quarta-feira, 22 de julho de 2020

Prefeitura se pronuncia sobre exclusão de Garanhuns do Mapa do Turismo do Brasil e diz que ficar fora da lista não afeta turismo no município


A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Turismo, vem a público se pronunciar a respeito da reinserção do município no Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. Entendendo a importância de manter a cidade vinculada à lista nacional, a Secretaria tomou todas as providências necessárias para a reinserção e atendeu aos critérios exigidos pelo Ministério do Turismo, dentro do novo prazo que foi estabelecido. As medidas foram articuladas durante o mês de setembro e, a partir da resolução de todas as solicitações, ficou a critério do órgão emissor da lista a reintegração da cidade ao mapa. 

A Prefeitura afirma ainda que a participação no mapa não afeta diretamente na execução de eventos turísticos da cidade, pois as festividades locais são realizadas com recursos do município, a exemplo da Magia do Natal 2019, que apenas no setor de hotelaria, faturou mais de R$2.500.000,00, de acordo com números da Secretaria de Finanças, e trouxe milhares de pessoas a Garanhuns durante o período natalino. Por fim, o Governo Municipal reitera o seu compromisso com a vocação turística de Garanhuns, que nos últimos anos teve um grande incremento e divulgação nacional do município, atraindo turistas de todas as partes do país para conhecer e se encantar com a nossa cidade, gerando movimentação econômica importante. 

Assessoria de Comunicação Social e Imprensa — ACSI


DO PORTAL V&C 
Com relação à nota da prefeitura, é bom lembrar, como ressaltado nas duas publicações que o portal fez sobre o assunto, que a importância de se estar no mapa federal do turismo não se restringe apenas a atrair turistas para os eventos já existentes, como citado no esclarecimento da Secretaria de Turismo. Ficar fora do radar federal do turismo implica em muitas outras perdas como viabilização de obras de infraestrutura turística, por exemplo. O pórtico de entrada da cidade pela BR-423 e PE 177, foi viabilizado através de recursos federais, bem como saneamento e sinalização turística de ruas, entre outras benfeitorias que fortalecem a estrutura municipal preparando-a para receber melhor os turistas. 

Tendo a Secretaria de Turismo tomado todas as providências para a reinserção de Garanhuns no Mapa, e isso não tendo ocorrido, houve, no mínimo, uma falta de acompanhamento do processo para corrigir um erro que começou lá atrás quando o município não cumpriu as exigências do Ministério do Turismo dentro do prazo legal, como, por exemplo, a criação do Conselho de Turismo. O ESTRAGO ESTÁ FEITO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...