundamental importância para a articulação das mulheres rurais. “Esperamos que educadoras e recreadoras tenham uma compreensão ampliada do processo de empoderamento deste segmento de mulheres, por meio da articulação em rede”, comentou.

Rede de Mulheres- Atualmente, a Rede de Agentes de Políticas Públicas para Mulheres Rurais conta com 50 mil trabalhadoras, 43 ONGs e 16 movimentos sociais.

Secretaria de Educação de Pernambuco e Foto de Ademar Filho

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Resultado da enquete do blog

A última enquete realizada em nosso blog foi sobre em quem você votaria para prefeito de Garanhuns. Esta enquete não se trata de pesquisa eleitoral, pois não utiliza métodos científicos para sua realização, mas de um mero levantamento de opiniões, dependendo apenas da participação espontânea do interessado.
Segue-se o resultado da enquete:

Em quem você votaria para prefeito de Garanhuns






Espetáculo Herdeiros com artistas da globo será apresentado em Garanhuns


Com textos e direção de Francis Mayer, o espetáculo " HERDEIROS" em cartaz pelo Brasil há 20 anos, se apresenta pela primeira vez em Garanhuns, nos dias 05 e 06 de Setembro ás 20hs no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante.

Sinopse

"HERDEIROS" é um espetáculo que busca recuperar os laços familiares que fomos perdendo à medida em que nos transformamos em indivíduos modernos. Após três anos, quatro irmãos (Marcelo, Ronaldo, Solano e Leandro) se reencontram no apartamento da mãe deles, em Copacabana, quando esta desaparece durante um fim de semana. A ação da peça acontece num dia de domingo entre a tarde e a noite. Sendo necessário se completar o período de 48 horas após o desaparecimento consumado para formalizar registro oficial de sequestro, o quarteto se reúne para decidir o que vão fazer. Assim sendo, involuntariamente, acontece um acerto de contas entre eles, rediscutindo suas próprias vidas.

Elenco

No elenco temos as participações dos atores da rede Globo, Guilherme Leicam ( o Fábio da novela Fina  Estampa), Eliseu Carvalho ( o Carneirinho da novela Aquele Beijo), Cristiano Ximenez ( o Lucas da novela Insensato Coração) e Maurício Silveira ( o Samuel da novela Insensato Coração).

Adquira seu ingresso antecipado com desconto ao preço de 20 reais na Iza Calçados ou no dia do espetáculo à 40 reais.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Candidatos à prefeitura de Garanhuns serão entrevistados na TV Jornal

Os quatro candidatos à prefeitura de Garanhuns serão entrevistados na TV Jornal, cada um dispondo de sete minutos para falar dos seus planos de governo, dentro do TV Jornal Meio Dia, a partir das 11h45. O primeiro entrevistado será o tucano Silvino Andrade, que falará na próxima segunda-feira, dia 3. Na terça, dia 4, é a vez de Zé da Luz (PHS) e na quarta Izaías Régis (PTB). A sequência encerra na quinta-feira, dia 6, com a presença na emissora do representante do PSOL, Paulo Camelo.

Nesta terça-feira três dos candidatos à sucessão municipal foram sabatinados por dentistas que exercem sua profissão e votam em Garanhuns. Cada um falou e respondeu a perguntas durante 20 minutos. Compareceram o deputado Izaías Régis, o ex-prefeito Silvino Andrade e o engenheiro Paulo Camelo. Zé da Luz também foi convidado, mas mandou avisar por uma correligionária que não poderia estar presente.

Do blog de Roberto Almeida

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Expresso Cidadão completa um mês em Garanhuns

Há um mês, o Expresso Cidadão, programa do Governo do Estado vinculado à Secretaria de Administração - SAD, ganhava mais uma unidade. A cidade de Garanhuns, foi a escolhida para receber o programa que trouxe benefícios não só para a população local, mas para os moradores de municípios vizinhos. Somente neste primeiro mês de funcionamento, a equipe do Expresso realizou um total de 4.434 atendimentos.

Entre os serviços mais procurados estão a emissão de carteira de identidade e consultas ao Detran. O espaço oferece ainda atendimento do Procon, onde é possível fazer reclamações, realizar conciliações e negociações de dívidas; e ter acesso à Defensoria Pública, que presta serviços como divórcio, curatela, tutela, inventário de reintegração de posse e investigação de paternidade. São mais de 10 órgãos parceiros, entre eles Compesa, Agência do Trabalho, Lafepe, Receita Federal, Central de Atendimento ao Servidor, Funape e Prefeitura de Garanhuns.

Segundo a gerente de Atendimento ao Cidadão, Cristiane Guedes, a unidade é muito importante para o Agreste Meridional e a procura pelos serviços oferecidos está crescendo gradativamente. “O investimento do Governo do Estado para a cidade trouxe grandes melhorias para a consolidação de Garanhuns como polo regional. Espera- se que em breve o Expresso Cidadão esteja atuando com sua capacidade máxima”, destacou. Com área total construída de 1.682,40 m², foram investidos na obra mais de R$ 3 milhões. Ao todo, cerca de 130 funcionários trabalham em dois turnos, de segunda a sábado.

Diário Oficial de Pernambuco

Café com Poesia do Sesc Garanhuns discute obra de Graciliano Ramos nesta terça(28)

A partir das 19h30 desta terça-feira (28), o Sesc Garanhuns realiza mais uma edição do Café com Poesia, que terá como temática “Viagem ao Mundo de Graciliano Ramos”. Os escritores convidados para este encontro são Pedro Américo de Farias e Marcelo Mário de Melo, com participação do músico Leo Noronha.

O evento é gratuito e aberto ao público, e acontece no Salão de Eventos do Sesc Garanhuns.

Em Garanhuns: Programação especial marca a Semana Nacional de Trânsito

O Comitê Regional de Prevenção a Acidentes de Moto está preparando uma programação especial para marcar a Semana Nacional de Trânsito em Garanhuns e demais municípios que fazem parte da V GERES - Gerência Regional de Saúde.

De 17 a 21 de Setembro várias atividades serão realizadas em escolas municipais e estaduais, com palestras e trabalhos elaborados pelas crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, voltados a Educação no Trânsito.

No encerramento, dia 21, acontecerá um grande encontro no Centro de Convenções do Hotel Tavares Correia com palestra aos estudantes, proferida pelo Capitão Luciano, Coordenador da Operação Lei Seca no estado de Pernambuco. Na ocasião, serão mostrados os trabalhos feitos ao longo da semana e os alunos receberão 600 camisetas pela participação no grande evento.

"Entendemos que a educação para o trânsito deve ser contínua e sempre buscando mostrar a estas crianças e adolescentes a necessária responsabilidade, isto acaba influenciando até seus pais, quando eles levam esta mensagem para dentro de suas casas." - Afirma Dr. Elenílson Liberato, gestor da V GERES e presidente do Comitê Regional de Prevenção a Acidentes de Moto.

A Semana Nacional de Trânsito promove justamente a conscientização, e o Governo do Estado, através da V GERES, e das instituições que fazem parte do CRPAM farão deste evento mais uma forma de alertar a população sobre o alto índice de acidentes em nossa região, desta vez, focando na educação às crianças matriculadas em nossas escolas.

SERVIÇO: SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO EM GARANHUNS
17 A 21 DE SETEMBRO
PALESTRAS E TRABALHOS COM JOVENS
GRANDE ENCONTRO NO CENTRO DE CONVENÇÕES DO HOTEL TAVARES CORREIA
REALIZAÇÃO: CRPAM / V GERES / GOVERNO DE PERNAMBUCO

Sebrae promove Workshop sobre Inovação e Competitividade Empresarial em Garanhuns nesta quarta(29)

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, juntamente com o Nectar (Núcleo de Empreendimentos em Ciência, Tecnologia e Arte) promovem na próxima quarta-feira, (29/08), em Garanhuns, o Workshop “Inovação e Competitividade Empresarial”, que vai discutir sobre inovação empresarial, e tem como foco os empreendedores. O evento acontece no Garanhuns Palace, às 19h. As inscrições continuam abertas e são gratuitas.

As palestras têm como objetivo difundir práticas que aumentem a competitividade das empresas de pequeno porte. O facilitador será o especialista em comportamento organizacional e doutorando em Ciências da Computação, Marcos Suassuna. Nos últimos dez anos, Marcos prestou consultoria para o Banco Mundial, Prefeitura da Cidade do Recife, entre outros.

Os empresários interessados em participar devem se inscrever através do site nectar.org.br/workshop. É importante lembrar que o evento é gratuito, e as vagas são limitadas.

Serviço:

Workshop Inovação e Competitivida de Empresarial

Inscrições:www.nectar.org.brValor das inscrições: gratuito

Público-alvo: empresários de empresas de pequeno porte (EPP)

Informações: (81) 3454.1215

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

SecMulher realiza encontro com Mulheres Rurais em Garanhuns a partir desta terça(28)

A Secretaria Estadual da Mulher promove a partir de amanhã, 28, terça-feira até a sexta-feira, 31, o II Encontro Estadual de Educadoras e Recreadoras Sociopolíticas Rurais. O evento será realizado no Hotel Tavares Correia, em Garanhuns, com a realização de palestras, apresentação de vídeos e outras atividades.

O objetivo é fortalecer o processo de formação das educadoras e recreadoras da Rede de Agentes de Políticas Públicas para Mulheres Rurais. O encontro abordará quatro eixos temáticos : Rede de agentes de Políticas Públicas para Mulheres Rurais; conteúdos e conceitos; elevação da escolaridade e profissionalização das educadoras, recreadoras e mulheres rurais.

A Secretária Cristina Buarque estará no local encabeçando a equipe técnica. Ela fará a abertura do evento falando em um primeiro painel, sobre As Mulheres Rurais e Políticas Públicas : A Rede como uma Estratégia de Inclusão - Avanços e Desafios, agendado para ser realizado na tarde da terça-feira (28). Na quarta-feira, 29.

Os secretários de Educação Anderson Gomes e de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Antônio Carlos Maranhão, vão colaborar com a Secretária Cristina Buarque, participando da construção de políticas públicas para as mulheres, dentro do painel: O conhecimento sociopolítico em favor do crescimento intelectual e profissional das mulheres rural, a ser realizado no quinta-feira (30), pela manhã.

Segundo Cristina Buarque o encontro é muito importante para as mulheres rurais, “esperamos que educadoras e recreadoras tenham uma compreensão ampliada do processo de empoderamento deste segmento de mulheres, por meio da articulação em rede”.

FNDE promove Capacitação de Tutores do Programa Formação Pela Escola em Garanhuns

A Secretaria de Educação (SE), em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), promove a I Capacitação de Tutores do Programa Formação Pela Escola de Pernambuco (FPE), nos dia 30 e 31 de agosto, no auditório da Faculdade de Administração de Garanhuns, no Agreste. O evento contará com a presença do coordenador nacional do FPE, Adalberto Paz, técnicos e coordenadores das ações e de programas do FNDE.

Realizada pela Secretaria Executiva de Gestão da Rede (SEGE), por meio da Gerência de Programas, Projetos e Convênios de Gestão da Rede, a formação pretende contribuir para fortalecer o controle social dos recursos públicos destinados à educação, levando as ações do Programa aos municípios pernambucanos através dos tutores.

Fomentando o regime de colaboração, a ideia da formação é fazer a interlocução entre Estado e municípios, fortalecendo o regime de colaboração, incentivando a participação dos tutores para que as ações do FPE beneficiem os municípios pernambucanos. “Incentivamos os municípios a aderir aos programas do FNDE. Isso fortalece a educação pública desses locaise, consequentemente, de Pernambuco”, destacou a coordenadora do FPE na Secretaria de Educação, Izabel Antonina.

FORMAÇÃO PELA ESCOLA - O FPE é um Programa Nacional de Formação Continuada a Distância das Ações do FNDE. Oferece cursos de capacitação, em que os participantes conhecem os detalhes da execução das ações e programas da Autarquia, tais como a concepção, as diretrizes, os principais objetivos, os agentes envolvidos, a operacionalização, a prestação de contas e os mecanismos de controle social.

Pernambuco atualmente conta com a participação de tutores em 116 municípios, que fizeram a inserção da demanda do PFE, no Plano de Ações Articuladas ? PAR, bem como tutores em 15 Gerências Regionais de Educação, com um total de 183 tutores e cinco multiplicadores, sob a Coordenação Estadual da Gerência de Programas, Projetos e Convênios de Gestão da Rede.

Serviço:

Local: Auditório da Faculdade de Administração de Garanhuns

Avenida Caruaru, 508, bairro: São José - Garanhuns_PE

Data: 30 e 31/08

Hora: das 08h às 18h

Tensão política acaba em tiros em Bom Conselho

A pedido da Justiça, a Polícia Militar enviou neste domingo (26) uma equipe do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati) a Bom Conselho (Agreste). A medida foi tomada após um fim de semana de tensão entre militantes políticos adversários, que culminou com cinco tiros disparados contra o portão da casa da secretária municipal de Educação, Denize Vilela. Ninguém se feriu e o autor dos disparos ainda não foi identificado.

A tensão no fim de semana teve início no sábado. Em dia de feira livre nas ruas, um helicóptero sobrevoou a cidade e jogou panfletos com a informação de que o prefeiturável Dannilo Godoy (PSDB) teria praticado um homicídio em João Pessoa (PB), em 2011, e relacionando outras acusações contra o candidato. “A aeronave estava com seu prefixo coberto por uma tarja, impossibilitando sua identificação”, informou o tenente da PM Gladstone Silva, do Batalhão de Garanhuns, que é responsável pelo policiamento de Bom Conselho.

Em seguida, material de campanha da prefeita e candidata à reeleição Judith Alapenha (PDT), exposto na praça da cidade, foi danificado supostamente por apoiadores do tucano. E já na madrugada de ontem, por volta de 1h30, aconteceram os disparos no portão da casa da secretária.

De acordo com o tenente Gladstone Silva, foi aberto um inquérito pelo delegado de Polícia Civil do município para apurar os fatos. Ainda segundo ele, o clima na cidade arrefeceu durante o domingo. O militar afirmou também que não há necessidade de um pedido de força federal para garantir a segurança durante a campanha eleitoral.

Segundo informou a assessoria da prefeita Judith Alapenha, ela terá uma audiência com o comandante da PM, coronel Luís Aureliano. Quatro candidatos disputam a eleição em Bom Conselho: além de Judith, que tenta a reeleição, e do tucano Dannilo Godoy, estão também no páreo Washington Azevedo (PT) e Boanerges de Carvalho (PSB).

DO JC

Garanhuns é destaque na revista Veja como um dos melhores índices no desempenho de ensino na Rede Municipal


A revista Veja publicou os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). De acordo com as informações, a Rede Municipal de Ensino de Garanhuns obteve desempenho satisfatório, com melhora de 42%, alcançando, inclusive, índices previstos para 2013. O IDEB avalia a qualidade do Ensino Básico nas séries iniciais e finais, para medir a qualidade da educação no Brasil.

As notas divulgadas pelo Ministério da Educação se referem ao ano letivo de 2011. O resultado revelou que as Escolas Municipais apresentaram o índice de 3,7 no geral, para as séries dos anos iniciais (1º ao 5º ano). Resultado previsto para o ano de 2013. Das Instituições, destaque para a Escola Municipal Luiz Tenório de Carvalho que obteve pontuação de 5,5. Já nos anos finais (6º ao 9º ano), o Município alcançou o índice de 3,4, sendo que a Escola Municipal Jaime Luna apresentou média de 4,1. Vinte e seis escolas do Município foram avaliadas, destas, algumas situadas na Sede e outras no Campo.

De acordo com a diretora de Ensino, Elma Alencar, o resultado divulgado significa muito para o município de Garanhuns e mostra que a Educação está no caminho certo. “Este resultado é uma resposta ao trabalho sistemático realizado na educação do nosso Município. Isso nos alegra, pois mostra que a Rede Municipal de Ensino está caminhando na direção certa”, destacou Elma Alencar.

IDEB - O IDEB foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) do Ministério da Educação, em 2007. Sintetiza dois conceitos importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do INEP, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e a Prova Brasil.

domingo, 26 de agosto de 2012

Atleta de Garanhuns vence Maratona de Londrina

A 2ª edição da Maratona de Londrina reuniu mais de 2,5 mil corredores nas ruas da cidade na manhã deste domingo (26). Por um segundo de diferença, o pernambucano de Garanhuns Marcos Antônio Pereira foi o vencedor, completando o percurso de 42 km em 2h28m06s. O segundo colocado na prova foi José Gutembergue Correa, que fez o tempo de 2h28m07s. “O chip [que registra a chegada dos atletas] estava no pé direito. Nós chegamos juntos, mas ele errou o pé, colocou o esquerdo antes”, conta o vencedor, que levou R$ 10 mil para casa. O queniano Paul Korir, integrante do pelotão de elite, chegou em terceiro, com 2h29m48s.

Projeto Curta Agreste Aesga, exibe documentário do crime do padre Hosana

O projeto Curta Agreste – AESGA estará exibindo o documentário: O crime do padre Hosana, onde conta a história do assassinato do Bispo de Garanhuns, Dom Francisco Expedito Lopes, fato este que repercutiu nacional e internacionalmente.

O documentário é uma realização da Universidade Católica de Pernambuco em parceria com o SESC/Garanhuns e será exibido no dia 29 de agosto às 19 horas no Auditório da AESGA. O evento valerá 5 horas de atividade complementar.


Assalto a estabelecimento comercial em Garanhuns

Dois elementos armados assaltaram a GAMOTO, estabelecimento comercial que fica na Praça Jardim em Garanhuns.

Segundo as vítimas, os elementos chegaram armados de revolver e anunciaram o assalto. Os assaltantes conseguiram subtrair aproximadamente R$ 2.800,00 (dois mil e oitocentos reais), um aparelho de celular e um capacete de cor azul e marca IMS. Após o assalto a Polícia Militar foi acionada e efetuou diligências na área, mas sem êxito.

O assalto aconteceu às 13h da sexta-feira (24), no centro de Garanhuns.

Do Agreste Violento

sábado, 25 de agosto de 2012

Judoca de Garanhuns conquista vitória no Campeonato Mundial Juvenil e Junior de Judô

É com muita alegria que divulgamos a vitória da judoca Raquel Ingrid, de Garanhuns, no campeonato Mundial Juvenil e Junior de Judô, pela FWJ - Federação Mundial Judô, na categoria Juvenil -57kg. A competição foi realizada pela manhã de hoje em Brasília e Raquel conquistou o primeiro lugar.

A mãe de Raquel Ingrid fala da emoção com que recebeu a notícia quando sua filha liga dizendo que foi campeã. Ela lembra de todo o esforço que Ingrid seguiu; horas e horas de treinos, de alimentação regrada, das festas trocadas pela competições e treinamentos, a corrida atrás das matérias perdidas na escola por causa das viagens, enfim de toda uma batalha árdua, mas que fez valer o sabor da vitória.

É Garanhuns no lugar mais alto do pódio a nível internacional! O blog V&C parabeniza a judoca e ao seu técnico Carlos Tevano pela conquista.




Garanhuns será sede do encerramento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Garanhuns será sede do encerramento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Após apresentação no Espaço Ciências, em Olinda (24 de agosto de 2012), das ações do Programa Empreender Comunidade, o qual atua no tripé sustentabilidade, economia verde e erradicação da pobreza e os temas das universidades direcionados à oficinas, palestras, exposições e cursos, consolidou para que a cidade fosse apta a ser sede do encerramento.

Estavam presentes ao evento uma plateia extremamente seleta, constituída por doutores, mestres e representantes de outros municípios, além de uma instituição que também disputava a ser sede, todo o evento é coordenado pelo Prof. Antonio Carlos Pavão, coordenador do Espaço Ciência de Pernambuco/Olinda.

O encerramento será no período de 15 a 21 de outubro de 2012.

Esta conquista foi possível graças a parceria da Secretaria de Desenvolvimento com o mundo acadêmico do município, ou seja, UFRPE, UPE, AESGA e IFPE e com o total apoio e reconhecimento de suas ações desenvolvidas, através do Sr. Cláudio Nascimento, coordenador da Câmara Temática: Tecnologia da Informação do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada em Brasília em abril de 2011, o qual ocupa também o cargo de Diretor de Tecnologia do município de Olinda-PE.

71º Batalhão de Infantaria Motorizado realiza reunião de coordenação para o desfile do 7 de Setembro em Garanhuns



No último dia 23 de agosto, o Comandante do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado, Tenente Coronel Wilson Roberto Agostinho do Nascimento, realizou nas instalações do Batalhão, a reunião de coordenação para o desfile cívico-militar de 7 de Setembro, na cidade de Garanhuns (PE).

Participaram do evento o Secretário Municipal de Educação, Sr Marcelo Moura Júnor, representantes da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, do Conselho Tutelar de Garanhuns, da Loja Maçônica, além dos gestores da Autarquias e das instituições de ensino das redes pública e privada do município.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Judoca garanhuense participa do Campeonato Mundial Juvenil e Júnior de Judô

Está sendo iniciado hoje (24) e vai até o dia 26 de agosto, o 1º Campeonato Mundial Juvenil e Júnior de Judô. A competição acontece em Brasília pela LNJ (Liga Nacional de Judô), com chancela da Word Judo Federation.

A atleta garanhuense Raquel Ingrid estará neste sábado disputando mais uma conquista nos tatames. Vamos torcer para que nossa judoca traga mais uma medalha para enaltecer nossa cidade.

A Academia de Carlos Tevano agradece o apoio da Prefeitura de Garanhuns, junto com a Secretaria de Comunicação Social e Esportes e também ao comerciante Tony das lojas Sobral Calçados que sempre colabora patrocinando a judoca.

UFPE abre inscrições para vestibular de cursos a distância

Estão abertas, a partir de segunda-feira (27), até 6 de setembro, inscrições para vestibular de três cursos a distância da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Há 1.020 vagas nas seguintes graduações: licenciatura em letras/língua portuguesa (300 vagas); licenciatura em letras/língua espanhola (420) e licenciatura em matemática (300).

Os polos presenciais ficam nas cidades de Recife e Olinda, na Região Metropolitana; Limoeiro, na Zona da Mata; Garanhuns, Pesqueira e Surubim, no Agreste; Tabira, Trindade e Petrolina, no Sertão. Nesses municípios será aplicado vestibular.

A inscrição custa R$ 70 e deve ser feita apenas no site da Comissão do Vestibular (Covest), no endereço www.covest.com.br . As provas serão numa única etapa, dia 23 de setembro. Haverá redação e teste com 50 questões objetivas de disciplinas diversas, conforme o curso que o candidato estará concorrendo. As aulas começarão no dia 16 de outubro.

Do JC

Parlamento Jovem Brasileiro seleciona quatro trabalhos de escolas públicas pernambucanas, sendo dois deles de Garanhuns

Foi divulgada, no último dia 13 de agosto, a lista dos trabalhos dos estudantes de escolas públicas do Estado que serão apresentados este ano na 9ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). Dos quatro projetos de Lei de Pernambuco selecionados, três foram de estudantes da rede estadual de ensino e o outro de um aluno do Colégio de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra, de Garanhuns.

Foram mais de mil projetos de lei enviados por estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio de escolas públicas de todo o país às secretarias de educação dos estados. Os trabalhos escolhidos foram encaminhados a uma comissão formada por assessores legislativos da Câmara dos Deputados, que selecionou os 78 participantes. O número de representantes por Estado é proporcional ao número de deputados federais, neste caso Pernambuco tem direito a quatro Jovens Parlamentares, selecionados entre os 16 pré-indicados.

O aluno Lucas Libório de Lima, 17 anos, do 2º ano da Escola Estadual Dom João da Mata Amaral, de Garanhuns, apresentará sua proposta de Lei sobre a qualidade no atendimento nos hospitais da rede de saúde nacional. Outro selecionado foi Manoel Gustavo Gonzaga Menezes, 18 anos, aluno do 2º ano da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) de Bezerros, com o trabalho sobre a criação da Olimpíada Brasileira de Pequenos Esquetes das Escolas Públicas. Também integra a lista dos jovens pernambucanos selecionados, o estudante Jonathan Juvêncio de Souza, da Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra, de Garanhuns, com a proposta de Institucionalização e obrigatoriedade de instalação de circuito de câmeras de segurança em empresas com 30 ou mais funcionários.

Já a estudante Girlane Balbino de Oliveira, 19 anos, do 2º ano da Escola Estadual Sylvio Rabelo, do bairro de Santo Amaro, apresenta um projeto que dispõe sobre o incentivo a produção de material em Braile destinado a alunos cegos e/ou com baixa visão. Girlane, que tem baixa visão, idealizou o documento para auxiliar outros estudantes que, como ela, possuem algum tipo de distúrbio de visão. A ideia é que os editais de concurso e os materiais de estudo sejam publicados também na versão braile. “Os alunos com deficiência visual precisam ter acesso à informação e não precise pedir ajuda pra ter conhecimento sobre um edital, por exemplo. Além disso, ainda precisamos de mais materiais didáticos em braile”, comenta.

Mandato parlamentar- Durante cinco dias, entre 24 e 28 de setembro, jovens de todo o país participarão de uma jornada parlamentar na Câmara, onde atuarão como deputados federais. A simulação da rotina dos trabalhos legislativos pretende despertar os jovens parlamentares para a reflexão crítica e representação política por meio da vivência do processo democrático. Para a diretora da Escola Estadual Dom João da Mata Amaral, de Garanhuns, Maria de Fátima Galindo, o projeto é um incentivo à politização dos estudantes. “A importância desse projeto é mostrar para os estudantes a importância de ser um jovem politizado e consciente”, afirmou.

Nos projetos de lei selecionados, destaca-se a atenção dos jovens para a área de Educação, Cultura, Esporte e Turismo. Dos 78 projetos participantes, metade está relacionada aos temas, principalmente no que diz respeito à educação especial, como incentivo à produção de material em braile, educação para alunos com necessidades especiais e acessibilidade. Há também uma preocupação com políticas contra drogas, como projetos dispondo sobre campanhas de conscientização e incentivo à criação de clínicas especializadas no tratamento de dependentes jovens.

Jornada Parlamentar -O Parlamento Jovem Brasileiro, instalado anualmente, é regulado pelo Ato da Mesa n.º 49/04 e pela Resolução 12/03 da Câmara dos Deputados. O programa tem por finalidade possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. A primeira edição do programa ocorreu em 2004. Pernambuco participou de todas as edições deste programa e já enviou 32 jovens à Brasília

TRE vota a favor do deferimento da candidatura de Silvino Andrade

Os seis desembargadores do pleno do Tribunal Regional Eleitoral, TRE, votaram a favor do ex-prefeito Silvino Andrade Duarte, deferindo o registro de sua candidatura. Ele agora não enfrenta qualquer impedimento para disputar a sucessão municipal.

Prevaleceu a segunda votação da Câmara Municipal, que aprovou as suas contas, e deste modo o tucano não está mais incluído entre os políticos com a ficha suja.

Silvino tinha tido o seu registro indeferido pelo juiz eleitoral de Garanhuns, Glacidelson Antônio da Silva, que atendeu solicitação do Ministério Público e de partidos da coligação ligada ao deputado Izaías Régis.

Na capital o representante do PSDB ainda sofreu um revés, quando o procurador regional eleitoral acompanhou a decisão da primeira instância. A situação começaria a mudar no Tribunal de Justiça e foi consolidada ontem à noite entre os juízes do Tribunal Eleitoral.

Silvino Duarte passou a semana em Recife, acompanhando de perto a decisão e agora retorna à cidade para retomar sua campanha política.

Logo após a decisão do TRE, Silvino fez o seguinte agradecimento aos seus correligionários: "Meus amigos. Vencemos a primeira batalha. Acabamos de receber o resultado do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Por seis votos a zero temos o Registro de nossa candidatura consolidado. Quero agradecer a cada um pelas orações, pela força positiva, pelas mensagens de apoio, enfim...pelo sentimento de carinho demonstrado. Muito Obrigado".

Do blog de Roberto Almeida

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Garanhuns poderá ter teleférico

Atendendo a solicitação oficial feita por Gedécio Barros, o Secretário de Turismo do Estado, Alberto Feitosa, incluiu Garanhuns no programa do Governo Estadual de implantação de teleféricos em algumas cidades do interior, como é o caso de Gravatá, Bezerros e Caruaru entre outras. Agora Garanhuns está sendo incluída nos estudos preliminares do projeto.

Neste sábado, 25, estará vindo a Garanhuns, uma equipe técnica para analisar as nossas colinas e fazer um estudo inicial para a implantação de um teleférico na Cidade das Sete Colinas.

Este é um Sonho de Paulo Camelo, que ficaria aguardando, se um dia o engenheiro fosse um eleito para poder concretizar o seu antigo sonho. Consultado se já havia algum projeto no papel, para facilitar no estudo técnico da implantação desta ferramenta de turismo, Paulo alegou que isso só deveria acontecer depois das eleições. Que esse não é o momento para isso.

Mesmo com a discordância de Camelo, independente de quem seja o “pai da criança”, Garanhuns precisa e tem condições de ter um teleférico. Ficar esperando Paulo Camelo ser eleito Prefeito é postergar uma possibilidade.

Por ser do PR, partido ao qual o Secretário Alberto Feitosa também é membro, sabendo do programa do turístico da Secretaria de Turismo, Gedécio, aproveitou a oportunidade. Garanhuns é uma cidade privilegiada por sua topografia e esse é o momento de ser incluída neste programa.

Por Calvino Brasil do Panorama Garanhuns

UFRPE abre inscrições gratuitas para curso de inglês

Universitários de qualquer instituição de ensino superior de Pernambuco podem se inscrever para o curso de inglês promovido pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O cadastro é gratuito e as aulas são nos níveis básico e intermediário.

Com o objetivo de selecionar candidatos ao programa Ciência sem Fronteiras, do governo federal, que estimula a ida de universitários brasileiros para estudar no exterior, o curso oferece 135 vagas neste 2º semestre. As inscrições seguem até o dia 5 de setembro.

As inscrições devem ser realizadas, exclusivamente, pelo e-mail intercambio@reitoria.ufrpe.br. O candidato deverá indicar o local de preferência para realização do curso (Dois Irmãos, Garanhuns ou Serra Talhada). Acesse aqui o edital.

A seleção será realizada através de testes de nivelamento, incluindo avaliação escrita e oral, com questões de vocabulário e compreensão de leitura.

Haverá turmas de, no máximo, 15 alunos com carga horária de 60h/aula (para cada um dos níveis), com quatro horas semanais, por um período de 15 semanas. As aulas são ministradas por alunos de letras da UFRPE, supervisionados por docentes de língua inglesa de cada Unidade Acadêmica.

Do NE10

Silvino Andrade consegue sua primeira vitória na Justiça

O ex-prefeito Silvino Andrade (PSDB), que tenta voltar ao Governo Municipal de Garanhuns na eleição deste ano, obteve ontem à noite a sua primeira vitória na Justiça, com relação ao deferimento de sua candidatura. Depois de ter seu pedido negado pelo juiz de Garanhuns e do parecer contrário do Procurador Eleitoral de Pernambuco, o desembargador José Ivo de Paula votou a favor do tucano.

A decisão agora vai para o pleno do Tribunal de Justiça, quando o colegiado de desembargadores irá opinar sobre o pedido de registro de Silvino.

Toda a questão gira em torno das duas votações da Câmara Municipal, uma reprovando as contas do ex-prefeito e a segunda limpando seu nome.

Caso os demais membros da Corte de Justiça aceitem que a aprovação das contas foi válida, o tucano terá o seu nome retirado da Lei da Ficha Suja e estará apto a concorrer ao pleito de outubro.

Silvino chegou a interromper a sua campanha, esta semana, exclusivamente para acompanhar o julgamento em Recife. Com a decisão do desembargador, o caminho ficou aberto para o ex-prefeito se livrar das complicações jurídicas que atrapalham sua luta para retornar ao Executivo Municipal.

Hoje ou amanhã tudo estará decidido e o representante do PSDB tem boas chances de disputar a eleição.

Neste caso, retomará as caminhadas de rua, reuniões, divulgação pela internet e Guia Eleitoral.

Do blog de Roberto Almeida

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Seminário Pernambuco na Copa chega a Garanhuns nesta quinta(23)

O seminário regional Pernambuco na Copa do Mundo da FIFA chega, nesta quinta-feira (23), à cidade de Garanhuns, a sétima das 16 localidades que serão visitadas pela caravana do Governo do Estado até o final de setembro. Representando o Agreste Meridional de Pernambuco, o município será palco de discussões sobre o projeto Pernambuco na Copa e receberá atividades esportivas e culturais. Tudo com um só objetivo: levar o clima do Mundial de 2014 para essa região de desenvolvimento do Estado, estimulando o engajamento da população para com o evento.

O primeiro tempo da programação do seminário acontecerá no Centro Cultural, localizado na Esplanada Cultural Guadalajara, na Praça do MAMA. A partir das 9h, haverá o credenciamento dos participantes e o café da manhã de boas-vindas. Uma vez realizada a abertura do seminário, às 9h30, será iniciada a apresentação do projeto Pernambuco na Copa, em uma palestra do Secretário Executivo de Relações Institucionais da SECOPA-PE, Gilberto Pimentel, que irá abordar os preparativos do Estado para o Mundial de 2014 e as oportunidades de participação para os municípios pernambucanos.

A programação da tarde começa às 15h, quando a Praça Guadalajara receberá um campeonato de futebol de sabão, com a participação dos alunos da rede pública de ensino da região. No mesmo local, mas às 19h, terá início o Cinema na Praça: uma sessão de um filme sobre a temática do futebol, com a distribuição de pipoca para os espectadores. Toda a programação do seminário é aberta ao público.

Iterpe lança seleção com 110 vagas, sendo 8 destinadas à Garanhuns


O Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe) divulgou, no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (22), abertura de seleção simplificada para a contratação temporária de 110 profissionais de nível médio/técnico e superior. Sendo 49 de nível médio/técnico e 61 de nível superior. As oportunidades são para a sede no Recife e para as unidades regionais localizadas em Caruaru, Garanhuns, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Ouricuri e Petrolina.

Existem 15 vagas para engenheiros agrônomos, três para engenheiros cartógrafos, duas para engenheiros civis, duas para engenheiros florestais, 30 de técnicos agrícolas, uma para biólogo, oito para assessores jurídicos, uma para contador, cinco para técnicos contábeis, duas para comunicadores sociais, dez para técnicos na área social, quatro para analistas administrativos, vinte para assistentes administrativos, três para secretárias executivas e quatro para o cargo de auxiliar educacional.

A seleção terá uma única etapa de avaliação curricular e validade de 24 meses, podendo ser prorrogada por igual período, a contar da homologação do resultado final. A avaliação curricular valerá 100 pontos, sendo eliminado o candidato que não comprovar os requisitos mínimos para a contratação e não atingir uma pontuação mínima de 30 pontos. Qualquer informação falsa ou não comprovada gera a eliminação do candidato. O candidato deverá fazer uma única escolha de área de atuação.

Aos portadores de necessidades especiais será reservado o percentual de 3% do total de vagas reservadas. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas presencialmente, ou via SEDEX, com Aviso de Recebimento (AR), até o dia 05 de setembro, das 8h30min às 12h e das 14h às 17h, na/para sede do Iterpe (Endereço: Av. Caxangá, 2.200, Cordeiro – Recife/PE. CEP: 50.711-000).

Os interessados deverão preencher o formulário de inscrição juntamente com o caderno de apresentação de documentos, cuja capa deve seguir o modelo indicado no edital. Deverão encaminhar, também, cópias autenticadas de alguns documentos (conferir lista completa no edital). Os salários variam de R$ 4.590,00 a R$ 1.100,00. Para conferir o edital ou tirar dúvidas basta acessar o  AQUI  do Iterpe ou ligar para (81) 3184-5222.

Acesse o EDITAL

Do blog dos concursos

Em Garanhuns: Sebrae promove Seminário Empreendedorismo e Negócios gratuito

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizará um Seminário Empreendedorismo e Negócios, em Garanhuns, na próxima sexta-feira (28), na parte da tarde.

O evento será promovido pela Unidade do Agreste meridional e acontecerá no auditório do próprio Sebrae, situado na Av. Rui Barbosa, 671, 1º andar, Heliópolis.

“Este evento é gratuito e visa dar uma visão profissional para micro empresários e candidatos a micro empresários sobre o caminho para o próprio negócio, a administração das contas da empresa e o marketing para o sucesso”, explica Jefferson Fernandes, orientador empresarial do Sebrae Garanhuns.

As inscrições são feitas no Sebrae, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13h às 17h.



Do Tvreplay

TRE-PE: Nesta quarta-feira(22) será o dia decisivo para candidatos

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) promete para esta quarta-feira (22) um mutirão para julgar mais de 500 recursos contra impugnações de candidaturas a prefeito e vereador de todo o Estado. A sessão para análise dos processos começa às 9h e, segundo a assessoria do TRE, não tem hora para acabar. O objetivo é julgar todos os casos e cumprir o prazo estabelecido pela Lei Eleitoral. A lei disciplina que até 45 dias antes do pleito todos os recursos sobre pedidos de registro de candidatos devem estar julgados – o prazo vence amanhã (23).

Entre os casos pendentes estão os de vários candidatos a prefeito que respondem a impugnação com base na Lei da Ficha Limpa. Casos, entre outros, de Fernando Rodovalho (PRTB), em Jaboatão dos Guararapes; Jairo Pereira (PSDB), São Lourenço da Mata; Silvino Duarte (PSDB), Garanhuns; e Severino Cavalcanti (PP), João Alfredo. Os quatro tiveram o registro das candidaturas negados na primeira instância com base na Lei da Ficha Limpa e tentam reverter a decisão no TRE.

Pesa contra Fernando Rodovalho uma condenação por improbidade administrativa. Jairo Pereira e Silvino Duarte têm contas rejeitadas. No caso de Severino Cavalcanti, o fato dele ter renunciado ao mandato de deputado em 2005 para fugir do processo de cassação por quebra de decoro no caso do “mensalinho” está impedindo sua candidatura. Dos quatro, este é o único que a chance de julgamento hoje é remota: o processo dele ainda não foi remetido ao TRE pelo juiz de João Alfredo.

Outros candidatos foram enquadrados na Ficha Limpa, mas tiveram seus registros liberados na primeira instância. Como houve recurso, vão tentar manter a decisão no TRE. Estão nesta situação José Luiz Sampaio, Zé da Luz (PHS), de Garanhuns; José Augusto Maia (PTB), de Santa Cruz do Capibaribe; e João Mendonça (PSD), de Belo Jardim. Situação diferente passa Esteves Jacinto (PRTB), que disputa a Prefeitura do Recife: ele tenta reverter sua impugnação por falta de quitação eleitoral – não justificou a ausência às urnas em eleições passadas.



DO JC

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Acusado de assassinato do modelo Eric Ferraz foi preso em Garanhuns

Jurdaley Leite
Um homem foi preso em Garanhuns por suspeita de participação em um homicídio no início deste ano em Viçosa, Alagoas. O suspeito, Jurdaley Leite, estava foragido e se escondia na casa de uma tia quando foi autuado no bairro do Magano. A ação foi realizada em uma parceria entre os policiais civis dos dois estados, que cumpriram um mandado de prisão preventiva.

O homem é um dos suspeitos de envolvimento no assassinato do modelo Eric Ferraz, no dia 1° de janeiro deste ano, durante uma festa de ano novo, em Viçosa. “Segundo informações que recebemos dos policiais de Alagoas, ele é acusado, juntamente com o irmão, Jasley Leite de Oliveira, de ter assassinado o modelo. Os dois estariam em uma festa de ano novo e se desentenderam com a vítima. O suspeito então sacou a pistola calibre 380 e efetuou cinco disparos contra a vítima, que faleceu na hora”, explicou o delegado pernambucano Heliantus Bezerra.

Modelo Eric Ferraz
De acordo com o delegado, os agentes já estavam investigando Jurdaley: “Desde a semana passada o pessoal de Alagoas vem acompanhando ele, através de um serviço de inteligência da Polícia Civil de Maceió. Eles então pediram o apoio à Civil pernambucana e nós ajudamos imediatamente, primeiro fazendo diligências, para ter a certeza de que ele estaria aqui. Hoje os agentes foram à casa da tia dele e falaram com ela, que ficou muito nervosa. Os policiais pediram que ele se entregasse e o suspeito não ofereceu resistência nenhuma”.

Ainda segundo Bezerra, o homem foi levado até à delegacia de Garanhuns enquanto esperava o reforço da Polícia Civil alagoana, que o conduziu para a Casa da Custódia, em Maceió.

Do G1

GARANHUNS - Dengue continua preocupando o Município

Foi concluído o 4º ciclo do Índice de Infestação Predial em Garanhuns, que apresenta os focos do Aedes Aeghipt, mosquito transmissor da Dengue, nas residências do Município. O resultado continua preocupante e requer maior atenção da população local. Segundo dados da Secretaria de Saúde, através da Vigilância Ambiental, o Município apresenta um índice geral que atinge 12,1 na escala. O ciclo anterior registrou 11,9.

Os maiores focos do Aedes se encontram nas comunidades do Aloísio Pinto, Indiano, Cohab 1, Massaranduba, Manoel Cheú e Vila Lacerdópolis. A situação também é preocupante nos bairros do Magano, Cohab II, Boa Vista, Liberdade, Jardim Petrópolis e Parque Fênix. “Continuo frisando a importância da participação popular no combate ao mosquito da dengue. Pois sem a colaboração de todos, é inviável conseguirmos um resultado satisfatório”, afirmou o Coordenador de Educação em Saúde da Prefeitura, Eliel Duarte.

Até o momento, foram notificados 603 casos suspeitos da doença. Destes, 408 casos da dengue clássica foram confirmados, e nenhum caso de dengue hemorrágica. Pessoas com sintomas semelhantes aos da Dengue, como: febre, vômitos, dores e manchas no corpo, deverão procurar as Unidades de Saúde mais próximas para serem notificados pelas equipes de saúde. A observação é que não pratiquem a automedicação.

Com a meta de controlar a proliferação do mosquito transmissor da dengue no Município, tendo em vista o alto índice de infestação em vários bairros da Cidade, bem como o período de chuvas e o sol no próximo mês de setembro, a Secretaria de Saúde, continua com as ações de educação em saúde e mobilização social, através de parcerias como o núcleo acadêmico de Educação em Saúde, criado na UPE Garanhuns - o qual, acadêmicos de cursos distintos promovem palestras e vídeos debate sobre a doença; além de caminhadas de prevenção, nas ruas dos bairros mais atingidos.

A Secretaria de Saúde também busca intensificar as ações por meio da ampliação do quadro de Agentes Comunitários de Saúde, que em breve vai passar de 50 para 82 profissionais. Diariamente, a equipe de Agentes visita os mais de 44 mil domicílios de Garanhuns e retornam em períodos de 60 dias.

COMBATE A DENGUE - Limpeza de quintais e armazenamento d’água adequado em recipientes bem fechados continua sendo necessário ao combate do mosquito da Dengue. Qualquer possibilidade de acúmulo de água limpa e parada, em poças ou objetos, precisa ser eliminada para dificultar o surgimento do mosquito. Reservatórios, que já tenham sido criadores do Aedes, ainda que secos, também podem gerar o mosquito. Pois o ovo pode passar até um ano colado na parede de um reservatório, esperando por água. E assim que houver o contato, ele eclode e novamente passa a ser um foco do mosquito da Dengue.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Literatura em foco no Sesc Garanhuns nesta terça(21)

O Laboratório de Autoria Literária Luzinette Laporte, do Sesc Garanhuns, está com uma programação especial sobre literatura em agosto, e realiza nesta terça-feira (21) o seu projeto Com a Palavra, o Escritor.

Neste encontro, o público tem a oportunidade de conversar com os escritores convidados, a partir de um tema específico. Os convidados desta edição são João Lins e Mascaro, que abordarão o tema “Literatura em Quadrinhos”.

O público alvo são estudantes universitários, professores e interessados em leitura. O evento é gratuito e começa a partir das 19h30 no Salão de Eventos do Sesc Garanhuns.

Pároco de Bom Conselho foi esfaqueado neste domingo(19)


Um indivíduo armado com uma faca peixeira de 06 a 07 polegadas golpeou o “Frei Júnior” pároco do distrito de Rainha Isabel em Bom Conselho.

Segundo informações da Polícia Militar o Marcelino Lucena Barros, 37 anos, que é morador do sítio Olho D’Água Dantas zona rural de Bom Conselho, foi até a casa onde se encontrava o Frei Júnior e pediu para se confessar , o religioso foi até a Igreja e abril as portas, quando o Marcelino entro foi logo efetuado os golpes na vítima. O Frei foi alvejado no ombro e no pescoço, sendo socorrido imediatamente para o Hospital de Bom Conselho, onde se encontra sobre observação médica, mas passa bem.

O indivíduo foi detido por populares logo após o fato. Os populares acionaram a Polícia Militar que foi até a Praça Padre Moraes em Rainha Isabel e o mesmo foi conduzido pelo CB Tavares para a 18ª DESEC. Marcelino foi apresentado à autoridade de plantão, ficando disposição do mesmo.

O fato aconteceu por volta das 15h deste domingo (19). Familiares informaram que Marcelino tem problemas mentais e há uns 15 anos atrás ele foi internado em um Hospital no estado de Alagoas e deste então toma medição controlada, mas quando ingeri bebida alcoólica passa a ser agressivo com as pessoas.

Do Agreste Violento

Expresso Cidadão de Garanhuns vai oferecer serviço de inscrição do CPF

O Expresso Cidadão de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, começará a oferecer o serviço de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF) e alteração de endereço. Os serviços gratuitos serão disponibilizados após um convênio assinado entre o governo de Pernambuco e a Receita Federal. O atendimento acontecerá de segunda a sexta, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h às 14h.

Desde janeiro é possível se inscrever no CPF nas unidades do Expresso Cidadão do Recife (nos bairros do Cordeiro, Boa Vista e Afogados) e também nos municípios de Olinda (Região Metropolitana), Caruaru (Agreste) e Petrolina (Sertão).

De acordo com informações da Receita Federal, somente nas unidades da Região Metropolitana, de janeiro a julho deste ano, foram realizadas mais de 37 mil inscrições ou alterações no CPF gratuitamente.

Do Diário de Pernambuco

domingo, 19 de agosto de 2012

Ônibus do concurso Menina Fantástica passará por Garanhuns

A partir de segunda-feira, 20 de agosto, quatro ônibus do concurso Menina Fantástica, edição 2012, servirão de estúdio e vão percorrer diferentes roteiros em busca do novo rosto da moda brasileira. Ao todo, vão passar por mais de 250 cidades, em 24 estados e no Distrito Federal, num total de mais de 140 mil quilômetros rodados. A cada domingo, os telespectadores poderão acompanhar as etapas do concurso.

Na primeira fase do projeto, o ônibus será o local para as inscrições e pré-seleção das candidatas. Moderno e equipado, ele simulará um ambiente de agência de modelos e terá uma passarela em toda sua extensão. Ao fundo, haverá uma sala de produção e ainda quatro telões. Em toda a viagem, estarão a bordo um booker da agência Mega Models, um produtor, um assistente, além de uma participante das edições anteriores do ‘Menina Fantástica’, que contará a sua experiência para as candidatas. As jovens de cidades fora do roteiro dos ônibus poderão se inscrever por carta.

Se você tem o sonho de ser modelo, essa pode ser sua grande oportunidade. Confira  AQUI o  roteiro dos quatro ônibus que vão receber as inscrições e cruzar os quatro cantos do país. A data prevista para passar em Garanhuns será no dia 26 de setembro.

* Os locais de parada nas cidades serão atualizados semanalmente

Acidente neste domingo(19), na BR-424 em Venturosa deixa dois mortos e três feridos


Um acidente aconteceu na manhã deste domingo(19), por volta das 7hs, na BR-424, km 34, em Venturosa. O carro Fox KJF-2363/PE, com cinco passageiros, colidiu com uma árvore. O acidente deixou duas vítimas fatais e ainda outras três pessoas gravemente feridas.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as vítimas pertencem à mesma família, mas o grau de parentesco não foi informado. Maicon Batista Guimarães, 17 anos, e Marinalva Alves Galindo da Silva, 34, ambos passageiros, morreram na hora.

O motorista, José Batista da Silva, 40; e os outros dois passageiros, Micael Batista Guimarães, 14, e Clecielma Oliveira da Silva, 12, foram levados para um hospital em Arcoverde, município próximo a Venturosa.

Os motivos da colisão não foram identificados, mas a polícia suspeita que tenha sido excesso de velocidade.

Com informações e imagem do NE10

71 BI Mtz de Garanhuns comemora o Dia do Soldado

O Comandante do 71º Batalhão de infantaria Motorizado, Tenente Coronel Wilson, convida a população para as comemorações do "Dia do Soldado" na cidade de Garanhuns-PE, que começa com a visitação de estudandtes da rede pública e privada ao quartel do Exército, culminado com uma formatura cívico-militar na sexta-feira, dia 24.

Programação:

- Visitação de estudantes ao Quartel do 71º BI Mtz: de 20 a 23 de agosto, das 8h às 10h e 14h às 16h;
- Palestra gratuita com o tema "Carreia Militar": Local- Centro Cultural de Garanhuns, dia 20 de agosto, às 15h ;
- Concerto da Banda de Música do 71º BI Mtz: Lacal-Centro Cultural de Garanhuns, dia 21 de agosto, às 20h;
- Formatura Cívico-Militar: Local - Quartel do 71º BI Mtz, dia 24 de agostos, às 8h.

Informações: Comunicação Social do 71º BI Mtz: Tel 3762-2000 ramal 231, e-mail: comsoc71@yahoo.com.br

sábado, 18 de agosto de 2012

Garanhuns vai receber Unidade Odontológica Móvel

A população rural e de regiões de difícil acesso do estado do Pernambuco vai contar com atendimento odontológico mais acessível e mais rápido. Nesta sexta-feira (10), a presidenta Dilma Rousseff e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, divulgaram a distribuição de mil Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) para municípios integrantes do Brasil sem Miséria, até 2014. Deste total, 73 serão doadas para Pernambuco e Garanhuns será uma das contempladas.

Cada unidade funciona como um consultório odontológico móvel, instalado numa van adaptada, que circula por regiões em que a população tem dificuldade de acesso a tratamentos de saúde bucal, com capacidade para realizar até 350 atendimentos por mês. As novas unidades móveis vão aumentar em mais de cinco vezes a capacidade atual de atendimento, que é de 181 veículos em situação atualmente.

Além da entrega das UOMs, a presidenta apresentou um conjunto de ações e novos investimentos que vai expandir o programa Brasil Sorridente, que oferece tratamento dental gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O anúncio ocorreu durante visita da presidenta aos mutirões de próteses dentárias de Rio Pardo de Minas (MG). A ação, que está ocorrendo em diversos estados, contribuiu para elevar em 85% a produção de próteses dentárias em 2011 em comparação com 2010 – de 183 mil para 340 mil próteses. A previsão é chegar a 400 mil unidades até o final do ano em 1.304 municípios. No estado do Pernambuco, o aumento foi de 4.281 para 6.135, no mesmo período.

Outra medida de fortalecimento do Programa Brasil Sorridente, é a destinação de R$ 3,6 bilhões para ampliação do número de equipes de Saúde Bucal e de Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), até 2014. Deste valor, R$ 184 milhões vai para Pernambuco.

Do Portal Saúde

Biblioteca Comunitária de Garanhuns comemora o Dia do Folclore

A Biblioteca Comunitária Municipal de Garanhuns “Ler é Preciso” – Professor Maurílo Campos Matos, vivenciará, na próxima semana, um momento dedicado ao Dia do Folclore, a ser comemorado no dia 22 de agosto.

As atividades serão realizadas em parceria com o Centro de Reabilitação e Educação Especial Lions Clube de Garanhuns. Contação de histórias e trabalhos afins serão ministrados, com temas voltados a inclusão social.

NOVOS TÍTULOS – Através de Projetos e relatórios semanais, mensais e anuais, enviados ao Instituto Eco Futuro, a Biblioteca Comunitária Ler é Preciso foi contemplada com a aquisição de 550 novos títulos ao seu acervo. A conquista mostra o comprometimento com o desenvolvimento do gosto pela leitura.

As obras literárias chegam ainda este mês, vindo a disponibilizar livros de literatura nacional, inglesa, áreas de psicologia e direito, além de auto-estima, dentre outros temas voltados ao público em geral.

Além disso, a Biblioteca Comunitária Ler é Preciso – Professor Maurílo Campos Matos, que funciona no Anexo do Antigo Fórum, ainda oferece os serviços de empréstimos de livros, bem como a promoção de eventos que abordam o universo da Literatura, estes realizados durante todo o ano.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Em Garanhuns neste sábado: Pastoral da Saúde realiza palestra sobre doenças cardiovasculares

Neste sábado (18), será realizado na Paróquia de Santo Antonio, da Diocese de Garanhuns, o primeiro evento aberto ao público sobre doenças cardiovasculares. A palestra é organizada pela Pastoral da Saúde de Garanhuns e ocorrerá às 19h30 e será ministrada por um médico cardiologista.

Para divulgação do encontro haverá amanhã (18), a partir das 10h, uma mobilização no centro da cidade com distribuição de panfletos, como forma de convidar a população para participar da palestra e também conscientizar sobre a prevenção de algumas doenças.

A Pastoral da Saúde de Garanhuns atualmente é formada por três equipes de trabalho em nível de Diocese: Comunicação, Organização de eventos e Marketing e Visita aos hospitais.

Via CNBB Nordeste


Pernambuco terá mais R$ 3,3 bilhões para investir nos próximos três anos

A repactuação das metas do Plano de Ajuste Fiscal (PAF) com o governo federal, formalizada nesta quinta-feira (16), em Brasília, vai garantir ao governo de Pernambuco a possibilidade de investir R$ 3,3 bilhões nos próximos três anos. Segundo o governador Eduardo Campos, os recursos serão utilizados em obras rodoviárias, de mobilidade urbana, construção de barragens, UPAs de especialidades, dentre outras.

Durante a solenidade, comandada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, 17 estados foram contemplados com a ampliação do espaço fiscal, ou seja, com a elevação do limite autorizado para a contratação de financiamentos sem desequilíbrio das contas públicas, de acordo com os conceitos firmados na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Com isso, será possível ter acesso a R$ 45 bilhões através de operações de crédito, no triênio 2012-2014, para investimentos de obras de infraestrutura. As linhas de crédito serão disponibilizados pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Caixa Econômica Federal (CEF) e Banco Mundial (Bird). “Vivemos um contexto desafiador, com uma crise financeira internacional limitando a expansão da nossa economia e colocando em risco os avanços que conquistamos nos últimos anos.

A disponibilização desses recursos com celeridade é fundamental para que os estados possam contratar e realizar obras que garantirão emprego e renda para os brasileiros”, frisou o governador através de sua assessoria de comunicação.

Segundo o secretário da Fazenda, Paulo Câmara, a expectativa é de que a primeira parcela de recursos seja liberada até novembro deste ano, após as eleições municipais.

O primeiro financiamento a ser liberado deverá ser o contratado no âmbito do Proinveste, linha de crédito do BNDES no valor de R$ 1,069 bilhão.

Fonte: Diario de Pernambuco

Advertência sobre "golpe do carro quebrado"

Hoje uma moradora de Garanhuns recebeu uma ligação, do famoso golpe do "carro quebrado", onde a pessoa que falava na linha, se identificou como sobrinho desta senhora, e falou que estava em viagem e o carro havia quebrado no meio da estrada e pediu para ela retornar para o telefone de nº 021-62-8286-8894. Ao retornar o indivíduo solicitou que ela fizesse um depósito em um conta de banco para que o mesmo pudesse pagar ao mecânico. Como ela já tinha sido advertida pela filha que qualquer ligação que recebesse lhe avisasse, ela não caiu no golpe. Mas, segundo a filha desta senhora, ela já conhecia alguém que caiu no golpe e depositou R$ 300,00 para quem efetuou a ligação.

Esse golpe é muito comum e tem feito muitas vítimas, principalmente pessoas idosas que são alvos fáceis para esses bandidos. Então se você tiver um parente idoso, faça este alerta sobre golpes por telefone evitando-o de ser a próxima vítima.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Biblioteca Comunitária promove novo Curso de Motivação e Auto-estima


A Biblioteca Comunitária Municipal “Ler é Preciso” – Professor Maurílo Campos Matos, instalada no Anexo do Antigo Fórum, promoverá na segunda quinzena de setembro, um Curso de Motivação e Auto-estima.

A iniciativa é direcionada a pessoas com idade a partir de 16 anos e tem como objetivo buscar ferramentas que auxiliem os participantes a sentirem-se valorizados. Além disso, os participantes contarão com a participação de psicólogos e terapeutas. Estão sendo oferecidas 50 vagas, divididas no horário da manhã e tarde, sendo ministradas às terças e quintas-feiras, no horário das 9 às 11 e das 14 às 16 horas.

As inscrições para os interessados em participar do Curso já estão abertas e podem ser realizadas na própria Biblioteca de forma totalmente gratuita. Na finalização das atividades todos receberão certificado de participação. A Biblioteca Comunitária está situada à rua 13 de Maio, s/nº - Sala 2 – Centro.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Itep promove amanhã Workshop sobre Delimitação Geográfica da Produção do Queijo de Coalho em Garanhuns

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), por meio do Centro Tecnológico de Laticínios (CT LAT), e o Comitê Estratégico da Pecuária Leiteira de Pernambuco (Cepleite), promovem na próxima quinta-feira (16), em Garanhuns, o Workshop Delimitação da Área Geográfica de Produção do Queijo de Coalho do Agreste de Pernambuco. O evento vai acontecer na sede do Sebrae Garanhuns (Av. Rui Barbosa, nº 671, 1º andar, Heliópolis).

Trata-se de uma promoção conjunta do Itep e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Associação de Certificação do Queijo de Coalho do Agreste de Pernambuco (CQP) e Sebrae. A coordenação do evento é do gestor do Centro Tecnológico de Laticínios, Benoit Paquereau.

Durante o workshop, serão apresentados aos produtores e interessados dados científicos e mapas visando a subsidiar os debates para a definição, de forma coletiva, da área naturalmente propícia à produção de queijo de coalho no Agreste de Pernambuco. Os trabalhos científicos e o mapeamento foram realizados pelo Itep (coordenação), IPA, Embrapa Solos, Embrapa Semiárido, UFRPE/Unidade Acadêmica do Agreste (UAG) e UFPE.

A delimitação da área geográfica da produção do queijo de coalho faz parte do processo de Indicação Geográfica que vai resultar na valorização do produto, nacional e internacionalmente. Indicações geográficas são caracteres estudados no âmbito da Propriedade Intelectual e que apresentam notável importância no mundo da cultura e do patrimônio histórico de dado local, sendo assim de grande valor na divulgação de certas regiões e dos produtos nelas gerados. A caracterização da indicação geográfica agrega valor e credibilidade a um produto ou serviço, conferindo-lhes um diferencial de mercado em função das características de seu local de origem. Uma vez reconhecida, a indicação geográfica só poderá ser utilizada pelos membros daquela localidade que produzem ou prestam serviço de maneira homogênea.

PROGRAMAÇÃO

O evento terá início às 8h30. Os temas a serem debatidos serão Delimitação da bacia Leiteira (Produção de Leite, Efetivo de Rebanho, Ordenha municípios que fazem parte), às 8h50; Tradição e Fabricação do queijo de coalho em Pernambuco; às 9h10; Situação socioeconômica dos municípios da área pré-definida para a Bacia Leiteira de Pernambuco; às 9h30; Impactos do Ambiente para a bacia leiteira, Litologia e Relevo; às 9h50; Climatologia (Temperatura, Precipitação, Umidade do ar, Amplitude Térmica), às 10h10.

Às 10h30, será apresentado o tema Zoneamento Bioclimático para Vacas Leiteiras no Estado de Pernambuco. Às 10h50, será a vez de abordar o tema Solos; às 1h10, Unidades Geoambientais. Após o coffee break, outros quatro temas serão abordados: às 12h, Definição da produção de forragens para a região; às 12h20, Zoneamento agroclimático de aptidão ao cultivo da palma forrageira; às 12h40, Pastagens Naturais; e às 13h, Delimitação da área de produção de leite e de queijo de coalho do Estado de Pernambuco. O encerramento acontecerá às 14h.

Mais informações Gestor do CT LAT – Benoit Paquereau (81) 9488.3665 bpaquereau@itep.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...