terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Antiga estação ferroviária de Garanhuns aguarda homologação de tombamento pelo governador Eduardo Campos


Está no aguardo da homologação do governador Eduardo Campos o processo de tombamento da antiga estação ferroviária de Garanhuns como patrimônio histórico de Pernambuco. O relatório, produzido no Conselho Estadual de Cultura por Marcus Prado, como conselheiro e relator do processo, foi aprovado por unanimidade na fase preliminar de argumentações.

Considerando a grande importância histórica e arquitetônica do edifício da antiga Estação Ferroviária de Garanhuns, marco do período de prosperidade quando funcionou como ponto de partida e de chegada de passageiros, e do escoamento da produção agrícola da região, e que hoje abriga o Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante, a Fundarpe se posicionou favorável ao Tombamento pelo Estado nas formas da legislação vigente. O polígono de tombamento deverá englobar as praças da Bandeira, Tiradentes, Dom Moura e esplanada Guadalajara.

O material é partilhado em três DVDs, com cerca de 1.600 fotos de belas e famosas estações de trens do mundo, incluindo, aí, a estação de Gara­nhuns. Também depoimen­tos de figuras ilustres sobre episó­dios marcantes da vida de ca­­da um, numa viagem de trem.

Fontes: Folha Pe e Fundarpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...