E-mail

CARD PREFEITURA

CARD PREFEITURA

LOGO HEADER (EDITAR AQUI)

LOGO HEADER (EDITAR AQUI)

menu

domingo, 27 de abril de 2014

AO MESTRE COM CARINHO:mais de 20 mil pessoas reverenciam Dominguinhos na 2ª noite do festival que leva seu nome

AO MESTRE COM CARINHO:mais de 20 mil pessoas reverenciam Dominguinhos na 2ª noite do festival que leva seu nome
Estátua em homenagem ao músico foi inaugurada neste sábado (25)

Não, não era só a estátua que nos fazia lembrá-lo. Toda a praça, que agora leva o seu nome, tinha o seu jeito, sua cara. Sua memória foi exaltada e a música que o consagrou reverenciada por todos na segunda noite do Festival Viva Dominguinhos. Em uma das barracas de artesanato, o chapéu inconfundível, as fotos com o sorriso sempre presente e livros que contam sua vida pareciam nos dar a certeza de que ele estava ali, no meio de nós. E quem vai dizer que não? Diz o ditado que gênios não morrem, se encantam. Nesta noite de 27 de abril, literalmente, Garanhuns domingueou.

Valvulados foi a primeira das atrações, logo após, Petrúcio Amorim encantou com seu autêntico forró, e olha que não faltaram os grandes sucessos do homenageado, tocados sob o olhar atento de mais de 20 mil pessoas. Terceira a se apresentar no palco, a paraibana Lucy Alves mostrou intimidade com um instrumento que Dominguinhos conhecia como ninguém. A sanfona. Os acordes da ex-participante do The Voice fizeram muitos casais forrozear. Nando Cordel, que compôs vários sucessos em parceria com o Mestre Dominguinhos, fechou a noite em grande estilo. Já é domingo. Dominguinhos vive! Daqui a pouco tem mais.



VEJA AS FOTOS DA SEGUNDA NOITE (créditos: Prefeitura de Garanhuns)


 Praça Cultural Mestre Dominguinhos ficou lotada nesta noite de sábado.


O grupo Os Valvulados, de Garanhuns, abre a segunda
 noite de shows do Festival Viva Dominguinhos
Petrúcio Amorim anima o público da Praça Cultural Mestre Dominguinhos
Lucy Alves se apresenta neste momento na Praça Cultural Mestre Dominguinhos
Nando Cordel foi a última atração da segunda noite

Estátua em homenagem ao músico foi inaugurada neste sábado (25)

Não, não era só a estátua que nos fazia lembrá-lo. Toda a praça, que agora leva o seu nome, tinha o seu jeito, sua cara. Sua memória foi exaltada e a música que o consagrou reverenciada por todos na segunda noite do Festival Viva Dominguinhos. Em uma das barracas de artesanato, o chapéu inconfundível, as fotos com o sorriso sempre presente e livros que contam sua vida pareciam nos dar a certeza de que ele estava ali, no meio de nós. E quem vai dizer que não? Diz o ditado que gênios não morrem, se encantam. Nesta noite de 27 de abril, literalmente, Garanhuns domingueou.

Valvulados foi a primeira das atrações, logo após, Petrúcio Amorim encantou com seu autêntico forró, e olha que não faltaram os grandes sucessos do homenageado, tocados sob o olhar atento de mais de 20 mil pessoas. Terceira a se apresentar no palco, a paraibana Lucy Alves mostrou intimidade com um instrumento que Dominguinhos conhecia como ninguém. A sanfona. Os acordes da ex-participante do The Voice fizeram muitos casais forrozear. Nando Cordel, que compôs vários sucessos em parceria com o Mestre Dominguinhos, fechou a noite em grande estilo. Já é domingo. Dominguinhos vive! Daqui a pouco tem mais.



VEJA AS FOTOS DA SEGUNDA NOITE (créditos: Prefeitura de Garanhuns)


 Praça Cultural Mestre Dominguinhos ficou lotada nesta noite de sábado.


O grupo Os Valvulados, de Garanhuns, abre a segunda
 noite de shows do Festival Viva Dominguinhos
Petrúcio Amorim anima o público da Praça Cultural Mestre Dominguinhos
Lucy Alves se apresenta neste momento na Praça Cultural Mestre Dominguinhos
Nando Cordel foi a última atração da segunda noite

sábado, 26 de abril de 2014

Carros se chocam e causam acidente na BR-423, próximo ao 71º BI Mtz

Carros se chocam e causam acidente na BR-423, próximo ao 71º BI Mtz
Carros colidem próximo ao 71º BI Mtz

Um acidente entre dois Gols na BR-423, logo após o 71º BI Mtz, por pouco não acabou em tragédia na tarde deste sábado, 26. Um dos veículos, que trafegava no sentido São Caetano/Garanhuns, invadiu a contramão quando tentou entrar bruscamente em um condomínio. O outro carro, que seguia para Jucati em sentido contrário, não teve como desviar e ocorreu o choque entre ambos.  O Corpo de Bombeiros socorreu os feridos e nenhum deles ficou em estado grave. As placas dos veículos são de Jucati e Jaboatão dos Guararapes.

CONFIRA MAIS FOTOS (créditos: Rossine Ferreira)

Gol preto, com placas de Jaboatão dos Guararapes tentou fazer manobra proibida

Choque foi bastante violento e, milagrosamente, ninguém se feriu com gravidade

Carros colidem próximo ao 71º BI Mtz

Um acidente entre dois Gols na BR-423, logo após o 71º BI Mtz, por pouco não acabou em tragédia na tarde deste sábado, 26. Um dos veículos, que trafegava no sentido São Caetano/Garanhuns, invadiu a contramão quando tentou entrar bruscamente em um condomínio. O outro carro, que seguia para Jucati em sentido contrário, não teve como desviar e ocorreu o choque entre ambos.  O Corpo de Bombeiros socorreu os feridos e nenhum deles ficou em estado grave. As placas dos veículos são de Jucati e Jaboatão dos Guararapes.

CONFIRA MAIS FOTOS (créditos: Rossine Ferreira)

Gol preto, com placas de Jaboatão dos Guararapes tentou fazer manobra proibida

Choque foi bastante violento e, milagrosamente, ninguém se feriu com gravidade

Tigre de Garanhuns conquista segundo lugar na Taça Brasil de Futsal

Tigre de Garanhuns conquista segundo lugar na Taça Brasil de Futsal


Ginásio lotado para conferir a grande final da Taça Brasil de Futsal – 1ª Divisão, na manhã deste sábado (26) no Sesc da cidade. Pernambuco e São Paulo foram bem representados na disputa. O Tigre de Garanhuns não conseguiu vencer a partida contra o Corinthians - que terminou em 7 a 0 a favor do time paulista -, mas mostrou garra e competência durante os 40 minutos de jogo. Mesmo não conseguindo vencer, o Tigre já garantiu acesso a Divisão Especial e representa, no próximo ano, o Estado de Pernambuco na Taça Brasil de Futsal.

O Tigre fez uma boa campanha no campeonato e na semifinal, realizada ontem (25) contra o time do Central, a equipe garanhuense contou com isso para chegar a grande final. No término da partida o placar foi de 3 a 3 e para o desempate o tempo foi prorrogado. Como nenhum dos times conseguiu fazer gols no tempo extra, Tigre levou a melhor graças ao bom desempenho na Taça Brasil. Já o Corinthians, venceu de virada contra o time baiano Vento em Popa Janjar e se mostrou superior na disputa fechando o placar por 5 a 2.

De acordo com a Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), 23 partidas foram realizadas, 169 gols marcados, 57 cartões amarelos e quatro cartões vermelhos aplicados. Como destaque na competição, o atleta Alex da equipe baiana LEM Vento em Popa Janjar, que marcou o gol mais rápido, aos 11 segundos do primeiro tempo.

Dez foram os times que participaram: Associação Desportiva Tigre (PE), Central Sport Club de Caruaru (PE), Sport Club Corinthians Paulista (SP), Associação Esportiva Shouse (PA), Associação Desportiva de Brejo do Cruz (PB), Associação Atlética Real Madrid (AM), LEM Vento em Popa Janjar (BA), Associação Esportiva Airton Casarão (RR), Sociedade Esportiva do Pacoval (AP) e Associação Dal Molin de Futsal (RO).

O Governo Municipal, por meio da Diretoria de Esportes, parabeniza a todos os competidores, em especial ao time da casa, pelas grandes partidas realizadas. De acordo com a Diretoria, tudo saiu conforme o planejado e para dar maior suporte às equipes e ao público, foram mobilizados bombeiros civis, guardas municipais, técnicas em enfermagem, ambulância e a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte (AMSTT) que cuidou de toda a movimentação de veículos nas imediações do ginásio. A Prefeitura também contou com a parceria da Polícia Militar.

Secom


Ginásio lotado para conferir a grande final da Taça Brasil de Futsal – 1ª Divisão, na manhã deste sábado (26) no Sesc da cidade. Pernambuco e São Paulo foram bem representados na disputa. O Tigre de Garanhuns não conseguiu vencer a partida contra o Corinthians - que terminou em 7 a 0 a favor do time paulista -, mas mostrou garra e competência durante os 40 minutos de jogo. Mesmo não conseguindo vencer, o Tigre já garantiu acesso a Divisão Especial e representa, no próximo ano, o Estado de Pernambuco na Taça Brasil de Futsal.

O Tigre fez uma boa campanha no campeonato e na semifinal, realizada ontem (25) contra o time do Central, a equipe garanhuense contou com isso para chegar a grande final. No término da partida o placar foi de 3 a 3 e para o desempate o tempo foi prorrogado. Como nenhum dos times conseguiu fazer gols no tempo extra, Tigre levou a melhor graças ao bom desempenho na Taça Brasil. Já o Corinthians, venceu de virada contra o time baiano Vento em Popa Janjar e se mostrou superior na disputa fechando o placar por 5 a 2.

De acordo com a Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), 23 partidas foram realizadas, 169 gols marcados, 57 cartões amarelos e quatro cartões vermelhos aplicados. Como destaque na competição, o atleta Alex da equipe baiana LEM Vento em Popa Janjar, que marcou o gol mais rápido, aos 11 segundos do primeiro tempo.

Dez foram os times que participaram: Associação Desportiva Tigre (PE), Central Sport Club de Caruaru (PE), Sport Club Corinthians Paulista (SP), Associação Esportiva Shouse (PA), Associação Desportiva de Brejo do Cruz (PB), Associação Atlética Real Madrid (AM), LEM Vento em Popa Janjar (BA), Associação Esportiva Airton Casarão (RR), Sociedade Esportiva do Pacoval (AP) e Associação Dal Molin de Futsal (RO).

O Governo Municipal, por meio da Diretoria de Esportes, parabeniza a todos os competidores, em especial ao time da casa, pelas grandes partidas realizadas. De acordo com a Diretoria, tudo saiu conforme o planejado e para dar maior suporte às equipes e ao público, foram mobilizados bombeiros civis, guardas municipais, técnicas em enfermagem, ambulância e a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte (AMSTT) que cuidou de toda a movimentação de veículos nas imediações do ginásio. A Prefeitura também contou com a parceria da Polícia Militar.

Secom

Segunda noite do tributo a Dominguinhos traz grandes nomes da música para Garanhuns

Segunda noite do tributo a Dominguinhos traz grandes nomes da música para Garanhuns


O sábado (26) terá uma programação extensa durante todo o dia. Os shows musicais começam cedo. Logo a partir de 9h30min, no Espaço Colunata, localizado na Avenida Santo Antônio, no centro da cidade, os moradores e turistas que estiveram em Garanhuns puderam acompanhar as apresentações de Bill do Forró, Os Coroas do Forró, Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, Juliano do Acordeom, Michelly dos Anjos, Nando Azevedo e Gena de Altinho. O palco, denominado “Canta Dominguinhos” funciona até às 18h.

Na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, os shows iniciam a partir de 21h. O grupo Os Valvulados, de Garanhuns, é a primeira atração. Com uma proposta estética de fazer uma releitura dos grandes sucessos da música popular brasileira, em especial o samba-funk e o black music dos anos 70, o grupo apresentará um repertório variado. O público poderá músicas que remetem ao jazz, gênero que Dominguinhos também influenciou.

Petrúcio Amorim, segunda atração desta noite, promete animar a todos. Nascido em Caruaru, o cantor já tem em sua carreira profissional quatro LP’s, sete CD’s, um DVD e mais de duzentas músicas gravadas. Em média, cinquenta sucessos e dezenas de intérpretes cantam suas músicas pelo Brasil. Petrúcio Antônio de Amorim começou, ainda aos nove anos de idade, a juntar sons e fazer suas primeiras canções. Aos 12 anos já sonhava com suas músicas tocando nas emissoras locais.

Cantora e multi-instrumentista, Lucy Alves será a terceira atração da noite. A paraibana está lançando seu primeiro CD pela Universal Music. A música sempre esteve presente na vida de Lucy, que sabe tocar nada mais nada menos que nove instrumentos: sanfona, bandolim, fole de oito baixos, piano clássico, violão, guitarra baiana, cavaquinho, pandeiro e escaleta. Ao participar da segunda edição do The Voice Brasil, em 2013, ela se destacou ao ser escolhida por Carlinhos Brown para compor seu time. O álbum de Lucy Alves é um resumo do que a cantora apresentou ao longo da temporada do programa.

A missão de encerrar as apresentações na Praça Cultural Mestre Dominguinhos ficou a cargo de Nando Cordel. Compositor premiado em todo o Brasil e com mais 30 anos de carreira, ele é conhecido por participar constantemente dos maiores circuitos juninos. Nando promete fazer um show com seus principais sucessos da carreira, passando pelas músicas que foram trilha sonora em várias novelas da TV brasileira.

Secom


O sábado (26) terá uma programação extensa durante todo o dia. Os shows musicais começam cedo. Logo a partir de 9h30min, no Espaço Colunata, localizado na Avenida Santo Antônio, no centro da cidade, os moradores e turistas que estiveram em Garanhuns puderam acompanhar as apresentações de Bill do Forró, Os Coroas do Forró, Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, Juliano do Acordeom, Michelly dos Anjos, Nando Azevedo e Gena de Altinho. O palco, denominado “Canta Dominguinhos” funciona até às 18h.

Na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, os shows iniciam a partir de 21h. O grupo Os Valvulados, de Garanhuns, é a primeira atração. Com uma proposta estética de fazer uma releitura dos grandes sucessos da música popular brasileira, em especial o samba-funk e o black music dos anos 70, o grupo apresentará um repertório variado. O público poderá músicas que remetem ao jazz, gênero que Dominguinhos também influenciou.

Petrúcio Amorim, segunda atração desta noite, promete animar a todos. Nascido em Caruaru, o cantor já tem em sua carreira profissional quatro LP’s, sete CD’s, um DVD e mais de duzentas músicas gravadas. Em média, cinquenta sucessos e dezenas de intérpretes cantam suas músicas pelo Brasil. Petrúcio Antônio de Amorim começou, ainda aos nove anos de idade, a juntar sons e fazer suas primeiras canções. Aos 12 anos já sonhava com suas músicas tocando nas emissoras locais.

Cantora e multi-instrumentista, Lucy Alves será a terceira atração da noite. A paraibana está lançando seu primeiro CD pela Universal Music. A música sempre esteve presente na vida de Lucy, que sabe tocar nada mais nada menos que nove instrumentos: sanfona, bandolim, fole de oito baixos, piano clássico, violão, guitarra baiana, cavaquinho, pandeiro e escaleta. Ao participar da segunda edição do The Voice Brasil, em 2013, ela se destacou ao ser escolhida por Carlinhos Brown para compor seu time. O álbum de Lucy Alves é um resumo do que a cantora apresentou ao longo da temporada do programa.

A missão de encerrar as apresentações na Praça Cultural Mestre Dominguinhos ficou a cargo de Nando Cordel. Compositor premiado em todo o Brasil e com mais 30 anos de carreira, ele é conhecido por participar constantemente dos maiores circuitos juninos. Nando promete fazer um show com seus principais sucessos da carreira, passando pelas músicas que foram trilha sonora em várias novelas da TV brasileira.

Secom

Vereador de Pesqueira morre em violento acidente de carro na BR-232

Vereador de Pesqueira morre em violento acidente de carro na BR-232
Carro em que estava o vereador se chocou contra um caminhão. Foto: WhatsApp/DP
Carro em que estava o vereador se chocou contra um caminhão. Foto: WhatsApp/DP
No dia em que completou 35 anos, o vereador de Pesqueira Augusto Simões se envolveu num trágico acidente automotivo e acabou falecendo. Um choque na manhã deste sábado entre o seu automóvel e um caminhão na BR 232, próximo da entrada de Alagoinha, nas imediações da Durancho, no km 216.

Augusto Simões morreu no local. Foto: WhatsApp/DP
Augusto Simões morreu no local. Foto: WhatsApp/DP
Há menos de dois anos, Augusto sofreu outro acidente nas proximidades de Sertânia, no dia 24 de agosto de 2012, onde morreu a sua esposa Érica Campos Góes Tôrres Simões, filha do então vereador de Afogados da Ingazeira, Erickson Tôrres. Augusto ficou ferido e outras três pessoas mortas.

Católico atuante, Augusto era sobrinho do Padre Adilson Simões e da falecida ex-prefeita de Afogados da Ingazeira, Giza Simões. Na política já tinha sido vereador do município de Alagoinha, também em Pernambuco. Formado em direito, ele era delegado da Polícia Federal e estava licenciado para exercer o cargo político de Pesqueira. Atualmente fazia planos de candidatura para concorrer ao cargo de deputado na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Augusto estava construindo um Lar de Érica, em homenagem a esposa, para abrigar órfãos e pessoas necessitadas.

Diário de Pernambuco


Carro em que estava o vereador se chocou contra um caminhão. Foto: WhatsApp/DP
Carro em que estava o vereador se chocou contra um caminhão. Foto: WhatsApp/DP
No dia em que completou 35 anos, o vereador de Pesqueira Augusto Simões se envolveu num trágico acidente automotivo e acabou falecendo. Um choque na manhã deste sábado entre o seu automóvel e um caminhão na BR 232, próximo da entrada de Alagoinha, nas imediações da Durancho, no km 216.

Augusto Simões morreu no local. Foto: WhatsApp/DP
Augusto Simões morreu no local. Foto: WhatsApp/DP
Há menos de dois anos, Augusto sofreu outro acidente nas proximidades de Sertânia, no dia 24 de agosto de 2012, onde morreu a sua esposa Érica Campos Góes Tôrres Simões, filha do então vereador de Afogados da Ingazeira, Erickson Tôrres. Augusto ficou ferido e outras três pessoas mortas.

Católico atuante, Augusto era sobrinho do Padre Adilson Simões e da falecida ex-prefeita de Afogados da Ingazeira, Giza Simões. Na política já tinha sido vereador do município de Alagoinha, também em Pernambuco. Formado em direito, ele era delegado da Polícia Federal e estava licenciado para exercer o cargo político de Pesqueira. Atualmente fazia planos de candidatura para concorrer ao cargo de deputado na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Augusto estava construindo um Lar de Érica, em homenagem a esposa, para abrigar órfãos e pessoas necessitadas.

Diário de Pernambuco

sexta-feira, 25 de abril de 2014

FOTONOTÍCIA:Garanhuns ganha estátua do cantor Dominguinhos

FOTONOTÍCIA:Garanhuns ganha estátua do cantor Dominguinhos
Flagrante feito após a inauguração da estátua de Dominguinhos,  na noite deste 25 de abril
Garanhuns ficou mais bonita neste dia 25 de abril de 2014. No mesmo instante em que estamos escrevendo estas breves palavras, (22h30min), a estátua do garanhuense Dominguinhos está sendo oficialmente inaugurada. Dizemos oficialmente, porque a tarde ela foi colocada em uma base de cimento e, internautas do grupo Garanhuns Onde o Nordeste Garoa, flagraram o momento histórico. A entrega da estátua ao povo de Garanhuns é o ato inaugural do Festival Viva Dominguinhos que iniciou-se hoje, (25) e segue até domingo (27). Participaram do descerramento do pano que cobria o monumento, além de autoridades locais, a viúva de Dominguinhos, Guadalupe, e seus dois filhos, a cantora Liv Moraes e o simpático Mauro, um dos responsáveis por trazer o pai de volta ao seu aconchegante Garanhuns para o merecido descanso eterno. É isso. Amanhã traremos os detalhes da inauguração da estátua, (com mais fotos, é claro), e do primeiro dia do festival em homenagem ao Nenem de Garanhuns. Boa noite.
Estátua de Dominguinhos na esplanada de
 mesmo nome em Garanhuns - Foto (Ronaldo César)

Internauta flagrou o exato momento em que o rústico
 Dominguinhos era posicionado no pedestal


Após ser colocada em sua base, a estátua
foi coberta para não estragar a surpresa


Flagrante feito após a inauguração da estátua de Dominguinhos,  na noite deste 25 de abril
Garanhuns ficou mais bonita neste dia 25 de abril de 2014. No mesmo instante em que estamos escrevendo estas breves palavras, (22h30min), a estátua do garanhuense Dominguinhos está sendo oficialmente inaugurada. Dizemos oficialmente, porque a tarde ela foi colocada em uma base de cimento e, internautas do grupo Garanhuns Onde o Nordeste Garoa, flagraram o momento histórico. A entrega da estátua ao povo de Garanhuns é o ato inaugural do Festival Viva Dominguinhos que iniciou-se hoje, (25) e segue até domingo (27). Participaram do descerramento do pano que cobria o monumento, além de autoridades locais, a viúva de Dominguinhos, Guadalupe, e seus dois filhos, a cantora Liv Moraes e o simpático Mauro, um dos responsáveis por trazer o pai de volta ao seu aconchegante Garanhuns para o merecido descanso eterno. É isso. Amanhã traremos os detalhes da inauguração da estátua, (com mais fotos, é claro), e do primeiro dia do festival em homenagem ao Nenem de Garanhuns. Boa noite.
Estátua de Dominguinhos na esplanada de
 mesmo nome em Garanhuns - Foto (Ronaldo César)

Internauta flagrou o exato momento em que o rústico
 Dominguinhos era posicionado no pedestal


Após ser colocada em sua base, a estátua
foi coberta para não estragar a surpresa


VAI VIRAR SANTO: bispo de Garanhuns já foi professor de Português do papa João Paulo II

VAI VIRAR SANTO: bispo de Garanhuns já foi professor de Português do papa João Paulo II
Dom-Fernando-Guimaraes
Já imaginou ser professor do Papa? Mais ainda, de um Papa que se torna santo? Isso aconteceu com Dom Fernando Guimarães, bispo brasileiro que deu aulas de português para o Papa João Paulo II. “É pra mim motivo de alegria e de graça dizer que tive um aluno que é santo”, diz o bispo da diocese de Garanhuns.
Tudo começou no final de janeiro de 1980, quando o Vaticano pediu que Dom Fernando, na época sacerdote, fosse para Roma para trabalhar nos preparativos da primeira viagem que o Papa faria ao Brasil, na metade daquele ano. A indicação foi feita pelo então núncio apostólico no Brasil, Dom Cármine Rocco, que já conhecia o trabalho de Dom Fernando e sabia que ele falava um pouco de italiano e de outros idiomas.
De fevereiro a julho de 1980, Dom Fernando trabalhou na Secretaria de Estado, sendo encarregado dos preparativos dessa terceira viagem internacional do Papa, o que incluía ensinar língua portuguesa ao Santo Padre. As aulas aconteciam três vezes por semana, normalmente no período da manhã.
Dom Fernando conta que João Paulo II tinha uma grande capacidade de percepção e facilidade para idiomas. Ele já sabia o espanhol, então isso serviu de base para o aprendizado do português. Já durante a viagem ao Brasil, era possível ver o empenho do Papa em se comunicar na língua local.
“Quando o Papa se recolhia, normalmente a gente repassava ao final da noite os discursos que ele ia fazer no dia seguinte. Eu sempre pude perceber essa grande energia com que o Papa, mesmo cansado de um grande dia de trabalho e viagens, se preparava para lançar a sua mensagem ao povo, o seu testemunho de fé. Realmente era um homem de Deus em todo o pleno sentido da palavra”, testemunha o bispo.

joao-pailo-ii_oracao
Episódios curiosos nas aulas
Tendo ministrado tantas aulas a João Paulo II no período de quase seis meses, o bispo vivenciou com ele várias situações curiosas. Uma delas foi logo no início das aulas, uma época em que estava acontecendo a visitaad limina dos bispos do Brasil.
Dom Fernando conta que, em determinado momento após a Missa, o Papa lhe disse sorrindo: “Padre Fernando, os bispos brasileiros não querem que o Papa fale português”. Ele, curioso, perguntou: “Mas por que, Santo Padre?” e João Paulo II respondeu: “Por que os bispos chegam para a audiência particular e têm os que me falam em italiano, têm os que me falam em francês, têm até quem me fale em polonês, mas ninguém fala comigo em português”.
“Ele queria praticar a língua. Então eu telefonei imediatamente para o reitor do colégio brasileiro em Roma, onde os bispos normalmente se hospedam, para dizer: ‘recomendem aos bispos que, quando forem até o Papa, falem em português, devagar, mas falem. O Papa quer ouvir a língua portuguesa’”.
Um segundo detalhe foi que, uma vez, Dom Fernando usou uma palavra em português (palavra da qual não se recorda) que o Papa não entendeu e, então, pediu explicações. O então professor traduziu o sentido da palavra em italiano e João Paulo II disse ter entendido.
Dois dias depois, ao final da Missa em português, o Papa olhou fixo pra ele (em tom de brincadeira) e falou uma frase em português completa usando aquela palavra. Ao terminar a frase, franziu os olhos para Dom Fernando e deu um sorriso esperando a reação de seu professor. “É como se ele quisesse me dizer: ‘vê que eu entendi a palavra, que sei usá-la daqui em diante?’”, recorda aos risos.
Dom Fernando não irá a Roma para a canonização, mas diz que acompanhará tudo daqui do Brasil com muita felicidade. “… com uma alegria muito grande e um grande sentimento de gratidão a Deus por ter vivido com um santo e ter tido a oportunidade de ter esse contato mais pessoal e mais direto com o Papa”. João Paulo II vai ser declarado santo, neste domingo, 27, em uma cerimônia presidida por Francisco e que contará com a presença de mais de 800 mil pessoas vindas de diversas partes do mundo. Habemus Santo.
Fonte: Canção Nova

Dom-Fernando-Guimaraes
Já imaginou ser professor do Papa? Mais ainda, de um Papa que se torna santo? Isso aconteceu com Dom Fernando Guimarães, bispo brasileiro que deu aulas de português para o Papa João Paulo II. “É pra mim motivo de alegria e de graça dizer que tive um aluno que é santo”, diz o bispo da diocese de Garanhuns.
Tudo começou no final de janeiro de 1980, quando o Vaticano pediu que Dom Fernando, na época sacerdote, fosse para Roma para trabalhar nos preparativos da primeira viagem que o Papa faria ao Brasil, na metade daquele ano. A indicação foi feita pelo então núncio apostólico no Brasil, Dom Cármine Rocco, que já conhecia o trabalho de Dom Fernando e sabia que ele falava um pouco de italiano e de outros idiomas.
De fevereiro a julho de 1980, Dom Fernando trabalhou na Secretaria de Estado, sendo encarregado dos preparativos dessa terceira viagem internacional do Papa, o que incluía ensinar língua portuguesa ao Santo Padre. As aulas aconteciam três vezes por semana, normalmente no período da manhã.
Dom Fernando conta que João Paulo II tinha uma grande capacidade de percepção e facilidade para idiomas. Ele já sabia o espanhol, então isso serviu de base para o aprendizado do português. Já durante a viagem ao Brasil, era possível ver o empenho do Papa em se comunicar na língua local.
“Quando o Papa se recolhia, normalmente a gente repassava ao final da noite os discursos que ele ia fazer no dia seguinte. Eu sempre pude perceber essa grande energia com que o Papa, mesmo cansado de um grande dia de trabalho e viagens, se preparava para lançar a sua mensagem ao povo, o seu testemunho de fé. Realmente era um homem de Deus em todo o pleno sentido da palavra”, testemunha o bispo.

joao-pailo-ii_oracao
Episódios curiosos nas aulas
Tendo ministrado tantas aulas a João Paulo II no período de quase seis meses, o bispo vivenciou com ele várias situações curiosas. Uma delas foi logo no início das aulas, uma época em que estava acontecendo a visitaad limina dos bispos do Brasil.
Dom Fernando conta que, em determinado momento após a Missa, o Papa lhe disse sorrindo: “Padre Fernando, os bispos brasileiros não querem que o Papa fale português”. Ele, curioso, perguntou: “Mas por que, Santo Padre?” e João Paulo II respondeu: “Por que os bispos chegam para a audiência particular e têm os que me falam em italiano, têm os que me falam em francês, têm até quem me fale em polonês, mas ninguém fala comigo em português”.
“Ele queria praticar a língua. Então eu telefonei imediatamente para o reitor do colégio brasileiro em Roma, onde os bispos normalmente se hospedam, para dizer: ‘recomendem aos bispos que, quando forem até o Papa, falem em português, devagar, mas falem. O Papa quer ouvir a língua portuguesa’”.
Um segundo detalhe foi que, uma vez, Dom Fernando usou uma palavra em português (palavra da qual não se recorda) que o Papa não entendeu e, então, pediu explicações. O então professor traduziu o sentido da palavra em italiano e João Paulo II disse ter entendido.
Dois dias depois, ao final da Missa em português, o Papa olhou fixo pra ele (em tom de brincadeira) e falou uma frase em português completa usando aquela palavra. Ao terminar a frase, franziu os olhos para Dom Fernando e deu um sorriso esperando a reação de seu professor. “É como se ele quisesse me dizer: ‘vê que eu entendi a palavra, que sei usá-la daqui em diante?’”, recorda aos risos.
Dom Fernando não irá a Roma para a canonização, mas diz que acompanhará tudo daqui do Brasil com muita felicidade. “… com uma alegria muito grande e um grande sentimento de gratidão a Deus por ter vivido com um santo e ter tido a oportunidade de ter esse contato mais pessoal e mais direto com o Papa”. João Paulo II vai ser declarado santo, neste domingo, 27, em uma cerimônia presidida por Francisco e que contará com a presença de mais de 800 mil pessoas vindas de diversas partes do mundo. Habemus Santo.
Fonte: Canção Nova

Garanhuns terá 10º Feirão da Casa Própria neste final de semana

Garanhuns terá 10º Feirão da Casa Própria neste final de semana

Do NE10

Neste sábado (26) domingo (27), Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, recebe o 10º Feirão Caixa da Casa Própria. No evento, que acontece em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade, serão oferecidos mais de 800 imóveis na região e apresentadas novidades no setor para os interessados em comprar um imóvel. 

Este ano, quem contratar o financiamento imobiliário no período do Feirão, poderá começar a pagar a primeira prestação em janeiro de 2015. O evento contará com três construtoras, quatro imobiliárias e dois correspondentes 'Caixa Aqui'. Em 2013, mais de 1,4 mil pessoas visitaram o Feirão, quando foram fechados e encaminhados mais de R$ 23,6 milhões em negócios.

FEIRÃO - O evento reúne, num único espaço, diversos representantes do segmento da habitação: construtoras, imobiliárias e técnicos da Caixa Econômica, responsáveis por analisar e autorizar os financiamentos. O cliente pode conhecer o imóvel, dar entrada na documentação necessária ao financiamento e até fechar negócio.

ATENDIMENTO
 - Para requerer o crédito para casa própria, no Feirão, basta levar documento de identidade, CPF e comprovante de renda. Os interessados também podem obter informações em todas as agências da Caixa e pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (0800-726-0101), disponível 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana. Também é possível fazer simulações do crédito imobiliário, no site do banco. 

O prazo do financiamento imobiliário é de até 35 anos e as taxas de juros, dependendo das condições de renda e valor do imóvel, são a partir de 4,5% a.a


Do NE10

Neste sábado (26) domingo (27), Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, recebe o 10º Feirão Caixa da Casa Própria. No evento, que acontece em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade, serão oferecidos mais de 800 imóveis na região e apresentadas novidades no setor para os interessados em comprar um imóvel. 

Este ano, quem contratar o financiamento imobiliário no período do Feirão, poderá começar a pagar a primeira prestação em janeiro de 2015. O evento contará com três construtoras, quatro imobiliárias e dois correspondentes 'Caixa Aqui'. Em 2013, mais de 1,4 mil pessoas visitaram o Feirão, quando foram fechados e encaminhados mais de R$ 23,6 milhões em negócios.

FEIRÃO - O evento reúne, num único espaço, diversos representantes do segmento da habitação: construtoras, imobiliárias e técnicos da Caixa Econômica, responsáveis por analisar e autorizar os financiamentos. O cliente pode conhecer o imóvel, dar entrada na documentação necessária ao financiamento e até fechar negócio.

ATENDIMENTO
 - Para requerer o crédito para casa própria, no Feirão, basta levar documento de identidade, CPF e comprovante de renda. Os interessados também podem obter informações em todas as agências da Caixa e pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (0800-726-0101), disponível 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana. Também é possível fazer simulações do crédito imobiliário, no site do banco. 

O prazo do financiamento imobiliário é de até 35 anos e as taxas de juros, dependendo das condições de renda e valor do imóvel, são a partir de 4,5% a.a

Festival Viva Dominguinhos tem abertura oficial nesta sexta-feira (25)

Festival Viva Dominguinhos tem abertura oficial nesta sexta-feira (25)

Começa hoje (25), a partir de 21h, em Garanhuns (PE), a primeira edição do Festival Viva Dominguinhos. Em sua primeira noite de shows artísticos, na Praça Cultural Mestre Dominguinhos – antiga Esplanada Guadalajara –, o evento contará com as apresentações de Mourinha do Forró, Liv Moraes, Maciel Melo e Santanna. A expectativa é de um público superior a 20 mil pessoas. No intervalo do primeiro show, a estátua em homenagem ao músico, instalada no local, será inaugurada oficialmente.

A abertura oficial terá Mourinha do Forró no palco. Nascido no município de Correntes, também no Agreste Meridional, mas garanhuense de coração, desde menino o cantor sempre gostou do autêntico forró. Começou a cantar aos 13 anos de idade em shows de calouro de sua cidade. Aos 18 anos montou seu primeiro trio de forró e não parou mais. Mourinha morou em São Paulo (SP) por 22 anos, mesmo trabalhando o dia inteiro, não deixou de fazer o que mais gosta: cantar. Nesta sexta-feira, ele promete fazer um show para lembrar os principais clássicos do autêntico forró.

Filha do grande homenageado do festival e da cantora Guadalupe, Liv Moraes será a segunda atração da noite de saudação ao eterno José Domingos de Moraes. A música sempre esteve presente na vida da cantora, que começou a cantar aos 18 anos de idade. Em 2008, Liv participou do Festival de Música de Garanhuns, com a música “Além de Sentir”, de autoria de sua mãe Guadalupe e Sandro Haick. Seu show é um dos mais esperados, já que seu novo CD remete ao início da carreira de Dominguinhos.

Maciel Melo é a terceira atração a subir ao palco. O cantor e compositor é hoje uma referência da música nordestina. Natural de Iguaraci, cidade do sertão pernambucano, Maciel lançou seu primeiro disco em 1989. Em 30 anos de estrada, Maciel Melo conquistou muitos fãs com os seus maiores sucessos: Caboclo Sonhador, Que nem vem vem, Tampa de Pedra, Rainha, Dama de Ouro, entre outros. Artistas como Elba Ramalho, Raimundo Fagner e Zé Ramalho já gravaram composições dele.

Para encerrar a noite, Santanna, “O Cantador”, se apresenta no palco da Praça Cultural Mestre Dominguinhos. Santanna, nascido em Juazeiro do Norte (CE), é descendente de uma família de artistas, e assim teve grande influência do aboio do vaqueiro nordestino, do canto das lavadeiras, do canto das rezadeiras, violeiros e emboladores. Seu estilo tem forte influência de Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”.

Secom

Começa hoje (25), a partir de 21h, em Garanhuns (PE), a primeira edição do Festival Viva Dominguinhos. Em sua primeira noite de shows artísticos, na Praça Cultural Mestre Dominguinhos – antiga Esplanada Guadalajara –, o evento contará com as apresentações de Mourinha do Forró, Liv Moraes, Maciel Melo e Santanna. A expectativa é de um público superior a 20 mil pessoas. No intervalo do primeiro show, a estátua em homenagem ao músico, instalada no local, será inaugurada oficialmente.

A abertura oficial terá Mourinha do Forró no palco. Nascido no município de Correntes, também no Agreste Meridional, mas garanhuense de coração, desde menino o cantor sempre gostou do autêntico forró. Começou a cantar aos 13 anos de idade em shows de calouro de sua cidade. Aos 18 anos montou seu primeiro trio de forró e não parou mais. Mourinha morou em São Paulo (SP) por 22 anos, mesmo trabalhando o dia inteiro, não deixou de fazer o que mais gosta: cantar. Nesta sexta-feira, ele promete fazer um show para lembrar os principais clássicos do autêntico forró.

Filha do grande homenageado do festival e da cantora Guadalupe, Liv Moraes será a segunda atração da noite de saudação ao eterno José Domingos de Moraes. A música sempre esteve presente na vida da cantora, que começou a cantar aos 18 anos de idade. Em 2008, Liv participou do Festival de Música de Garanhuns, com a música “Além de Sentir”, de autoria de sua mãe Guadalupe e Sandro Haick. Seu show é um dos mais esperados, já que seu novo CD remete ao início da carreira de Dominguinhos.

Maciel Melo é a terceira atração a subir ao palco. O cantor e compositor é hoje uma referência da música nordestina. Natural de Iguaraci, cidade do sertão pernambucano, Maciel lançou seu primeiro disco em 1989. Em 30 anos de estrada, Maciel Melo conquistou muitos fãs com os seus maiores sucessos: Caboclo Sonhador, Que nem vem vem, Tampa de Pedra, Rainha, Dama de Ouro, entre outros. Artistas como Elba Ramalho, Raimundo Fagner e Zé Ramalho já gravaram composições dele.

Para encerrar a noite, Santanna, “O Cantador”, se apresenta no palco da Praça Cultural Mestre Dominguinhos. Santanna, nascido em Juazeiro do Norte (CE), é descendente de uma família de artistas, e assim teve grande influência do aboio do vaqueiro nordestino, do canto das lavadeiras, do canto das rezadeiras, violeiros e emboladores. Seu estilo tem forte influência de Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”.

Secom

Criança de três meses é deixada em casa com menina de 3 anos em Garanhuns e mães foram presas

Mulheres saíram de casa e foram para bar com outras duas crianças.Responsáveis foram autuadas em flagrante por abandono de incapaz.

Uma menina de 3 anos de idade foi deixada com uma de três meses em uma casa da Cohab III, em Garanhuns, no Agreste pernambucano. A informação é da Polícia Militar, que acompanhou o Conselho Tutelar na noite da quinta-feira (24) e prendeu as respectivas mães - de 20 e 22 anos. Antes da prisão, estas estavam em um bar, para onde a de 20 anos levou outras duas filhas - de 4 anos e de 1 ano e quatro meses.

As mães compareceram à residência depois de saberem que o Conselho Tutelar estava lá e apresentavam sinais de embriaguez, ainda segundo a PM. Logo após, a equipe do Conselho foi até o bar, onde estavam as outras crianças sob responsabilidade dos donos do estabelecimento. "Estamos fazendo o levantamento para ver se eram reincidentes, mas, segundo os vizinhos, elas costumavam beber juntas e deixar as crianças sozinhas", contou a conselheira Eliane Silva. O Conselho Tutelar de Garanhuns disponibiliza o número (87) 3762-7056 para denúncias.

As três crianças da mulher de 20 anos foram deixadas com o pai, que mora na mesma residência, mas estava no trabalho quando ocorreu a abordagem. A menina de 3 anos é filha da de 22 anos e está em um abrigo da cidade à espera da localização de responsáveis para encaminhamento, ainda de acordo com a Polícia Civil e o Conselho Tutelar.

As mulheres foram autuadas em flagrante por abandono de incapaz. Nesta sexta-feira (25), houve o encaminhamento para a Colônia Penal Feminina de Buíque, também no Agreste. Segundo o comissário Jean Carlos, da Polícia Civil, a pena neste caso pode variar de 9 meses a 4 anos de detenção.

G1
:
Mulheres saíram de casa e foram para bar com outras duas crianças.Responsáveis foram autuadas em flagrante por abandono de incapaz.

Uma menina de 3 anos de idade foi deixada com uma de três meses em uma casa da Cohab III, em Garanhuns, no Agreste pernambucano. A informação é da Polícia Militar, que acompanhou o Conselho Tutelar na noite da quinta-feira (24) e prendeu as respectivas mães - de 20 e 22 anos. Antes da prisão, estas estavam em um bar, para onde a de 20 anos levou outras duas filhas - de 4 anos e de 1 ano e quatro meses.

As mães compareceram à residência depois de saberem que o Conselho Tutelar estava lá e apresentavam sinais de embriaguez, ainda segundo a PM. Logo após, a equipe do Conselho foi até o bar, onde estavam as outras crianças sob responsabilidade dos donos do estabelecimento. "Estamos fazendo o levantamento para ver se eram reincidentes, mas, segundo os vizinhos, elas costumavam beber juntas e deixar as crianças sozinhas", contou a conselheira Eliane Silva. O Conselho Tutelar de Garanhuns disponibiliza o número (87) 3762-7056 para denúncias.

As três crianças da mulher de 20 anos foram deixadas com o pai, que mora na mesma residência, mas estava no trabalho quando ocorreu a abordagem. A menina de 3 anos é filha da de 22 anos e está em um abrigo da cidade à espera da localização de responsáveis para encaminhamento, ainda de acordo com a Polícia Civil e o Conselho Tutelar.

As mulheres foram autuadas em flagrante por abandono de incapaz. Nesta sexta-feira (25), houve o encaminhamento para a Colônia Penal Feminina de Buíque, também no Agreste. Segundo o comissário Jean Carlos, da Polícia Civil, a pena neste caso pode variar de 9 meses a 4 anos de detenção.

G1
: