quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Brasil comemora os 100 anos de Luiz Gonzaga


Há exatamente um ano, o Brasil dava início às comemorações do centenário de Luiz Gonzaga. Foram 365 dias de celebrações em todo o País, sobretudo no Nordeste, que lembraram a vida e a obra de um dos principais artistas do século 20, com shows, exposições, peças, palestras e filmes. Nesta quinta (13), na data dos seus 100 anos de nascimento, dezenas de artistas fazem festa em Pernambuco, da capital até Exu, cidade natal do Rei do Baião.

A festa de aniversário de Gonzagão começa, no Recife, com a Alvorada Gonzaguiana, às 6h, na Praça do Arsenal da Marinha, no Bairro do Recife. Haverá salva de tiros de bacamartes, seguido de apresentações de quadrilhas juninas, aboiadores, bandas de pífano e grupos de xaxado. No Bongi, no Espaço Cultural Alberto da Cunha Melo, acontece a concentração da caminhada Sanfona do Povo. De lá, cerca de 50 sanfoneiros partem em direção à Praça da República tocando músicas de Gonzaga. Às 9h30, a caminhada segue para o Marco Zero e depois à Torre Malakoff, onde se revezam em curtas apresentações até às 17h.

Um palco armado na Praça do Arsenal recebe shows de artistas locais e nacionais até domingo. As apresentações gratuitas começam às 20h e trazem nomes como Fagner e Alceu Valença, hoje; Azulão, Rogério Rangel, Santanna e Assisão, amanhã; e Petrúcio Amorim, Silvério Pessoa e Anastácia, no domingo.

No Pátio de São Pedro, às 20h, outros artistas fazem o Parabéns Pra Gonzagão. E além de shows, o Governo do Estado preparou uma programação paralela que ocupa os equipamentos públicos na capital. Exposições, mesas e debates movimentam esses espaços, abordando o universo do cancioneiro gonzaguiano.

JC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...