terça-feira, 24 de julho de 2012

MINC faz um balanço das ações em Garanhuns

A Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura (RRNE / MinC) concluiu sua participação na 22ª ediçao do Festival de Inverno de Garanhuns com a presença de oficinas e palestras direcionadas a gestores e sociedade civil. Entre os destaques, estão as ações do Sistema Nacional de Cultura, apresentadas pelo Secretário de Articulação Institucional João Roberto Peixe, além de um painel sobre o Plano Nacional do Livro e da Leitura, ministrada pelo assessor da Regional Roberto Azoubel.

O Chefe da Representação Regional, Fábio Henrique Lima, representou o MinC em diversos setores do evento, apresentando ao público as atribuições do Ministério, e esclarecendo dúvidas sobre editais e projetos em andamento, como afirmou: “O contato direto com artistas, expositores e o público final serviu para aproximar as pessoas do nosso trabalho, mostrando o que está sendo feito no nordeste e no resto do país. Queremos deixar bem claro que a população que aprecia e faz cultura tem as portas da Representação Nordeste completamente abertas”.

A Coordenadora de Formação para as Competências Criativas do Minc, Selma Santiago, participou de um bate-papo sobre iniciativas inovadoras no âmbito urbano e polos sutentáveis, no Ambiente Criativo da Fundarpe. Consultora da Unesco, Santiago é autora de uma pesquisa realizada em todo o país, para identificar possíveis cidades de referência e seus potenciais de execução de ações voltadas para a economia criativa. O colóquio também contou com a participação do diretor de equipamentos da Fundarpe, Célio Pontes, da gerente de produtos e serviços do ambiente de gestão da cultura do Banco do Nordeste Viviane Queiroz, das professora da UFPE Isabela Morais e Verônica Ribeiro, da Secretaria de Desenvolvimento de Pernambuco.

No sábado (21), A palestra sobre o SNC atraiu produtores, agentes culturais e estudantes ao auditório do Hotel Tavares Correia. O evento contou com o Secretário de Articulação Institucional João Roberto Peixe, que alertou para a necessidade de uma maior mobilização entre gestores públicos e sociedade civil na defesa dos interesses dos setores culturais regionais. “Até o ano passado, o nordeste liderava o maior número de municípios integrados ao Sistema Nacional de Cultura. Na última atualização, o centro-oeste conta com 100% dos municípios aderidos. Desses, 26% já estão aptos a receber os recursos do Fundo Nacional de Cultura”, afirmou. O Secretário reafirmou a urgência de uma maior disseminação de informação entre os agentes ativos da cadeia cultural. “Afinal de contas, é por vocês que estamos aqui. Não há política de fato, se não houver participação popular”, concluiu.

Texto: Juliano Mendes da Hora – Ascom MinC / RRNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...