sábado, 29 de maio de 2021

SAÚDE QUASE PASSOU POR UM COLAPSO: Prefeitura de Lajedo divulga nota sobre crise de oxigênio ocorrida no município na última quinta, 27 de maio

 


A Secretaria Municipal de Saúde de Lajedo esclarece que na última quinta-feira, 27 de maio de 2021, a rede pública de saúde quase passou por um colapso no suprimento de oxigênio para a estabilização de pacientes internados em nossas dependências.

Ao todo, a rede pública de saúde possui 35 leitos (15 leitos regulados no Hospital Público e 20 leitos no Hospital de Campanha da Covid). No dia 27, Lajedo estava com 70% dos leitos ocupados e o aumento abrupto de pacientes com Covid-19 necessitando oxigênio provocou a medida preventiva extrema de transferir 14 pacientes para evitar que o suprimento médico do gás medicinal não fosse o suficiente para a demanda. Nossos fornecedores conseguiram apenas entregar, durante toda a quinta-feira, 18 cilindros, mesmo trabalhando com o máximo de sua capacidade de produção.

Da mesma forma que Lajedo sempre se pautou por auxiliar a rede pública regional, quando necessário no acolhimento de pacientes de cidades vizinhas, e até de estabelecimentos médicos da cidade com o empréstimo de suprimentos, Lajedo agradece pelos 10 cilindros recebidos dos municípios vizinhos (Jucati, Paranatama, Altinho e Garanhuns). Lajedo também agradece aos municípios da região que se dispuseram em receber nossos pacientes transferidos: Caruaru, São Bento do Una, Agrestina, Cachoeirinha e Belo Jardim), no dia 27.

Até a manhã de hoje, sábado, 29 de maio, temos 7 pacientes internos no Hospital de Campanha, além dos internos nos leitos do Hospital de Emergência.

Informamos ainda, que na noite desta sexta-feira, a Direção do Hospital Maria da Penha comunicou que a partir deste 28/05/2021 estarão restringindo os atendimentos ambulatoriais deste hospital, sendo destinado apenas atendimentos de urgência e emergência, pacientes com síndrome gripal, covid positivo e emergências clínicas ou acidentes.  Essa medida está sendo aplicada devido ao limite da capacidade instalada para internos nesta unidade ter atingido mais de 70% nos últimos dias devido à Covid-19 em nosso município.

Tendo em vista a falta de oxigênio em nossa região, enfatizamos que a demanda está acima do limite de oxigênio que recebemos diariamente. Informamos ainda que esta restrição será temporária e que tais medidas consideram o momento no qual todo o Agreste de Pernambuco se encontra, com dificuldades no que se refere ao abastecimento de oxigênio nos municípios.

A Prefeitura de Lajedo reforça que está trabalhando incansavelmente para minimizar os impactos dessa triste pandemia que todos estamos passando. As fiscalizações com a força-tarefa de enfrentamento à Covid-19 estão sendo mais rígidas, inclusive contando no dia de ontem (sexta) com o apoio do PROCON, onde vários estabelecimentos foram autuados, alguns multados e interditados. A força-tarefa é uma iniciativa da Prefeitura Municipal que uniu a Vigilância Sanitária, a Guarda Patrimonial e o apoio da Polícia Militar para fazer cumprir o Decreto Estadual e Municipal.

Por fim, novamente, a gestão municipal reforça que continua conscientizando a população para que todos façam sua parte. Usar máscara quando sair de casa, praticar o distanciamento social e higienizar bem as mãos é mais que um dever de cidadania, hoje é um ato de respeito e de amor para com as pessoas que convivemos.

 

Lajedo, 28 de maio de 2021

Secretaria Municipal de Saúde

Prefeitura de Lajedo

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...