sexta-feira, 13 de junho de 2014

De helicóptero, paciente em estado grave é transferido do Recife para UTI em Garanhuns

Na foto, paciente sendo removido em helicóptero da PRF do Recife para Garanhuns

Uma remoção aérea pouco comum de um paciente em estado grave aconteceu na tarde desta sexta-feira, (13), de um hospital do Recife para a UTI do Hospital Perpétuo Socorro em Garanhuns. O termo  "pouco comum" é apropriado por dois motivos. Primeiro, a maioria das remoções de pacientes se dão via ambulância, nas complicadas estradas do estado. Segundo, o que se vê geralmente, são pacientes sendo encaminhados do interior para a capital e não ao contrário.

Hoje, por volta das 14h47min, um paciente de 45 anos, com encefalopatia, foi transferido de Recife para Garanhuns no helicóptero da PRF em uma operação que envolveu, além dos policiais rodoviários federais, uma equipe do SAMU de Garanhuns. O paciente estava no Hospital Pelópidas Silveira e seu estado é vegetativo.

Apesar de raras, as remoções de pacientes em estado grave, da capital para o interior, obedecem a um complexo sistema. Os leitos de UTI são monitorados por uma central de regulação que, verificando a disponibilidade de vagas em qualquer hospital do Recife ou do interior podem autorizar as remoções.

 A situação preocupa o cirurgião e gastroenterologista  Paulo Maciel que é médico regulador do Samu. Em uma rede social ele comentou a remoção atípica. "A situação caótica da saúde em Pernambuco começa a fazer fluxo inverso. Paciente é removido do Recife para UTI em Garanhuns. Esse é um fato que me preocupa há meses. Com a inauguração do hospital Mestre Vitalino, com certeza ,começarão a vir pacientes do Recife para Caruaru'',  disse o profissional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...