_Primeira circulação da dupla em palcos de São Paulo e Rio de Janeiro inicia na próxima quarta (14), no Itaú Cultural (SP)_
O encontro poético e musical de Revoredo e Gabi da Pele Preta, artistas do Agreste pernambucano, será celebrado na primeira turnê da dupla dividindo palcos em São Paulo e no Rio de Janeiro, a partir da próxima quarta (14), no Itaú Cultural da capital paulista.
Serão cinco shows do projeto especial paralelo a suas carreiras solo, em importantes espaços culturais do Sudeste, quatro deles com incentivo do Plano Nacional da Aldir Blanc (PNAB) e a apresentação do Teatro do BNDES, no dia 29/05, no Rio de Janeiro, patrocinado pela própria instituição.
A turnê de “Encruzilhada Agreste” encerra no dia 6 de junho, no Sesi Caxias do Rio de Janeiro (ver programação completa abaixo). Revoredo e Gabi da Pele Preta se apresentam acompanhados pelos músicos Efraim Rocha (contrabaixo), Betinho Lima (bateria), Nino Alves (percussão), Zezinho da Sanfona (acordeon e teclado).
*Parceria antiga:*
“A turnê é como uma celebração da parceria de quase 10 anos que tenho junto com Gabi, desde que começamos a trabalhar. Já dividimos palcos em outros momentos, em outros espaços e eventos, até que fomos convidados a fazer um show juntos, um show chamado “A cor do toque”, onde a gente dividiu os nossos repertórios, há 10 anos atrás mais ou menos. Algum tempo depois Gabi precisou dar uma pausa na carreira para descansar e cuidar de si”, lembra Revoredo.
“Quando ela retomou, a energia era de revolução e veio falar comigo "Revoredo eu queria montar agora um projeto específico eu queria mudar a estética do que eu venho trabalhando que era mais voltada para o samba e para a MPB, para o repertório que fazia nas noites. Ela queria trazer a voz dela como de fato um instrumento de denúncia, um instrumento de reflexão e veio com uma proposta de montar uma banda já com uma pegada mais pesada, com guitarras, sopros e me convidou para produzir. Então, comecei a montar esse show junto com ela e a gente fez várias apresentações”, conta o artista.
“A parceria com Revoredo para mim é sempre saudosa e nunca fica corriqueira nem simplista. É carregada de muitos significados. A gente surge nos mesmos cenários em épocas diferentes e aí depois se encontra e ele sempre foi essa pessoa boa de portas abertas para receber os projetos nos quais ele acredita”, elogia Gabi.
“Dei a sorte de carregar na minha vida projetos com essa bagagem, com essa possibilidade de identificação com esse grandíssimo artista, com esse grande amigo de profunda lealdade”, diz ela. “Desde o início embrionário do sonho até os dias atuais enquanto trabalhador e trabalhadora da cultura, entendemos todas as camadas que envolvem esse tipo de ofício e os prazeres as dores todas de sair do nosso Agreste e ir para o Sudeste, levando aquilo que a gente é e julga como caro”, compartilha Gabi da Pele Preta.
*Sobre o projeto:*
"Quem nunca passou por uma encruzilhada não aprendeu a escolher os caminhos." A frase do mestre Nego Bispo ecoa como guia para este encontro desses dois expoentes da música agrestina pernambucana que entrelaçam seus caminhos, afetos e sonoridades em um espetáculo poético e visceral.
O show “Encruzilhada Agreste” nasceu da cumplicidade de uma parceria cheia de raízes construída nos palcos e estradas, mas se consolidou como projeto especial para os 30 anos do Festival de Inverno de Garanhuns, em 2022. A recepção calorosa do público impulsionou sua circulação por Petrolina, Triunfo, Recife e outras cidades do Nordeste. Agora, em 2025, a estrada os leva ainda mais longe, com turnê agendada no eixo Rio-São Paulo.
Com mais de 20 anos de carreira, os artistas trazem para o palco suas trajetórias com canções — Revoredo apresentando seu álbum e Gabi trazendo seu EP, além de canções inéditas e releituras de clássicos que foram e ainda são suas influências, e que atravessam gerações e identidades.
Juntos no mesmo palco, Revoredo e Gabi compartilham canções, afetos e trajetórias, em uma apresentação que celebra suas raízes e a força da identidade agrestina na música contemporânea. Ambos trazem suas histórias e o sotaque de suas canções autorais, inéditas e releituras de clássicos que os moldaram.
*Turnê Encruzilhada Agreste*
14/05 - São Paulo - Itaú Cultural 19h
17/05 - São Paulo - CCSP 19h
29/05 - Rio de Janeiro - Teatro do BNDES 19h
04/06 - Rio de Janeiro - Centro Carioca de Música 19h
06/06 - Rio de Janeiro - Sesi Caxias 19h
Fotos: Carlos Tenório
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.