E-mail

CARD PREFEITURA

CARD PREFEITURA

LOGO HEADER (EDITAR AQUI)

LOGO HEADER (EDITAR AQUI)

menu

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Estão abertas as inscrições para o curso de Pré-vestibular da UPE destinado aos estudantes da rede pública

Estão abertas as inscrições para o curso de Pré-vestibular da UPE destinado aos estudantes da rede pública

A partir desta quarta-feira (19/02) estão abertas as inscrições para o curso Pré-vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE), o Prevupe, destinado aos estudantes da rede pública de ensino. Ao todo, são oferecidas 9.260 vagas para 34 municípios do Estado. As inscrições devem ser feitas no endereço eletrônico www.upenet.com.br.

O curso, gratuito, tem o objetivo de reforçar e ampliar os conhecimentos dos alunos das escolas da rede pública de ensino e egressos que pretendem fazer o vestibular. As inscrições seguem até o dia 16 de março e a taxa, que custa R$ 30,00, deverá ser paga até o dia 17/03, em horário bancário. Os candidatos inscritos em programas sociais do Governo Federal poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição no período de 19 a 26 deste mês de fevereiro, no site. O resultado com os nomes dos contemplados com a isenção será divulgado no dia 07 de março no mesmo endereço eletrônico. Para concorrer, é necessário ter concluído ou estar cursando o 3º ano do Ensino Médio em Escola Pública ou ser concluinte do programa de Educação de Jovens e Adultos (Eja) ou o Travessia.

Para todos os candidatos inscritos, será aplicada uma prova eliminatória e classificatória, que constará de 50 questões objetivas de múltipla escolha, abrangendo conteúdos de português, matemática, física, química, história, geografia e biologia. O teste será aplicado no dia 30 de março, no horário das 8h15 às 12h15, em locais estabelecidos no cartão informativo do candidato.

De acordo com o edital, os estudantes devem comparecer ao local designado para a prova com uma hora de antecedência, munido do cartão informativo, documento oficial de identificação com foto e caneta esferográfica azul ou preta. A coordenação informa que não será permitido o uso de aparelhos de comunicação ou de máquina de calcular. O candidato só poderá sair da sala duas horas após o início dos exames, podendo levar o caderno de provas. O resultado do processo seletivo será divulgado no site, até o dia 08 de abril deste ano.

As matrículas serão realizadas nos dias 12 e 13 de abril, das 8h às 10h, na unidade em que o aluno fará o curso. O dia 19/04 será reservado para a matrícula dos retardatários, no mesmo local e horário. Na hipótese de remanejamento de candidatos, a listagem será divulgada no dia 24/04, a partir das 14h, no site. Para os remanejados, a matrícula deverá ser feita no dia 26/04. As aulas serão ministradas de abril a dezembro, aos sábados em horário integral (das 8h às 17h) e aos domingos das 8h às 12h. Mais informações no edital ou através do telefone: (81) 3033-7387.

Para acessar o Edital clique AQUI .

UPE

A partir desta quarta-feira (19/02) estão abertas as inscrições para o curso Pré-vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE), o Prevupe, destinado aos estudantes da rede pública de ensino. Ao todo, são oferecidas 9.260 vagas para 34 municípios do Estado. As inscrições devem ser feitas no endereço eletrônico www.upenet.com.br.

O curso, gratuito, tem o objetivo de reforçar e ampliar os conhecimentos dos alunos das escolas da rede pública de ensino e egressos que pretendem fazer o vestibular. As inscrições seguem até o dia 16 de março e a taxa, que custa R$ 30,00, deverá ser paga até o dia 17/03, em horário bancário. Os candidatos inscritos em programas sociais do Governo Federal poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição no período de 19 a 26 deste mês de fevereiro, no site. O resultado com os nomes dos contemplados com a isenção será divulgado no dia 07 de março no mesmo endereço eletrônico. Para concorrer, é necessário ter concluído ou estar cursando o 3º ano do Ensino Médio em Escola Pública ou ser concluinte do programa de Educação de Jovens e Adultos (Eja) ou o Travessia.

Para todos os candidatos inscritos, será aplicada uma prova eliminatória e classificatória, que constará de 50 questões objetivas de múltipla escolha, abrangendo conteúdos de português, matemática, física, química, história, geografia e biologia. O teste será aplicado no dia 30 de março, no horário das 8h15 às 12h15, em locais estabelecidos no cartão informativo do candidato.

De acordo com o edital, os estudantes devem comparecer ao local designado para a prova com uma hora de antecedência, munido do cartão informativo, documento oficial de identificação com foto e caneta esferográfica azul ou preta. A coordenação informa que não será permitido o uso de aparelhos de comunicação ou de máquina de calcular. O candidato só poderá sair da sala duas horas após o início dos exames, podendo levar o caderno de provas. O resultado do processo seletivo será divulgado no site, até o dia 08 de abril deste ano.

As matrículas serão realizadas nos dias 12 e 13 de abril, das 8h às 10h, na unidade em que o aluno fará o curso. O dia 19/04 será reservado para a matrícula dos retardatários, no mesmo local e horário. Na hipótese de remanejamento de candidatos, a listagem será divulgada no dia 24/04, a partir das 14h, no site. Para os remanejados, a matrícula deverá ser feita no dia 26/04. As aulas serão ministradas de abril a dezembro, aos sábados em horário integral (das 8h às 17h) e aos domingos das 8h às 12h. Mais informações no edital ou através do telefone: (81) 3033-7387.

Para acessar o Edital clique AQUI .

UPE

Duplicação da BR-423, trecho São Caetano e Garanhuns, está prevista para iniciar em julho

Duplicação da BR-423, trecho São Caetano e Garanhuns, está prevista para iniciar em julho


Armando garante mais agilidade para duplicação da BR-423

Brasília - O senador Armando Monteiro conseguiu agilizar o início da duplicação da BR-423, no trecho de 80 quilômetros entre São Caetano e Garanhuns. Esta semana, ele se reuniu com o diretor geral do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), General Jorge Fraxe, para reivindicar a definição dos prazos de licitação das obras na rodovia. No fim do ano passado, Armando tinha levado o mesmo pleito ao ministro dos Transportes, Cesar Borges.

Na reunião com o representante do DNIT, o senador pernambucano obteve a garantia de que o edital de licitação será publicado no próximo dia 30 de abril, com o início das obras previsto para o final de julho. “O cronograma da BR-423 sofreu um pequeno ajuste, mas o que é importante é que o anteprojeto foi refeito, de modo que teremos a licitação finalmente. E esperamos que com o RDC, que é um regime simplificado de licitação, esta obra já possa estar sendo contratada logo no início do segundo semestre”, afirmou Armando.

A BR-423 é a mais importante via de acesso ao Agreste Meridional e a sua duplicação terá grande impacto social e econômico, melhorando a mobilidade da população e o escoamento da produção da bacia leiteira da região, considerada a maior de Pernambuco.

Dominguinhos – Além da luta pela duplicação, o senador Armando Monteiro quer dar à BR-423 o nome de Rodovia Mestre Dominguinhos. Já está tramitando no Senado projeto de lei de sua autoria que presta esta homenagem ao músico de Garanhuns. “Nada mais justo do que batizar com o seu nome um caminho por ele tantas vezes percorrido, a fim de levar sua arte ao povo que tanto amou e por quem será eterna e merecidamente venerado”, justifica o senador.

Crédito da foto: Ana Luiza Sousa/divulgação


Armando garante mais agilidade para duplicação da BR-423

Brasília - O senador Armando Monteiro conseguiu agilizar o início da duplicação da BR-423, no trecho de 80 quilômetros entre São Caetano e Garanhuns. Esta semana, ele se reuniu com o diretor geral do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), General Jorge Fraxe, para reivindicar a definição dos prazos de licitação das obras na rodovia. No fim do ano passado, Armando tinha levado o mesmo pleito ao ministro dos Transportes, Cesar Borges.

Na reunião com o representante do DNIT, o senador pernambucano obteve a garantia de que o edital de licitação será publicado no próximo dia 30 de abril, com o início das obras previsto para o final de julho. “O cronograma da BR-423 sofreu um pequeno ajuste, mas o que é importante é que o anteprojeto foi refeito, de modo que teremos a licitação finalmente. E esperamos que com o RDC, que é um regime simplificado de licitação, esta obra já possa estar sendo contratada logo no início do segundo semestre”, afirmou Armando.

A BR-423 é a mais importante via de acesso ao Agreste Meridional e a sua duplicação terá grande impacto social e econômico, melhorando a mobilidade da população e o escoamento da produção da bacia leiteira da região, considerada a maior de Pernambuco.

Dominguinhos – Além da luta pela duplicação, o senador Armando Monteiro quer dar à BR-423 o nome de Rodovia Mestre Dominguinhos. Já está tramitando no Senado projeto de lei de sua autoria que presta esta homenagem ao músico de Garanhuns. “Nada mais justo do que batizar com o seu nome um caminho por ele tantas vezes percorrido, a fim de levar sua arte ao povo que tanto amou e por quem será eterna e merecidamente venerado”, justifica o senador.

Crédito da foto: Ana Luiza Sousa/divulgação

Estátua de Dominguinhos ficará na Praça Cultural Mestre Dominguinhos

Estátua de Dominguinhos ficará na Praça Cultural Mestre Dominguinhos


















Foi encerrada na tarde de ontem (19) a votação popular para decidir em qual local seria instalada a estátua do garanhuense Dominguinhos, que faleceu em 23 de julho de 2013. A peça, produzida pelo mestre artesão José Veríssimo, tem pouco mais de 2 metros de altura. Após oito dias, percorrendo diversos pontos da cidade de Garanhuns, as duas urnas da Rede Globo Nordeste contabilizaram um total de 4.845 votos, desses, 2.237 foram para a Praça Cultural Mestre Dominguinhos.

Na segunda colocação ficou a entrada de Garanhuns, às margens da BR 423, que teve 1.827 votos. Já o trecho da Avenida Rui Barbosa, no bairro Heliópolis, fechou a participação com 781. As urnas estiveram, além do Palácio Celso Galvão, na Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Parque Euclides Dourado, Largo do Colunata, Relógio das Flores, Câmara de Vereadores e o 71º BIMtz do Exército.

Instalação oficial – A estátua será inaugurada durante o Festival Viva Dominguinhos, que passa a integrar o calendário de eventos da Prefeitura de Garanhuns a partir deste ano, sendo realizado no mês de abril, entre os dias 25 e 27.

Secom


















Foi encerrada na tarde de ontem (19) a votação popular para decidir em qual local seria instalada a estátua do garanhuense Dominguinhos, que faleceu em 23 de julho de 2013. A peça, produzida pelo mestre artesão José Veríssimo, tem pouco mais de 2 metros de altura. Após oito dias, percorrendo diversos pontos da cidade de Garanhuns, as duas urnas da Rede Globo Nordeste contabilizaram um total de 4.845 votos, desses, 2.237 foram para a Praça Cultural Mestre Dominguinhos.

Na segunda colocação ficou a entrada de Garanhuns, às margens da BR 423, que teve 1.827 votos. Já o trecho da Avenida Rui Barbosa, no bairro Heliópolis, fechou a participação com 781. As urnas estiveram, além do Palácio Celso Galvão, na Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Parque Euclides Dourado, Largo do Colunata, Relógio das Flores, Câmara de Vereadores e o 71º BIMtz do Exército.

Instalação oficial – A estátua será inaugurada durante o Festival Viva Dominguinhos, que passa a integrar o calendário de eventos da Prefeitura de Garanhuns a partir deste ano, sendo realizado no mês de abril, entre os dias 25 e 27.

Secom

Manifestantes realizam protesto na PE-177 contra a cassação do prefeito de São João

Manifestantes realizam protesto na PE-177 contra a cassação do prefeito de São João


Centenas de manifestantes fecharam no final da tarde dessa quarta feira (19), um trecho da Rodovia PE 177, no acesso ao município de São João.

De acordo com lideranças do movimento, a manifestação foi ocasionada pela decisão da justiça, através do TRE-PE, que afastou o Prefeito eleito Genaldi Zumba (PSD), do governo daquele município do Agreste.

Com a assunção do presidente da Câmara Municipal, Vereador Jamesson Guilherme como prefeito interino, a situação não se normalizou.

A população presente à manifestação alega que os principais serviços públicos como saúde, educação e obras estão paralisadas.

Enquanto o Vereador-Prefeito Jamesson alega que recebeu o município sem condições de governabilidade, em virtude da ausência de documentos, equipamentos e até chaves de prédios municipais, o Prefeito cassado, Genaldi Zumba, em entrevista ao programa "Falando com o Agreste" alegou que a inoperância e falta de capacidade administrativa do vereador são os responsáveis pelos desmandos que vem se ampliando nas últimas semanas.

Dezenas de veículos que se deslocavam naquela PE nos dois sentidos, foram impedidos de prosseguirem viagem.  Após intervenção da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, por volta das 19 horas, a situação foi normalizada.

Alguns manifestantes mais exaltados foram levados à delegacia de polícia de Garanhuns e logo em seguida liberados.

Do blog de Marcelo Jorge


Centenas de manifestantes fecharam no final da tarde dessa quarta feira (19), um trecho da Rodovia PE 177, no acesso ao município de São João.

De acordo com lideranças do movimento, a manifestação foi ocasionada pela decisão da justiça, através do TRE-PE, que afastou o Prefeito eleito Genaldi Zumba (PSD), do governo daquele município do Agreste.

Com a assunção do presidente da Câmara Municipal, Vereador Jamesson Guilherme como prefeito interino, a situação não se normalizou.

A população presente à manifestação alega que os principais serviços públicos como saúde, educação e obras estão paralisadas.

Enquanto o Vereador-Prefeito Jamesson alega que recebeu o município sem condições de governabilidade, em virtude da ausência de documentos, equipamentos e até chaves de prédios municipais, o Prefeito cassado, Genaldi Zumba, em entrevista ao programa "Falando com o Agreste" alegou que a inoperância e falta de capacidade administrativa do vereador são os responsáveis pelos desmandos que vem se ampliando nas últimas semanas.

Dezenas de veículos que se deslocavam naquela PE nos dois sentidos, foram impedidos de prosseguirem viagem.  Após intervenção da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, por volta das 19 horas, a situação foi normalizada.

Alguns manifestantes mais exaltados foram levados à delegacia de polícia de Garanhuns e logo em seguida liberados.

Do blog de Marcelo Jorge

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Facebook compra o WhatsApp por US$ 16 bilhões

Facebook compra o WhatsApp por US$ 16 bilhões

O Facebook anunciou nesta quarta-feira (19) a compra do aplicativo WhatsApp por US$ 16 bilhões. O valor é o mais alto já pago por um aplicativo para smartphones desde que a própria rede social comprou o Instagram. Também é a maior aquisição do site de Mark Zuckerberg.

No comunicado que anunciou a compra do aplicativo, o Facebook não informou se irá descontinuá-lo. Essa é a maior aquisição já feita pelo Facebook, que pagou pouco mais de US$ 1 bilhão pelo Instagram em 2012. No fim de 2013, o aplicativo de fotos começou a exibir anúncios para levantar receitas.

O valor de mercado do Facebook é de US$ 172,8 bilhões depois do fechamento do mercado nesta quarta-feira (19). Os papéis da rede social fecharam em alta de 1,13%, vencidas a US$ 68,06. Para se ter ideia do avanço das ações do site, na abertura de capital em 2012, quando foram vendidas a US$ 38.

Com isso, a rede social já tem valor de mercado maior do que companhias de tecnologia mais consolidadas, como a Amazon (US$ 159 bilhões) e a Oracle (US$ 170 bilhões).
Usado por 450 milhões de pessoas por mês, o WhatsApp tem alto poder de engajamento: 70%  que têm o aplicativo instalado em seus celulares o manuseiam diariamente. Por dia, o app registra 1 milhão de novos usuários.

“WhatsApp está no caminho para conectar um bilhão de pessoas. Serviços que atingem a casa do milhar são incrivelmente valiosos”, escreveu em comunicado o presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg.

“O engajamento extremamente elevado do usuário do WhatsApp e rápido crescimento são impulsionados pelos recursos de mensagens simples, poderosos e instantâneos que prestamos. Nós estamos entusiasmados e honrados de nos tornarmos parceiros de Mark e do Facebook para continuarmos a trazer nossos produtos a mais pessoas ao redor do mundo”, afirmou Jan Koum, presidente-executivo e cofundador do WhatsApp.

O WhatsApp está no centro da discussão sobre a fuga de jovens do Facebook. O aplicativo de mensagens instantâneas, ao lado do Snapchat, Line e WeChat, é tratado como um dos escoadouros de adolescentes da rede social.

Para tentar conter a falta de interesse e levar para seus domínios um desses aplicativos sensação, a rede social tentou comprar o Snapchat por US$ 3 bilhões, mas teve sua proposta recusada.

Segundo o Facebook, o volume de mensagens trocadas pelo aplicativo se aproxima do total de mensagens de texto enviadas em todo o mundo. Do volume oferecido pelo aplicativo, US$ 4 bilhões serão pagos em dinheiro e US$ 12 bilhões, em ações do Facebook. O acordo também prevê um adicional de US$ 3 bilhões em ações restritas aos fundadores e funcionários do WhatsApp.

G1

O Facebook anunciou nesta quarta-feira (19) a compra do aplicativo WhatsApp por US$ 16 bilhões. O valor é o mais alto já pago por um aplicativo para smartphones desde que a própria rede social comprou o Instagram. Também é a maior aquisição do site de Mark Zuckerberg.

No comunicado que anunciou a compra do aplicativo, o Facebook não informou se irá descontinuá-lo. Essa é a maior aquisição já feita pelo Facebook, que pagou pouco mais de US$ 1 bilhão pelo Instagram em 2012. No fim de 2013, o aplicativo de fotos começou a exibir anúncios para levantar receitas.

O valor de mercado do Facebook é de US$ 172,8 bilhões depois do fechamento do mercado nesta quarta-feira (19). Os papéis da rede social fecharam em alta de 1,13%, vencidas a US$ 68,06. Para se ter ideia do avanço das ações do site, na abertura de capital em 2012, quando foram vendidas a US$ 38.

Com isso, a rede social já tem valor de mercado maior do que companhias de tecnologia mais consolidadas, como a Amazon (US$ 159 bilhões) e a Oracle (US$ 170 bilhões).
Usado por 450 milhões de pessoas por mês, o WhatsApp tem alto poder de engajamento: 70%  que têm o aplicativo instalado em seus celulares o manuseiam diariamente. Por dia, o app registra 1 milhão de novos usuários.

“WhatsApp está no caminho para conectar um bilhão de pessoas. Serviços que atingem a casa do milhar são incrivelmente valiosos”, escreveu em comunicado o presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg.

“O engajamento extremamente elevado do usuário do WhatsApp e rápido crescimento são impulsionados pelos recursos de mensagens simples, poderosos e instantâneos que prestamos. Nós estamos entusiasmados e honrados de nos tornarmos parceiros de Mark e do Facebook para continuarmos a trazer nossos produtos a mais pessoas ao redor do mundo”, afirmou Jan Koum, presidente-executivo e cofundador do WhatsApp.

O WhatsApp está no centro da discussão sobre a fuga de jovens do Facebook. O aplicativo de mensagens instantâneas, ao lado do Snapchat, Line e WeChat, é tratado como um dos escoadouros de adolescentes da rede social.

Para tentar conter a falta de interesse e levar para seus domínios um desses aplicativos sensação, a rede social tentou comprar o Snapchat por US$ 3 bilhões, mas teve sua proposta recusada.

Segundo o Facebook, o volume de mensagens trocadas pelo aplicativo se aproxima do total de mensagens de texto enviadas em todo o mundo. Do volume oferecido pelo aplicativo, US$ 4 bilhões serão pagos em dinheiro e US$ 12 bilhões, em ações do Facebook. O acordo também prevê um adicional de US$ 3 bilhões em ações restritas aos fundadores e funcionários do WhatsApp.

G1

Depois de mais de 20 anos de espera, travessa Sílvia Raquel é pavimentada na Vila do Quartel

Depois de mais de 20 anos de espera, travessa Sílvia Raquel é pavimentada na Vila do Quartel


Depois de mais de 20 anos de espera, os moradores da Vila do Quartel viram um antigo sonho ser realizado. A travessa Sílvia Raquel, principal e única ligação do bairro com a BR-423, foi finalmente pavimentada. Carros e pedestres já circulam pelo local e o serviço ficou muito bem feito. Antes, em época de inverno, a travessa mais parecia a superfície lunar ou um queijo suíço, de tantos buracos que acumulava. Obra simples, mas de extrema importância para a comunidade. PARABÉNS À PREFEITURA


Depois de mais de 20 anos de espera, os moradores da Vila do Quartel viram um antigo sonho ser realizado. A travessa Sílvia Raquel, principal e única ligação do bairro com a BR-423, foi finalmente pavimentada. Carros e pedestres já circulam pelo local e o serviço ficou muito bem feito. Antes, em época de inverno, a travessa mais parecia a superfície lunar ou um queijo suíço, de tantos buracos que acumulava. Obra simples, mas de extrema importância para a comunidade. PARABÉNS À PREFEITURA

Ônibus com professores e alunos é assaltado na zona rural de Garanhuns

Ônibus com professores e alunos é assaltado na zona rural de Garanhuns

Por volta das 18h da terça-feira, (18), um ônibus com estudantes, professores e agricultores foi assaltado por dois adultos e dois menores, no Sítio Borges, zona rural de Garanhuns. Eles levaram computadores, celulares e dinheiro dos passageiros. É provável que os bandidos já tinham em mãos, informações sobre o horário que o ônibus passaria pelo local, já que o caminho é repetido diariamente. Nenhum passageiro foi agredido e os bandidos conseguiram fugir com os pertences.

Fonte: Rádio Jornal


Por volta das 18h da terça-feira, (18), um ônibus com estudantes, professores e agricultores foi assaltado por dois adultos e dois menores, no Sítio Borges, zona rural de Garanhuns. Eles levaram computadores, celulares e dinheiro dos passageiros. É provável que os bandidos já tinham em mãos, informações sobre o horário que o ônibus passaria pelo local, já que o caminho é repetido diariamente. Nenhum passageiro foi agredido e os bandidos conseguiram fugir com os pertences.

Fonte: Rádio Jornal

Governo Municipal realiza a Copa Garanhuns Sub 17

Governo Municipal realiza a Copa Garanhuns Sub 17


O Governo Municipal, por meio da Diretoria de Esportes, estará promovendo, nos meses de março e abril, a Copa Garanhuns de Futebol Sub 17. As inscrições estarão abertas até o dia 28 de fevereiro e podem ser realizadas na sede da diretoria, localizada no Parque Euclides Dourado, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

A equipe interessada poderá inscrever apenas 20 atletas, nascidos nos anos de 1997, 1998, 1999 e 2000. Para realizar as inscrições, os competidores deverão apresentar documento de identidade. De acordo com o diretor de Esportes do município, César Brasil, o objetivo da competição “é oportunizar a prática esportiva revelando atletas que, ao final da competição, possam ingressar na seleção de Garanhuns sub 17 participando, posteriormente, de competições oficiais”, comenta.

A Copa Garanhuns Sub-17 terá a participação de, no máximo, 16 equipes e os jogos serão realizados aos sábados e domingos pela manhã. Outras informações pelos telefones: (87) 9920 8934, (87) 9982 0102, (87) 9945 8581 ou (87) 9601 7161.

Secom


O Governo Municipal, por meio da Diretoria de Esportes, estará promovendo, nos meses de março e abril, a Copa Garanhuns de Futebol Sub 17. As inscrições estarão abertas até o dia 28 de fevereiro e podem ser realizadas na sede da diretoria, localizada no Parque Euclides Dourado, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

A equipe interessada poderá inscrever apenas 20 atletas, nascidos nos anos de 1997, 1998, 1999 e 2000. Para realizar as inscrições, os competidores deverão apresentar documento de identidade. De acordo com o diretor de Esportes do município, César Brasil, o objetivo da competição “é oportunizar a prática esportiva revelando atletas que, ao final da competição, possam ingressar na seleção de Garanhuns sub 17 participando, posteriormente, de competições oficiais”, comenta.

A Copa Garanhuns Sub-17 terá a participação de, no máximo, 16 equipes e os jogos serão realizados aos sábados e domingos pela manhã. Outras informações pelos telefones: (87) 9920 8934, (87) 9982 0102, (87) 9945 8581 ou (87) 9601 7161.

Secom

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

ProJovem Urbano traz para Garanhuns a Prévia Carnavalesca “Com Ciência na Cabeça e o Frevo no Pé”

ProJovem Urbano traz para Garanhuns a Prévia Carnavalesca “Com Ciência na Cabeça e o Frevo no Pé”
Quebrando a tradição do percurso entre o eixo Recife e Olinda, a Prévia Carnavalesca “Com Ciência na Cabeça e o Frevo no Pé” desfila pela primeira vez na história no interior de Pernambuco e trará às ruas de Garanhuns a irreverência e originalidade da troça no próximo dia 26 de fevereiro. O evento representa uma política de interiorização dos programas de divulgação científica através da articulação entre Coordenação do Projovem Urbano (PJU) na GRE Agreste Meridional, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE/UAG e Espaço Ciência, com apoio da Secretaria de Cultura de Garanhuns, ADUFERPE e SBPC.

A troça foi criada em 2005 com o propósito de celebrar e divulgar o espírito científico, oriunda da parceria entre a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), CECINE, Espaço Ciência, Prefeituras de Recife e Olinda, dentre outros órgãos. A edição daquele ano contou com a participação de Frevioca, Rei Mono, Rainha do Carnaval e teve como o primeiro boneco da troça o cientista alemão Albert Einstein, no ano do centenário da teoria da relatividade.

Desde então, a cada ano um cientista é homenageado com um boneco gigante como. Nomes como Galileu Galilei, Marie Curie, Leite Lopes, Milton Santos, Charles Darwin, Paulo Freire, César Lattes e Naíde Teodósio já foram personagens centrais da folia. O desfile dos bonecos ganhou projeção e a partir da primeira edição eles são levados para reuniões anuais da SBPC. Além disso, estiveram presentes na Conferência RIO + 20 e já foram ilustrados em um cartão natalino da União Europeia de Ciências.

A novidade para 2014 será o boneco de Ricardo Ferreira que estreará na troça científica fazendo companhia aos bonecos veteranos. O folião que prestigiar o evento em Garanhuns no dia 26 contará, também, com a apresentação dos bonecos do Bloco de Zé Puluca, do município de Bom Conselho. A concentração será realizada às 15h30 na UFRPE – UAG, indo se reunir com os estudantes e comunidade local na Escola Municipal Artur Maia (uma das escolas que funciona o PJU em Garanhuns) seguindo até o centro da cidade em direção no Espaço Colunata, ponto final do percurso. A folia será aberta e toda a população está convidada a participar.
Quebrando a tradição do percurso entre o eixo Recife e Olinda, a Prévia Carnavalesca “Com Ciência na Cabeça e o Frevo no Pé” desfila pela primeira vez na história no interior de Pernambuco e trará às ruas de Garanhuns a irreverência e originalidade da troça no próximo dia 26 de fevereiro. O evento representa uma política de interiorização dos programas de divulgação científica através da articulação entre Coordenação do Projovem Urbano (PJU) na GRE Agreste Meridional, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE/UAG e Espaço Ciência, com apoio da Secretaria de Cultura de Garanhuns, ADUFERPE e SBPC.

A troça foi criada em 2005 com o propósito de celebrar e divulgar o espírito científico, oriunda da parceria entre a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), CECINE, Espaço Ciência, Prefeituras de Recife e Olinda, dentre outros órgãos. A edição daquele ano contou com a participação de Frevioca, Rei Mono, Rainha do Carnaval e teve como o primeiro boneco da troça o cientista alemão Albert Einstein, no ano do centenário da teoria da relatividade.

Desde então, a cada ano um cientista é homenageado com um boneco gigante como. Nomes como Galileu Galilei, Marie Curie, Leite Lopes, Milton Santos, Charles Darwin, Paulo Freire, César Lattes e Naíde Teodósio já foram personagens centrais da folia. O desfile dos bonecos ganhou projeção e a partir da primeira edição eles são levados para reuniões anuais da SBPC. Além disso, estiveram presentes na Conferência RIO + 20 e já foram ilustrados em um cartão natalino da União Europeia de Ciências.

A novidade para 2014 será o boneco de Ricardo Ferreira que estreará na troça científica fazendo companhia aos bonecos veteranos. O folião que prestigiar o evento em Garanhuns no dia 26 contará, também, com a apresentação dos bonecos do Bloco de Zé Puluca, do município de Bom Conselho. A concentração será realizada às 15h30 na UFRPE – UAG, indo se reunir com os estudantes e comunidade local na Escola Municipal Artur Maia (uma das escolas que funciona o PJU em Garanhuns) seguindo até o centro da cidade em direção no Espaço Colunata, ponto final do percurso. A folia será aberta e toda a população está convidada a participar.

Caminhões-pipa passam por fiscalização em Garanhuns

Caminhões-pipa passam por fiscalização em Garanhuns

Vigilância Sanitária Estadual e Municipal, em parceria com diversos órgãos, fiscalizou o transporte de água na região

Na manhã desta terça-feira (18), foi instalada em Garanhuns, às margens da BR 424, a barreira sanitária para execução do Programa de Monitoramento e Fiscalização da Água de Carros Pipa – Água Pura. O programa é uma iniciativa da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), com o apoio da Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária e Ambiental de Garanhuns, polícias Militar e Rodoviária Federal, Exército Brasileiro e Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe). A ação começou por volta das 8h e seguiu até o meio-dia.

O procedimento visa garantir que a água seja fornecida sem nenhum risco para a saúde. Na ação, é coletada uma amostra do líquido em que será verificado o índice de cloro que o veículo está transportando. Se o índice estiver abaixo do recomendado pela vigilância, o proprietário do carro pipa recebe uma notificação e a equipe que está no local faz a complementação desse cloro e, em seguida, libera o veículo para que ele possa conduzir água de qualidade à população.

Secom

Vigilância Sanitária Estadual e Municipal, em parceria com diversos órgãos, fiscalizou o transporte de água na região

Na manhã desta terça-feira (18), foi instalada em Garanhuns, às margens da BR 424, a barreira sanitária para execução do Programa de Monitoramento e Fiscalização da Água de Carros Pipa – Água Pura. O programa é uma iniciativa da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), com o apoio da Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária e Ambiental de Garanhuns, polícias Militar e Rodoviária Federal, Exército Brasileiro e Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe). A ação começou por volta das 8h e seguiu até o meio-dia.

O procedimento visa garantir que a água seja fornecida sem nenhum risco para a saúde. Na ação, é coletada uma amostra do líquido em que será verificado o índice de cloro que o veículo está transportando. Se o índice estiver abaixo do recomendado pela vigilância, o proprietário do carro pipa recebe uma notificação e a equipe que está no local faz a complementação desse cloro e, em seguida, libera o veículo para que ele possa conduzir água de qualidade à população.

Secom