quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Presidente da AMTT busca recursos para Garanhuns em Brasília


A presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT), Ana Rossini, fez uma visita técnica ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), no Ministério das Cidades, ontem (7), em busca de ações integradas do órgão federal com a Prefeitura de Garanhuns. Ana Rossini foi recebida pela assessora técnica Rita de Cássia Cunha e pelo coordenador de planejamento, Aridney Barcellos.

O saldo da viagem foi positivo. Ficou acertada a vinda de técnicos do Denatran para Garanhuns, em data a ser definida, para elaborarem um diagnóstico da atual realidade local e, em seguida, o plano estratégico de modernização e reestruturação da política de trânsito e transporte de Garanhuns. A proposta da AMTT é a de criar um plano de políticas públicas de educação, fluidez e fiscalização para o trânsito.

O plano será elaborado de forma integrada com a Associação Nacional de Transporte Público, Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, Denatran, Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran), Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI), Secretaria Municipal de Planejamento e AMTT. Serão elaborados ainda projetos executivos para mobilizar a captação de recursos e execução de interferências com recursos próprios.

Ainda em sua agenda de compromissos, Ana Rossini também conversou com o representante do Comitê Nacional de Assuntos Financeiros. “Conversamos sobre a gestão e a dificuldade dos órgãos estaduais em repassar os recursos de multas interestaduais aplicadas. Solicitei ao Denatran o levantamento dos recursos que estão retidos e que não eram repassados para o município pela ausência de um instrumento legal que permitisse em relação à gestão de recursos de multas”, conta.

Segundo Aridney Barcellos, também membro do Comitê Financeiro, isto se deve por que os estados não observam e não costumam incluir cláusulas nos convênios que propiciem o repasse destes recursos para os municípios. Na próxima semana, a AMTT fará uma visita ao setor de convênios do Detran para que juntos possam reformular o convênio firmado entre os órgãos para que estes recursos cheguem a Garanhuns com rapidez.

A realização de workshops de planejamento, no município, é mais uma conquista, e deverão acontecer em breve. “Continuaremos com esse trabalho mais didático, de educação para o trânsito, também. Estamos dependendo, apenas, das agendas do diretor de operações do Denatran e demais autoridades e técnicos convidados para divulgarmos tudo”, adianta Ana Rossini.

Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...