terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Casa onde morou Bacalhau, em Garanhuns, pode perder as cores do Santa Cruz e a temática que a fez conhecida em todo país



Casa onde viveu Bacalhau ( ainda) é pintada nas cores do Santa Cruz


Marivaldo, aquele torcedor devotado que recentemente ganhou o prêmio da Fifa como maior torcedor do mundo por percorrer 60 Km de Pombos a Recife para assistir jogos do Sport, "inegavelmente", ama seu time de coração e mereceu muito a justa homenagem em escala planetária. Mas nos perdoe os rubro-negros. Nem Marivaldo, nem qualquer outro torcedor do país fez por um clube o que o saudoso Bacalhau fez pelo Santa Cruz. 
JUSTA HOMENAGEM: Marivaldo, torcedor do Sport, ganhou prêmio da Fifa por caminhar de Pombos até o Recife para ver seu time jogar

 Se Marivaldo viajou 60 Km a pé até a Ilha do Retiro, Bacalhau, que faleceu em 2018, foi de bicicleta de Garanhuns a Salvador só para ver um jogo do Santa contra o Bahia. A paixão era visível a olho nu. Em seu corpo, até os dentes, as unhas e os cabelos tinham as cores do clube pernambucano.  Mas, talvez a maior prova do amor de Bacalhau pelo tricolor era sua própria casa, em Garanhuns. Foi ela que ele transformou ao longo dos anos em um verdadeiro santuário coral. O teto, o banheiro, vaso sanitário, paredes, portas, tudo foi caracterizado para exaltar a grandeza do time e o fascínio e devoção que Jairo Mariano da Silva, (seu nome de batismo), tinha pelo Santa Cruz. Porém essa memória viva do legado do torcedor mais fanático do Brasil pode perder a identidade.  É que familiares do ídolo coral vão repintar a residência com cores neutras, cobrindo toda temática atual que homenageia o clube. Os trabalhos já começaram, e o quintal, antes todo ornado com as cores vermelha, preta e branca, ganhou um salmão fosco (ver foto abaixo).  A Cobra coral, símbolo do tricolor, já foi coberta com a nova pintura e a previsão da família de Bacalhau é pintar toda a casa, inclusive a frente, até o final de semana. 
Trabalho de repintura já começou na casa onde viveu Bacalhau, em Garanhuns.  Quintal agora tem cor neutra 
Repintura em cor neutra na área de serviço, na casa onde Bacalhau morou e adorou seu clube

O portal V&C visitou a casa de Bacalhau na manhã desta terça, 29. O imóvel está condições normais. O que está em condições precárias, de fato, é a pintura tematizada. As cores estão velhas, desbotadas pela ação do tempo e as portas precisam de reparos. Jadson, filho do ídolo tricolor, negou que a família tivesse pedindo ajuda ao Santa Cruz e à Prefeitura de Garanhuns para manter a identidade e a caracterização atual da famosa residência, mas não descartou nenhuma ajuda por parte do clube ou do Governo Municipal no sentido de preservar o legado do pai. Não se trata de assistencialismo, mas de ajudar a preservar e conservar algo que já faz parte da cultura popular de Garanhuns e da própria história do Santa Cruz. Mesmo com a longa conversa com os familiares, saímos de lá sem saber realmente qual o real desejo deles quanto à pintura. São pessoas boas, que amam Bacalhau, mas que talvez precisem de mais do que promessas. 


Jairo Mariano da Silva, o nosso eterno Bacalhau

O novo prefeito é desportista e sabe o que Bacalhau representou e representa para a cidade. Não custa nada um de seus assessores procurar a família e buscar um diálogo para tentar preservar a história do homem que deu a vida e o sangue pelo seu clube de coração, levando o nome de Garanhuns para muito além das Sete Colinas.  O mesmo vale para o Santa Cruz.   



As fotos acima mostram que
 o imóvel precisa de uma nova pintura



Interior do imóvel mostra o amor fiel 
de Bacalhau por seu time de coração

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...