sábado, 5 de outubro de 2019

ESCOLHA ACONTECE NESTE DOMINGO (06/10):Veja lista de candidatos e locais de votação para a eleição de Conselheiro Tutelar em Garanhuns


As eleições unificadas para conselheiros tutelares ocorrem neste domingo (6/10) em todo o país. Aqui em Garanhuns são 20 candidatos concorrendo às cinco vagas (Há também uma suplência com cinco vagas). Os eleitos assumem o cargo em janeiro para o quadriênio 2020/2023, com a difícil missão de proteger e defender direitos das crianças e adolescentes de Garanhuns pelos próximos quatro anos. O voto é facultativo e estão aptos a votar os cidadãos brasileiros em pleno gozo dos seus direitos políticos, com domicílio eleitoral em Garanhuns. Os locais de votação são exatamente os mesmos das eleições gerais.

A campanha começou no último dia 06 de julho e se encerrou ontem, 04 de outubro. O Portal V&C conversou com Juca Viana, presidente do Comdica ( Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). Ele falou sobre a campanha, apuracão dos votos e expectativa para a votação deste domingo.

A CAMPANHA

Segundo Juca, a campanha teve um balanço positivo. Nenhuma candidatura foi impugnada, até este sábado, mas três candidatos sofreram punições por uso irregular de propaganda eleitoral. 


De acordo com o ofício encaminhado pelo Comdica, a cada um dos três candidatos, eles feriram a Resolução  25/2019 do Comdica e a 170/2014 do Conanda ao fazer propaganda irregular. Ainda de acordo com o ofício, candidatos punidos tiveram toda a propaganda suspensa e o material de publicidade recolhido. 

Um candidato infligiu  a resolução do Comdica ao colar santinhos de sua candidatura nos cartazes que tratam da divulgação de todos os candidatos ao processo de escolha e que estão expostos dentro dos ônibus da empresa Padre Cícero. Já o segundo, teria realizado uma palestra no último dia 28 de setembro na associação rural do Sítio Furnas, o que, segundo o Comdica não estaria de acordo com a resolução 025/2019. O último punido teve a propaganda suspensa por, segundo o Comdica, ter distribuído santinhos ao término dos cultos ministrados pelo próprio candidato, o que seria irregular segundo o órgão. 

SOBRE A VOTAÇÃO E A APURACÃO 
A votação comeca as 8 horas deste domingo, indo até as 17, horário em que serão fechados os portões dos locais onde estão as urnas. A apuracão ocorre na sede da AMSTT e deve começar por volta das 18 horas do domingo. O término da apuracão e proclamação do resultado deve sair na madrugada ou início da manhã da segunda, 07/10, mas o resultado oficial é publicado até o segundo dia útil após o pleito.


  1. CONDUTA DOS CANDIDATOS NO DIA DA ELEIÇÃO
Segundo o presidente do Comdica, os candidatos não podem fazer campanha no domingo, nem se oferecer para transportar eleitores ou ter uma conduta irregular que atente contra as normais eleitorais.  O órgão vai disponibilizar transporte gratuito para moradores da zona rural.  Na última eleição, em 2015, votaram sete mil eleitores em Garanhuns.  Todo o processo de eleição e apuracão será fiscalizado pelo próprio Comdica, através de sua Comissão  Especial Eleitoral, e pelo Ministério Público.

PRESIDENTE DO COMDICA FALA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO CIDADÃO DE GARANHUNS IR VOTAR NESTE DOMINGO PARA ESCOLHER OS NOVOS CONSELHEIROS TUTELARES.

"A importância dos cidadãos irem votar amanha é muito grande. Peço aos eleitores que compareçam às urnas e  exerçam sua cidadania. É importante ter em mente que estamos indo escolher aqueles que irão atender todos os direitos violados das crianças e adolescentes de Garanhuns. Dando suporte e encaminhando os casos registrados para os órgãos responsáveis como CRAS MP, entre outros", frisou Juca Viana

O QUE É NECESSÁRIO PARA VOTAR
Todas as pessoas com mais de 16 anos e que tenham título regular com inscrição na zona eleitoral da cidade de Garanhuns poderão votar neste domingo (6/10) levando o título ou documento original com foto.


O QUE É O CONSELHO TUTELAR
Criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em 1990, o Conselho Tutelar é um dos principais órgãos de democracia participativa no Brasil. Entre as atribuições está notificar o Ministério Público sobre violações de direitos de crianças e adolescentes, solicitar a troca de guarda familiar e fiscalizar as políticas públicas para pessoas com menos de 18 anos. Em cada município brasileiro existe pelo menos um conselho, composto de cinco membros eleitos.

O art. 139 do Estatuto da Criança e do Adolescente determina que “o processo para a escolha dos membros do Conselho Tutelar será estabelecido em lei municipal e realizado sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente e a fiscalização do Ministério Público”. O mandato dos conselheiros dura quatro anos e eles recebem salários definidos pelas Câmaras de Vereadores.

LISTA DOS CANDIDATOS
                                               N°

LOCAIS DE VOTAÇÃO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...