sábado, 4 de setembro de 2021

PE notifica municípios para suspender aplicação de 264 mil doses de lotes de CoronaVac interditados pela Anvisa



A Secretaria Estadual de Saúde (SES) começou a notificar, neste sábado (4), municípios pernambucanos para que suspendam a aplicação de doses de CoronaVac que constem em lotes interditados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Medida foi adotada por precaução porque vacinas vieram de fábrica na China que não foi certificada pela agência.

Ao menos 25 lotes foram interditados pela Anvisa em todo o país e, segundo a SES, o estado recebeu dois deles: 202107101H e L202106038. Eles chegaram a Pernambuco em julho e em setembro, totalizando 264.840 unidades de CoronaVac.

A medida é cautelar e foi divulgada neste sábado. Ela proíbe não só a distribuição, mas também o uso de doses envasadas em fábrica não aprovada pelo órgão.

Em nota, o Instituto Butantan disse que "a medida da Anvisa não deve causar alarmismo" e que o próprio instituto alertou a agência por "extrema precaução" (leia a nota completa abaixo).

A orientação do Ministério da Saúde, apontou o governo estadual, é para que os municípios que receberam as doses dos lotes citados suspendam a utilização e reservem as unidades, guardando-as em temperaturas entre 2ºC e 8ºC, até que haja uma nova recomendação.

 a SES informou que ainda não havia contabilizado esse total. Quanto à orientação para pessoas que tenham tomado imunizantes desse lote, a secretaria apontou que aguardava recomendações do Ministério da Saúde.

As outras doses de CoronaVac podem ser aplicadas normalmente. Somente no dia 1º de setembro, mais de 500 mil unidades desse tipo de vacina chegaram ao estado

Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...