segunda-feira, 22 de julho de 2019

Diocese de Garanhuns se manifesta sobre gritos de Lula Livre na Catedral de Santo Antônio durante apresentação do FIG

Publicação de Humberto Costa dizia
 que o protesto havia ocorrido em em uma missa.
Internautas protestaram

Mais uma polêmica ocorrida no FIG reverberou de maneira nacional neste final de semana. Dizemos mais uma porque ano passado, a discussão em torno da inclusão da peça O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu na grade de programação do evento, já havia chamado, por um bom tempo, a atenção da mídia do estado e do país, o mesmo ocorrendo em 2017 com as manifestações de Fora Temer. 

No último sábado, 20 de julho, durante a apresentação do musicista pernambucano Antônio Nóbrega, dentro da programação do 29º Festival de Inverno de Garanhuns, uma manifestação pró-Lula estimulada por Nóbrega, culminou com o já conhecido Lula Livre. O vídeo viralizou, entretanto, como tudo ocorreu dentro da Catedral de Santo Antônio, que é cedida todos os anos pela diocese à Secretaria de Cultura do Estado para as apresentações de música erudita do FIG, grande parte dos internautas, sobretudo os de fora de Garanhuns,  estão compartilhando o momento como se tivesse acontecido em uma missa. 

O próprio senador Humberto Costa, baluarte petista, ajudou a propagar o mal entendido. "Missa Linda", escreveu Humberto em seu twitter. Uma avalanche de pessoas questionaram o senador afirmando tratar-se de uma apresentação no Festival de Inverno de Garanhuns e não de uma missa, mas a mensagem ainda não foi retirada nem retificada pelo político pernambucano. 

A página oficial de Lula no Facebook também publicou o vídeo, mas com a informação correta, sem fazer menção a manifestações religiosas. Além de pedir a soltura de Lula, Antônio Nóbrega também cantou uma música de improviso com críticas ao presidente Jair Bolsonaro, o que teria dado início aos gritos de Lula Livre da plateia.

Nesta segunda, com o objetivo de por fim a polêmica, o bispo de Garanhuns, Dom Paulo Jackson, publicou nota com a posição da Diocese de Garanhuns sobre o caso. Dom Paulo ressaltou que a Catedral é cedida ao Governo de Pernambuco durante o festival e que o pároco da Igreja de Santo Antônio não teve qualquer participação no protesto. CONFIRA  A ÍNTEGRA DA NOTA, ABAIXO


CONFIRA O VÍDEO COM A MANIFESTAÇÃO OCORRIDA NO ÚLTIMO SÁBADO DURANTE A APRESENTAÇÃO DE ANTÔNIO NÓBREGA NA CATEDRAL DE SANTO ANTÔNIO, EM GARANHUNS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...