domingo, 22 de fevereiro de 2015

Pacientes reclamam de demora no atendimento na emergência do Hospital Regional Dom Moura em Garanhuns

Pacientes com classificação de risco da cor verde
 esperam atendimento em sala do Hospital Dom Moura

A implantação de uma nova rotina de atendimento na emergência de adultos no Hospital Regional Dom Moura em Garanhuns, que se baseia na entrega de pulseiras coloridas distribuídas aos pacientes de acordo com a classificação de risco e da gravidade de cada caso, parece não ter diminuído o grau de insatisfação daqueles que adoecem e procuram o maior hospital da cidade em busca de alívio para suas enfermidades.  As reclamações ainda são constantes. Em uma delas, enviada ao V&C Garanhuns via e-mail, uma senhora que procurou a emergência do Dom Moura na noite deste sábado (21/02), se queixa que, após esperar por cerca de uma hora e meia, foi embora sem ser atendida por um médico.

"Minha mãe estava sentindo muita tontura e com uma estranha sonolência. Ela é hipertensa e a pressão estava alterada. Recebi uma pulseira de cor verde, mas o tempo passou e não conseguimos ser atendidas", explicou Elizângela Lima, filha da paciente. Ainda segundo ela, outras pessoas que chegaram antes perderam a paciência com a longa espera e também foram embora sem atendimento. " Nos levaram para uma sala interna de triagem, ninguém que estava lá foi atendido. Procuramos uma explicação e os atendentes disseram que o médico plantonista era um profissional de nome Washington, mas durante o tempo que permanecemos lá não o vimos na emergência", disse Elizângela.

Após deixar a emergência do Dom Moura sem conseguir atendimento, Elizângela foi obrigada a levar sua mãe, dona Quitéria de Barros Lima, para um médico particular no Hospital Perpétuo Socorro onde finalmente foi atendida, não sem antes desembolsar 250 reais pela consulta.  "O doutor cobrou 300 reais, mas eu pechinchei e ele acabou fazendo um desconto" desabafou a jovem.

Ficha de atendimento de Dona Quitéria


NOVO SISTEMA DE ATENDIMENTO
O atendimento baseado na triagem através das cores vermelha, amarela, verde e azul foi implantado no início de fevereiro no Dom Moura. Funciona inicialmente com uma avaliação que é feita de imediato por técnicos, enfermeiros e assistentes sociais. Conforme a gravidade do caso, o paciente recebe uma pulseira com uma das cores descritas acima. Os pacientes acolhidos classificados com a cor vermelha são aqueles considerados em situação mais grave e ganham prioridade sobre os demais. Já os pacientes com pulseiras amarelas tem preferência sobre os de cor verde e estes sobre os azuis. Os médicos continuam atendendo por ordem de chegada, mas agora, conforme as cores.

Novo sistema de atendimento na emergência adulto do Dom Moura
é baseado em cores de acordo com a classificação de risco



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...