quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

OS PRIMEIRO 40 DIAS DE SIVALDO: Em entrevista prefeito de Garanhuns fala da situação na qual encontrou o município; confira os principais gargalos apontados pela atual gestão



O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, (PSB), concedeu uma entrevista coletiva nesta quinta, 10 de fevereiro, para fazer um balanço dos seus 40 dias à frente da atual e nova gestão municipal. O ato ocorreu no Palácio Celso Galvão. O objetivo foi falar dos investimentos e mudanças que serão feitos no município, mas a pauta foi dominada pela situação em que a nova gestão teria encontrado a prefeitura.  


PRINCIPAIS GARGALOS

EDUCAÇÃO: 

Na coletiva, as informações repassadas pela secretária de Educação wilza Vitorino são de que as escolas municipais foram encontradas pela nova gestão em péssimas condições. De acordo com a gestora, 87% das escolas estão em péssimas condições estruturais. Ainda segundo ela, o índice de reprovação no ano de 2019 foi de 17%.

Já em 2020, ano pandêmico, segundo o governo municipal, 41% dos estudantes não foram alcançados com a merenda escolar. Foi falado também sobre o novo Colégio Padre Agobar Valença, o municipal. A obra, segundo a atual gestão, está paralisada. Parte da laje do pavimento do primeiro andar estaria condenada precisando ser refeita.  A estrutura foi projetada para 20 salas, mas segundo a atual gestão, terá apenas terá 12 salas e não irá comportar o quantitativo de alunos previsto.

SAÚDE:

Já na área de saúde, a secretária Catarina Tenório destacou algumas situações, segundo ela, gritantes como o estoque zerado de medicamentos nos postos de saúde. A gestora ainda revelou que a Gestão Izaías Régis pagou um aluguel de um imóvel durante sete meses com condições inadequadas fechado e sem funcionamento. O custo mensal desta despesa seria de 3 mil reais. 

Sobre o Samu de Garanhuns, mais problemas: No local foram encontrados, segundo a secretária de Saúde, uma quantidade significativa de insumos vencidos desde 2019, alguns de 2017. Foi levantado também quantidade de oxigênio insuficiente na Unidade Covid da Prefeitura.  Caso a unidade precise aumentar o número de atendimentos faltaria o precioso insumo. Foi revelado também que a gestão anterior pagava um aluguel de um Caps infantil que nunca teria funcionado.

OBRAS INACABADAS

Foi revelado pelo Secretário de Planejamento Gestão e Desenvolvimento Econômico, Alexandre Marinho, que 21 obras inacabadas foram deixadas pela antiga gestão municipal.


SLIDES MOSTRADOS NA COLETIVA













ABAIXO, UM RELEASE DA PREFEITURA SOBRE A COLETIVA


Na manhã desta quarta-feira (10), o prefeito Sivaldo Albino recebeu em seu gabinete, 10 veículos de comunicação da imprensa local, entre rádios, jornais, revista e blogs que fizeram credenciamento previamente. Durante o momento, foi apresentado o balanço dos 40 dias de sua gestão à frente do Governo de Garanhuns. A coletiva contou com número limitado de participantes, para evitar aglomerações, em virtude da pandemia da Covid-19.

No início foram apresentados pelo prefeito e secretários, os dados concretos da real situação que o município se encontra, devido à péssima situação em que foi deixado pela gestão anterior. Dentre as maiores irregularidades encontradas, estão as obras inacabadas em diversos segmentos, como creches, escolas, unidades de saúde, farmácias do município, os quais receberam inclusive, verba em sua totalidade. 

Em contrapartida, a nova gestão apresentou uma relação de ações e obras que serão iniciadas ainda nesse ano: Campo do parque; Campo de São Pedro; Praça da Vila do Quartel; Academias da Saúde; Cooper; Recreação; Lazer; Reformas de escolas e PSFs, UBS Cohab I; Calçada da Vila Militar; Giradouro da Cohab II; Quadra; Academia; Iluminação; CAPS Cohab II; Coberta da quadra e da academia do parque; Pavimentação ruas indiano; Centro Administrativo; Praça no Centro Administrativo; Museu de Garanhuns; Entrada de Garanhuns pelo Magano, dentre outras.

Até o momento, foram contabilizados débitos da gestão passada em torno de 40 milhões de reais, e um montante desse valor que deve ser devolvido em função da não realização das obras descritas acima. _“Entendemos que é preciso fazer mais com menos, e muito com pouco. Hoje enxugamos a máquina pública e conseguimos nesses 40 dias de governo, 15 milhões de reais a serem destinados para investimentos para nossa amada Garanhuns”, conta Sivaldo. 

De acordo com o prefeito, sua boa relação com vários parlamentares federais é que tem garantido uma quantia de recursos expressiva no OGU/2021, mas destacou as contribuições dos deputados Fernando Rodolfo e Felipe Carreras, já que ambos conseguiram destinar, cada um cerca de 7 milhões de reais para o município. Felipe Carreras consignando verbas via ministério do turismo e Fernando Rodolfo com recursos em vários órgãos federais, a exemplo da Codevasf, Ministério da Saúde, Ministério do Turismo e Ministério da Cidadania.

Quanto a órgãos do município, IPSG e AMSTT também devem passar por auditoria, tendo em vista terem sido encontrados inúmeros débitos e irregularidades. A nova gestão vem trabalhando diuturnamente para colocar a máquina pública nos trilhos e fazer de fato um novo tempo para todos. 

Fotos: Thomas Ravelly
Texto: Mayara Carrilho


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...