terça-feira, 19 de janeiro de 2021

O FURA FILA: Fotógrafo da prefeitura, que não está no grupo prioritário, recebe suposta vacina contra a Covid-19 em Jupi e gera revolta entre a população

 


Um fotógrafo da Prefeitura de Jupi Roubou a cena hoje durante o primeiro dia de vacinação contra a Covid-19 naquele município do Agreste Meridional. Segundo informações do AB TV, o homem divulgou um vídeo nas redes sociais dele, onde aparece tomando uma suposta dose da vacina contra a Covid.    Ele ainda postou a foto com um cartãozinho de imunização que é dado pelo Governo do Estado aos que já foram imunizados. O problema é que o rapaz não está na lista de pessoas que tomarão o imunizante nesta primeira fase.  Como é sabido e amplamente divulgado pelos canais de comunicação, a primeira fase de vacinação é destinada sobretudo aos profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à doença  e também aos idosos acima de 75 anos e os que vivem em instituições permanentes como asilos.  



Procurado pela equipe da TV Asa Branca, o jovem disse que tudo não tinha passado de uma brincadeira, mas quando a tv perguntou que vacina era aquela que ele havia tomado, não obteve resposta.  Ainda segundo a TV Asa Branca, a Prefeitura de Jupi foi procurada para prestar esclarecimentos, mas, até o término da edição de hoje, não havia se pronunciado.

Na internet, o vídeo viralizou e foi tratado com revolta por alguns e com bom humor por outros. "Em Jupi criaram um novo grupo prioritário: o fotógrafo da prefeitura", dizia uma frase que se espalhou no WhatsApp junto com o vídeo do fotógrafo. 

 O problema é mais sério do que se imagina se formos pensar que nesse momento muitos idosos, abaixo de 75 anos, e que possuem uma infinidade de comorbidades, pelo calendário do Ministério da Saúde, terão que esperar até o dia 15 de fevereiro para tomarem a 1ª dose da vacina que vai garantir que muitos deixem de morrer por conta da doença. 



O portal está à disposição da Prefeitura de Jupi para os devidos esclarecimentos. 


A SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE EMITIU NOTA

NOTA

Sobre o caso de um fotógrafo sendo vacinado, fora do grupo prioritário na cidade de Jupi, no Agreste Meridional de Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informa que vai solicitar apoio ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e à Secretaria de Defesa Social para que o caso seja investigado e, se confirmada a imunização fora do grupo prioritário, com desvio de finalidade, os responsáveis sejam punidos.

A SES-PE lembra que pactuou com os municípios pernambucanos, na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), o público prioritário da vacinação contra a Covid-19 neste primeiro momento da campanha, de acordo com o plano nacional de vacinação. Neste primeiro momento, devem ser imunizados contra a Covid-19 trabalhadores de saúde da linha de frente do enfrentamento ao novo coronavírus, além dos vacinadores, idosos em instituições de longa permanência, pessoas com deficiência institucionalizadas e indígenas aldeados. Todos já receberam a primeira e a segunda dose para realizar suas ações nessa primeira fase. 

No caso de Jupi, foram encaminhadas 136 unidades da vacina para as duas doses de 68 profissionais de saúde que atuam nos serviços da cidade.  Esse quantitativo de profissionais representa cerca de 1/3 dos trabalhadores de saúde do município. Os outros profissionais serão contemplados assim que houver mais entregas pelo Ministério da Saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...