sábado, 2 de junho de 2012

800 jovens receberam certificado do Projovem Urbano em Garanhuns neste sábado

Cerca de 800 jovens que estavam longe das salas de aulas em 2010 estão prontos para retomar a vida, agora com novas perspectivas de futuro. Eles lotaram o auditório do Fórum de Justiça do Trabalho de Garanhuns, na manhã deste sábado (2), e receberam das mãos do secretário de Educação, Anderson Gomes, o certificado de conclusão do curso do Projovem Urbano.

O certificado corresponde ao ensino fundamental. “Agora estão aptos a ingressar no ensino médio”, explica Genílson Cordeiro, coordenador estadual do Projovem. Esta é a primeira certificação dessa edição do Projovem – cujas aulas tiveram início em 2010 e foram concluídas neste ano. As formaturas acontecem por polos e devem reunir, no total, em torno de 3,5 mil estudantes em todo o estado de Pernambuco.

Genílson explica que a principal função do programa é reinserir o estudante que teve seu percurso escolar interrompido. “Estamos garantindo o direito ao jovem, a maioria em situação de vulnerabilidade, de retornar para a escolar”, afirma Genílson.

A faixa etária dominante entre os estudantes do Projovem é de 18 a 24 anos, sendo mulheres 62% dos matriculados. Desde 2009, o programa recebeu investimentos da ordem de R$ 36 milhões. Até 2013 estão previstos mais R$ 16 milhões.

“Já estamos conseguindo com que muitos desses jovens sejam absorvidos pelo mercado de trabalho. Para a maioria deles, é a primeira oportunidade de emprego formal.”, garante Genílson.

O estudante José Nilton Dantas, do município de Iati, a 50 quilômetros de Garanhuns, é um dos que recebeu o certificado do Projovem. Aos 29 anos, após mais de uma década fora da escola, ele aponta a inserção social como um dos principais ganhos após dois anos de curso no programa. Aluno do Travessia, ensino médio, ele já sabe que profissão quer seguir. “Comunicação. Gosto muito do contato com as pessoas, de falar, interagir”, revela.

As próximas certificações devem acontecer nas Gerências Regionais de Educação do Sertão do Pajeú, em Afogados da Ingazeira, e da Mata Sul, em Palmares, ainda sem data definida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...